COXAnautas - Coritiba Eternamente

10/05, 10h12 | Arquibancada | Sergio Brandão

Doação de almas

Dar a vida, jogar com a alma significa o quê pra você? Hoje estas expressões substituem a famosa frase “com o coração no bico da chuteira”, que quando usada antigamente, tinha o sentido e significado de “comer a grama” por uma vitória.

Ouço muito tudo isso no futebol de hoje, mas muitas vezes da boca pra fora. Usam porque impressiona, porque são expressões fortes que demonstram doação irrestrita na tentativa de alguma conquista.

Assim como virou moda jogador beijar escudo de clube, assim que assina contrato. Alguns torcedores gostam disso porque parece que o atleta contratado se coloca em condição de igualdade à ele, também como torcedor. Geralmente os atletas são orientados para fazer isso.

Quando Umberto Louzer disse em coletiva que o time daria sua vida e a alma nesta partida contra o Londrina, imaginei no mínimo um time guerreiro, briguento, que pagaria qualquer preço pela vitória.

Não foi o que vi. Pelo contrário, um time limitado como sabemos que é, apenas melhor que os últimos que tivemos nos últimos anos, mas que não fez o suficiente para corresponder ao apoio recebido da torcida, que aliás, coloca o Coritiba entre os clubes de maior público deste brasileiro, inclusive se comparado também com os da Série A.

As 34 mil pessoas que foram ao Couto, provavelmente esperavam mais. Faltou alma, faltou dar a vida, faltou comer a grama. Esta é aliás uma exigência a todos que disputam a Série B.

Quem sabe com uma nova modalidade de treinamento, incorporado à rotina, Louzer consegue ensinar como dar a vida ou jogar com alma.

Assim, quando o treinador anunciar novas doações de almas ou vidas em busca de uma vitória, tenhamos esta expectativa finalmente correspondida.

Ainda quero acreditar que isso é possível. Mas uma coisa é certa, jogando futebol ao natural, não teremos sucesso. Vamos mesmo precisar de muito mais doação de almas, comendo muita grama.

Debate

  • "Infelizmente, parece que o número de "chatos e intolerantes" (chamados assim apenas por acharem que o time precisa de reforços de qualidade) vai aumentando rodada a rodada. Achar que um time que deu vexame no Campeonato Paranaense, sem contar a desastrosa eliminação na Copa do Brasil, e que vai para a Serie B sem fazer nenhuma contratação com um mínimo de critério pode conseguir o acesso para a Serie A apenas com jogos de "cincão", é coisa pra quem vive no mundo da lua. Se somente torcida ganhasse jogo, os times do Norte e Nordeste não estariam "patinando" pelas Series C e D a vários anos....."

    Alvyr J. | 10/05, 20h57

  • "Acabou aquele verdadeiro amor pelo clube. Como Kruger e Nico por exemplo, outros que ainda vivem mas são poucos. Tempos diferente."

    CLAUDIO B. | 10/05, 18h36 | Móvel

  • "Era jogo pra vencer. No entanto menos mal que o time não perdeu.
    Tem mais dois no Couto. Quem sabe 6 pontos na caçapa. Tomara."

    J. Mario | 10/05, 16h45

  • "Não pode perder ponto em casa. O penalti perdido não justifica outro a erros.
    Desperdiçam a chance de ter a torcida ao seu lado."

    Joao Illenseer | 10/05, 14h31 | Móvel

  • "Finalmente alguém viu o mesmo o jogo que eu.O Time entrou "desfilando"em campo. Achou que ganharia ao natural.Marcação baixa, no campo de defesa, enquanto o Londrina fazia exatamente o contrário,ficando a vontade na partida.Série B não se joga desta forma.Toda bola tem que ser dividida. No 2º tempo até melhorou,mas devida a baixa qualidade técnica dos jogadores e uma "péssima"noite do Rodrigão(que para mim foi o pior jogador em campo) em que pese nenhum ter ido bem, não houve salvação e poderíamos até ter perdido a partida.Para mim ficou muito claro que o Coritiba não pode depender apenas do Rodrigão.Nosso repertório terá que ser maior se quisermos subir.Nossa carência é tanta que tentam imputar ao Geovani a condição de craque, sendo que no máximo é um bom jogador mas com grande irregularidade. Isso é tanto verdade que foi liberado pelo Goiás e continua disputando uma a série B pelo Coritiba.Acho até que houve um "lampejo" de melhora da equipe nas 2 partidas anteriores mas que contra o Londrina se provou ser pouco se quisermos algo mais."

    MARCOS N. | 10/05, 14h30

  • Ver todos os comentários (14)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Botafogo-SP 16
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Brasil de Pelotas 12
12º Cuiabá 12
13º Criciúma 12
14º Oeste 12
15º Operário 10
16º Vila Nova 10
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 5
20º América-MG 5

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 86 pts.
Hedy G. 85 pts.
Leandro R. 84 pts.
Antonio Alvaredo Filho 83 pts.
Wellingtton Wellingtton 81 pts.
Leonel S. 80 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
Luis Henrique R. 78 pts.
10º Sanderson 77 pts.
Alysson Delalibera 77 pts.
12º Valdir T. 77 pts.
13º João L. 76 pts.
14º Vinicios A. 76 pts.
15º Jose R. 75 pts.
16º Aramis Vieira 75 pts.
L. Comeli 75 pts.
18º C. Nunes 74 pts.
19º Juarez Mocelin 74 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 74 pts.
21º Jobson Emanoel 73 pts.
22º Rodrigo P. 73 pts.
23º Robson R. 72 pts.
24º andre a. 72 pts.
25º Valdir 71 pts.
26º Johney S. 71 pts.
27º Andre T. 71 pts.
Julio C. R. 71 pts.
Jose Carlos R. 71 pts.
30º Daniel G. 71 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet