COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

13/10, 08h39 | Arquibancada | Sergio Brandão

De olho nas eleições

Daqui pra frente nos dividimos entre eleição e futebol. A vida política e o time no Brasileirão.

Pra não perder o hábito, obedecendo o padrão Coxa, os dois temas acabam em polêmica. Igualmente irritantes, e muito parelhos se a gente considerar o nível de ambos.

Quanto ao futebol não é preciso perder muito tempo discutindo. Até porque não há discussão, há uma unanimidade. Um consenso nunca antes visto entre a torcida Coxa.

Na política, uma outra unanimidade: a contagem regressiva para a saída de Samir Namur e seus colegas. Mas, mais uma vez, o clube se divide em três chapas e isso novamente coloca em risco o futuro do clube.

Com pouco mais de cem votos, Samir se garante. Mais que isso vai precisar de um trabalho muito grande de bastidores, que acredito não alcance. Ele e seu conselho eleito estão sozinhos. A tendência é que a briga fique entre as chapas de Vialle e Follador. Mas isso também pode ser um tiro no pé, dependendo do envolvimento e participação dos sócios no processo eleitoral, a divisão pode favorecer Samir.

A princípio, a tentativa de reeleição de Samir não passa de mais um rompante de arrogância do atual presidente. Julgo muito pretensiosa a sua tentativa de reeleição.

De alguma forma acho possível o que para nós é apenas vaidade. Mas é bom ficar de olho e cuidar bem disso para não sersurpeendido com o único resultado que ninguém quer.

A lógica diz que a disputa fica mesmo entre Vialle e Follador, por enquanto com boa vantagem para Follador.

Vialle aparece nas redes sociais lançando seu G 5, com uma novidade: uma mulher compondo o grupo. Uma jogada política para se oferecer como opção diferente. Apenas isso.

Não conheço Mariana Líbano, aliás, ex-colunista aqui do site, que aparece como umas das forças de Vialle na chapa. Espeto e Jango são velhos conhecidos. Espeto com grande rodagem pela política do clube, tendo deixado marca como articulador e “ apagador de incêndio”. Conheço bem a dedicação de Jango e Espeto, mas desconheço o quinto integrante, Luciano Plugge.

Os primeiros movimentos garantem apenas um clube dividido, como há anos, e quem assumir terá oposição forte e muito trabalho pela frente. Trabalho não é novidade e não me preocupa. O difícil vai ser administrar um clube ainda dividido, sem que o presidente eleito tenha apoio e força, seja lá quem for o escolhido.

O pior cenário será o clube de volta nas mãos de Samir, o que será guerra declarada com combates intermináveis, tanto com o conselho como com a torcida.

Vialle vende a imagem da experiência, Follador o homem que colocará as finanças do clube em dia.

Como na política tradicional a campanha das promessas começou.

Não se iludam: o Coritiba vai precisar de uns bons anos pra sair da lama e se aproximar do que um dia já foi.

Qualquer promessa de time vencedor, de reviver tempos de glória, é promessa vazia, tamanho o estrago que as administrações recentes causaram.

Debate

  • "O Grupo do Follador não tem G% ainda porque ninguém entende de futebol."

    Savino V. | 16/10, 11h52

  • "Já que o assunto é política.
    Não sei o G5 do Follador. Alguem poderia me informar??
    SAV."

    Fábio S. | 14/10, 17h21

  • ""uma mulher compondo o grupo. Uma jogada política para se oferecer como opção diferente. Apenas isso."
    Será apenas isso?
    Uma mulher que tem curso de gestão esportiva, coisa que nenhum do g5 atual tem.
    Talvez tenha passado da hora de meter o pé na funda dos sempre mesmos conselheiros e dirigentes que se mostraram incapazes de gerir o coritiba e entregar na mão das mulheres.
    Talvez não e deixem enganar tão fácil, ou não participem de esquemas de forma tão ingênua como fizeram até aqui.
    O futuro é das mulheres e quem discordar está fadado à obsolescência."

    Mauro S. | 13/10, 17h43

  • "É realmente preocupante a pulverização dos votos entre as três chapas concorrentes. O atual gestor, obviamente, aposta na divisão e no fanatismo de seus adeptos (espero que sejam poucos e insuficientes para reelegê-lo, o que seria péssimo para o Clube). Seria interessante uma pesquisa para que os associados pudessem, se fosse o caso, utilizar do voto útil para afastar qualquer possibilidade de vitória do atual grupo. Tomara que a chapa do atual gestor fique em último lugar e que a maioria dos associados não se omita e participe das eleições."

    Tadeu A. | 13/10, 17h12

  • "oi Sérgio, concordo com quase tudo o que vc escreveu, só não levo em consideração a questão de oposição por parte dos vencidos, pois se de fato essa oposição mencionada fizesse mesmo valer algo, teríamos visto durante esses últimos 3 anos angustiantes, se o Samir ganhou apertado com os votos de sua base da arquibancada, como pode os vencidos terem deixado as coisas seguir ao que estamos vivendo atualmente??? NÃO EXISTE PRESSÃO DE OPOSIÇÃO e os conselhos FISCAIS E DELIBERATIVO são meros senhores cartorários protocolares de plantão...
    Que vença o melhor para o momento, que me parece ser diante das opções postas o Follador."

    Sandro Silva | 13/10, 16h42

  • Ver todos os comentários (22)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro

Internacional 34
Flamengo 34
Atlético-MG 31
São Paulo 27
Santos 27
Fluminense 26
Fortaleza 24
Palmeiras 22
Atlético-GO 22
10º Corinthians 21
11º Grêmio 21
12º Sport 20
13º Bahia 19
14º Ceará 19
15º Botafogo 19
16º Vasco 18
17º A.Paranaense 16
18º Coritiba 16
19º Bragantino 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 152 pts.
Bruno O. 131 pts.
Rupson F. 129 pts.
CARLOS CARLOS 127 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 127 pts.
Eden Leão 126 pts.
Selma R. 123 pts.
Anderson85 Anderson85 122 pts.
Rafael Minoli 122 pts.
10º cleverson k. 120 pts.
11º Marcos Kuff 119 pts.
12º Valdir T. 118 pts.
13º Ricardo Honorio 118 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 116 pts.
15º Sanjiro J. 115 pts.
16º Álvaro M. 114 pts.
17º Persio F. 113 pts.
18º Giovanne Smaniotto 113 pts.
j. miranda 113 pts.
Tiago Z. 113 pts.
21º Evaldo Maciel 112 pts.
22º Johnny F. 112 pts.
23º Adriano Leal 111 pts.
24º MARCELO ARAUJO 111 pts.
25º Ailton Batista Vieira Filho 110 pts.
26º Jobson Emanoel 110 pts.
27º Adilson P. 109 pts.
28º Vitor Guedes 108 pts.
Jorge Luiz Lopes 108 pts.
30º Ezequiel B. 107 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet