COXAnautas - Coritiba Eternamente

24/03, 20h33 | Arquibancada | Sergio Brandão

É o fim!

Parece não ser exagero afirmar que o Coritiba caminha por vias de extinção.

O primeiro motivo é não ter mais do que reclamar. Ou reclamar sempre das mesmas coisas. Os erros diretivos e técnicos são os mesmos de anos. Por isso, aqui nos repetimos com lamentos, os mesmos de sempre a cada rodada, já há seguidos anos.

Estamos falando de um clube de futebol com uma torcida exigente, acostumada com o mínimo de qualidade, isso se levarmos em conta apenas as duas últimas décadas.

Sempre tivemos um time que, mal ou bem, se portou com relativos e aceitáveis resultados, pelo menos deixando sempre a esperança de subir mais um degrau, deixando de ser o clube médio, para finalmente figurar entre os grandes. Coisa que alcançou nos anos 60 e 70. Embora alguns não concordem pela falta de títulos expressivos, mas foi o período que vi o melhor do Coritiba.

Hoje, o sonho é pequeno, sem pretensão, com uma programação de três anos, onde cada presidente privilegia o seu mandato e não o clube. Nao há uma sequência de trabalho. São repetidos os mesmos erros da política tradicional.

Não passa mais pela qualidade ou não do futebol, embora seu nome ainda seja Coritiba Foot Ball Club.

Há anos a decadência técnica do clube consegue ser pior que a do próprio futebol brasileiro, que também já não é mais o mesmo já faz algum tempo. Estamos abaixo do que já não é bom.

Não nos impressiona, não nos surpreende mais derrotas ou empates para times pequenos, até mesmo dentro de casa, e ultimamente jogando diante de um grupo de torcedores cada vez menor.

Por isso, parece que nos forçam em falar em fim de linha, em extinção de um clube de futebol porque sinceramente não vejo um futuro que nao seja este.

Estão tentando nos doutrinar a não reclamar mais, em achar normal estar fora de uma final de campeonato regional ou ser desclassificado já na primeira fase da Copa do Brasil, por um time sem nenhuma expressão.

Parece que aos poucos vamos apagando da memória o que é futebol. Tamanha são as decepções que temos tido, embora também já tenhamos perdido (pelo menos eu) o poder de revolta e de me cansar em repetir com as mesmas reclamações a cada jogo, a cada rodada, a cada desclassificação, a cada vexame.

Isso tudo já se incorporou à rotina Coxa, não me parece mais possível sonhar com dias melhores, como voltar a falar de futebol de verdade.

Mesmo que eu não seja exigente, que não tenha a pretencão de falar aqui sobre um time que encante com vitórias históricas, partidas épicas, ate a volta de um futebol " mais ou menos" , parece distante.

Queria apenas um clube de futebol para torcer. Pode ser aquele mesmo feijão com arroz, mas que tinha um pouco de molho e tempero.

Por vários caminhos, uns concordando, outros não, várias opções foram dadas. Nenhuma colocada em prática. As coisas são iguais há vários presidentes e pra não dizer que nada muda, a coisa parece piorar a cada um deles.

Quando se fala em clube endividado, de dias difíceis, imaginei um período curto, de sacrifício breve, mas que ali na frente logo deveria aparecer um horizonte mais promissor. Mas não é o que se vê. O clube está cada vez mais endividado, cada vez menor, tendo como consequência o total desinteresse do torcedor que lentamente vai sumindo das arquibancadas do Couto Pereira.

Há meses não ocupo mais este espaço para enaltecer algo. Para comemorar, para trocar algumas ideias sobre um lance, uma jogada, uma vitoria importante. Não falamos mais de futebol porque não nos dão futebol.

Debate

  • "Acabou de sair na Tribuna que a dupla Atletiba vai embolsar R$ 17 milhões cada, depois de acordo definitivo com a Turner, que gerencia a transmissão de jogos na TV fechada pelo Esporte Interativo. Se for sério, nada mal!"

    Admir Rosa | 28/03, 20h48 | Móvel

  • "Seria oportuno que algum economista e/ou Contabilista pudesse verificar o balanço 2018 e nos orientar se é confiável ou maquiado:

    https://www.coritiba.com.br/artigo/34840/coxa_apresenta_comentarios_sobre_balanco_2018"

    Mauro S. | 28/03, 20h18

  • "Olhem aí... mais uma desse bando de maconheiro que só nos envergonha... https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/operacao-da-policia-busca-torcedores-do-coritiba-por-emboscada-no-aeroporto-617pnzetcb0z8j8z5xq85u3jy/

    FORA SAMIR, FORA CONSELHOS, ADEUS TORCIDAS (CRIMINOSOS) ORGANIZADAS."

    Sandro Silva | 27/03, 13h38

  • "Caros, grande Sergio...infelizmente não temos nada pra falar sobre futebol...o que dizer sobre a derrota pro time de São José que disputa a segundona do paranaense...."

    Sandro S. | 26/03, 17h42

  • "Do VRA e dos 80 e poucos conselheiros que decidiram pela permanência do Samir e companhia ilimitada. Está aí o resultado, barco à deriva e sem rumo. Até quando?
    kkk"

    J. Mario | 26/03, 17h15

  • Ver todos os comentários (69)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Botafogo-SP 17
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Operário 13
12º Brasil de Pelotas 12
13º Cuiabá 12
14º Criciúma 12
15º Oeste 12
16º Vila Nova 11
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 6
20º América-MG 6

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 87 pts.
Hedy G. 86 pts.
Leandro R. 85 pts.
Antonio Alvaredo Filho 84 pts.
Wellingtton Wellingtton 82 pts.
Leonel S. 81 pts.
João L. 80 pts.
Vinicios A. 79 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
11º Luis Henrique R. 79 pts.
12º Sanderson 78 pts.
Alysson Delalibera 78 pts.
14º Valdir T. 78 pts.
15º Robson R. 77 pts.
16º andre a. 77 pts.
17º Jose R. 76 pts.
18º L. Comeli 76 pts.
Aramis Vieira 76 pts.
20º C. Nunes 75 pts.
21º Juarez Mocelin 75 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 75 pts.
23º Jobson Emanoel 74 pts.
24º Rodrigo P. 74 pts.
25º Arno Ombrellino 73 pts.
26º Valdir 72 pts.
27º Johney S. 72 pts.
28º Andre T. 72 pts.
Julio C. R. 72 pts.
Jose Carlos R. 72 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet