COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

12/05/19, 11h26 | Arquibancada | Sergio Brandão

Dona Luiza e suas orações

Dividi algumas vezes a arquibancada do Couto com minha mãe, dona Luiza.
Na verdade formávamos caravanas ao Couto, nas tardes de domingo. Alguns em dia das mães. Tias, primos, tios... muitas vezes formando batalhões de mais de 15 pessoas.

Claro que em meio a tudo isso, sobram muitas histórias. Claro que todo filho tem em sua mãe a melhor de todas. Isso também pode ser chamado de amor. Perdi a minha recentemente, com 86 anos bem vividos, intensos e muitos deles no Alto da Glória.

Dia de jogo do Coritiba, se não fosse no Couto, ela se trancava em seu quarto, orando, com velas acessas nos 90 minutos. De lá não saia nem no intervalo e nem pra perguntar quanto estava o jogo.

Minha mãe não nos levava ao parque nas tardes de domingo. Nosso endereço sempre foi a Ubaldino ou a Amâncio Moro, nossas entradas da sorte no Alto da Glória. Na arquibancada o lugar preferido era onde hoje é destinado à torcida adversária.

Vimos juntos grandes jogos com grandes vitórias e doídas derrotas, nestes domingos de Couto.

Depois de algum tempo, se dedicou apenas ao seu pequeno espaço, e em casa, se recolhida em seu quarto, se agarrando nos seus santos.

Semana de jogo importante, metralhava os filhos e netos de perguntas sobre o jogo.

Até que um dia não resistiu e cedeu voltando ao Couto depois de anos. Foi num sábado à tarde, num Coritiba x Vasco. Foi com minhas irmãs.

Assim como ela, o Couto era outro, a torcida e o time também. Ficou tão nervosa como antes. Não deu 10 minutos de jogo, estádio cheio, portões fechados, ela decide sair. Não tinha como. Tanto fez que convenceu os funcionários da catraca a abrirem pra ela sair. Argumentou que precisava ir pra casa e em seu quarto orar e acender suas velas. Vencemos de 3 x 1, se não me engano.

Saudades imensa, dona Luiza! Hoje, domingo dia das mães, me reúno com minhas irmãs, um pedaço de minha mãe em cada uma delas. Do Coxa também.

Meu respeito e um grande abraço em todas as mães que nos dão a honra de dividir este espaço.

Debate

  • "Olha que deve jogar contra o Coritiba na série B:

    https://www.google.com/amp/s/m.lance.com.br/corinthians/empresta-atacante-gustavo-mosquito-vila-nova.html.amp""

    Mauro S. | 14/05/19, 15h16 | Móvel

  • "Lamentavel ver os comentarios do site, sem memoria mesmo

    Enquanto outro times estão capitalizando torneios internacionais, disputas de primeiro lugar, boas negociações com TV. etc
    Nós ficamos cacarejando um estadio lotado pra ver uns perebas de sempre e se decepcionar.
    Lembrem-se que onibus de graça vive lotado, sopão de graça para mendigos tambem sempre esta cheio mesmo que a sopa seja ruim.

    De novo a torcida trouxa cai no conto do ingresso barato para ir no estadio diminuir a pressão (coisa de time pequeno mesmo) , e daqui a pouco vão convidar o Samir para padrinho de casamento KKKK
    Uma atitude que deveria ser tomada, mesmo com dor no coração seria estadio vazio mesmo com a esmola dada pelo presidente."

    G. do Carmo | 13/05/19, 19h24

    • "Voce parece desconhecer o Coritiba e sua torcida. Não será por causa de um ingresso barato que pressão diminuirá, pelo contrário ela será ainda mais forte contra os erros da diretoria, diferente dos poodle que abanam o rabinho para todas a ações do seu dono, capaz de convencer a cadelada de que o doping é uma situação normal, ou seja, é do futebol. Que continuem abanando o rabinho, e já pra casinha.... é só brincadeira pra descontrair. SAV."

      Fábio S. | 14/05/19, 10h52

  • "Mãe é mãe. Oportunidade para saudar todas as mães, afinal o dia delas é hoje, só que devem ser reconhecidas e saudades diariamente. Deus abençoe a todas."

    J. Mario | 13/05/19, 16h06

  • "Me fez lembrar a Dna Lourdes, minha mãe uma coxa branca de cinco costados, ela também acendia velas."

    Carlos S. | 13/05/19, 14h43

  • Ver todos os comentários (11)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet