COXAnautas - Coritiba Eternamente

10/07, 10h09 | Arquibancada | Sergio Brandão

Fora da ordem

A expectativa de uma vitória fora de casa parece que ficou maior que a necessidade de ter um time razoável para disputar a série B. Virou primeira necessidade vencer fora de casa. Torcida, imprensa, comissão técnica e atletas pregam este discurso, como se depois da primeira vitória fora de casa, as coisas ficassem diferentes.

Parece que invertem a ordem destas necessidades: para vencer fora de casa é preciso ter time, coisa que o Coritiba ainda não tem. As vitórias dentro de casa, no Couto, só aconteceram pela clara deficiência técnica de toda a série B.

Esta obsessão pela primeira vitória precisa dar lugar a uma outra carência do time que é a qualidade que o Coritiba ainda não tem. Quando a tiver, terá mais facilidade para vencer tanto em casa como fora, cumprindo a máxima da série B, que é ganhar todos os pontos possíveis dentro de casa e beliscar alguns fora, com empates e vitórias. No futebol, chamam isso de planejamento, coisa que o Coritiba também não tem. Buscam as soluções apenas quando descobrem os problemas. São incapazes de antever, de buscar saídas. O recado está sendo dado a cada rodada e os problemas persistem, sem que finalmente se sinalize com uma solução definitiva, ou que se encaminhe algo mais claro.

Vamos para a décima sexta rodada, com o primeiro turno chegando ao fim e ainda não temos a cara de um time, sem que seja possível escalar os onze titulares. Não porque Eduardo Batista esteja perdido, não me parece ser este o problema, porque tenta as opções possíveis dentro do que lhe oferecem para trabalhar. Embora já tenha passado da hora de ter pelo menos 6 titulares, que formem a chamada espinha dorsal do time, que Samir se referiu no começo do ano e que o Coritiba também não tem.

Logo entramos no segundo turno e aí restará a última estilingada, rezando para que até lá, tenhamos vencido pelo menos a primeira fora de casa. Aí, pode ser tarde para perceber que isso é muito pouco para quem diz que o que importa é subir.

Os pontos disputados fora de casa e que não vieram, farão falta porque além de não serem nossos, se somam na matemática dos adversários, que se avolumam no vácuo que o Coritiba está deixando. Já é assustador o número de times que encostam atrás do Coritiba, alguns com um, dois ou três pontos. Coisa que em uma ou duas rodadas, pode significar despencar para baixo da tabela. E olha que a nossa briga é por uma quarta posição do G4, não pela liderança.

Até a próxima rodada, contra o São Bento, serão mais onze dias de trabalho, sem que tenhamos sequer um sinal de mudança.

No vestiário, nas coletivas de Eduardo Batista, é possível perceber que o treinador está em um beco sem saída, não sabendo mais o que falar, a não ser repetir as mesmas desculpas de sempre, ainda tentando preservar a relação com o grupo, mas que nas entrelinhas é possível entender que nada de novo acontecerá, se dirigentes não derem a ordem de um novo rumo.

Não há mais nada para ser testado. As apostas ficam sempre na chegada do último atleta contratado. Jonatas Belusso é a bola da vez. Depois da partida contra o São Bento, apostaremos na rodada seguinte, que será fora de casa e lá se vai novamente a expectativa de vencer a primeira fora de casa, sem que o time ainda tenha convencido.

Fazemos o papel do cachorro correndo em volta do próprio rabo e não conseguimos sair disso. Os problemas são os mesmos e não apontam para saídas. Não há uma virada de mesa, não há um fato que indique no mínimo a busca da tentativa definitiva dos problemas.

Debate

  • "Caro Sergio...perfeito o texto...."

    Sandro S. | 12/07, 08h42

  • "Nada a acrescentar! É só mais do mesmo. ..."

    Gerson Oliveira | 11/07, 06h49 | Móvel

  • "Pensei que já havia sido demitido!
    Entre tantas evasivas, repleta de pérolas, ele disse que o time precisa ter postura e que perder é normal. Disse que o time não teve a criatividade do último jogo em casa
    e sabe da importância de somar pontos fora. Parei aqui!"

    Admir | 11/07, 06h42 | Móvel

  • "Está tudo muito difícil. Mas, mesmo assim, vamos adiante para ver como fica no final."

    João B. | 10/07, 23h49

  • "E o Abner veio do Barcelona? Aí meu Deus o cara implorou pra jogar no Coritiba e o pessoal acolheu o menino, Henrique lateral, Jean Carlos, Alan Costa, Rodrigo Ramos, Pablo, o que é isso? Palhaçada agora, zombam da nossa cara, eles vêem os jogadores da copa e acham que são iguais, ei meninos acordem vcs não sabem nada de futebol, estão perdidos e perdido mais ainda é o presidente que não tem atitude e maturidade para bater o taco na mesa e tomar decisões que todos nós enxergamos. Por favor Samir isso é um clube centenário, não um sociedade de vila, quantos sócios temos hoje? Está aumentando o número? Tem cada dia mais gente no estádio? A receita está aumentando? Não né!!! Então meu amigo se mexa porque senão vc será marcado grão negativamente neste clube que não seus netos terao coragem de entrar no estádio. Pelo amor de Deus abra o olho e seja corajoso"

    Marcelo luczyszyn | 10/07, 23h11 | Móvel

    • "O Abner veio do Real, Marcelo."

      Sérgio Brandão | 12/07, 08h24

  • Ver todos os comentários (47)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 29
CSA 28
Vila Nova 27
Avaí 26
Atlético-GO 26
Figueirense 25
Ponte Preta 24
Guarani 23
Coritiba 23
10º Goiás 21
11º Oeste 21
12º CRB 18
13º Juventude 18
14º Paysandu 17
15º Londrina 17
16º São Bento 17
17º Sampaio Corrêa 16
18º Brasil de Pelotas 15
19º Criciúma 13
20º Boa Esporte 7

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jair Kluska 109 pts.
Lucas G. 108 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 108 pts.
Walter Carvalho 106 pts.
Cristian C. 104 pts.
Fernando Taschetto 103 pts.
Ademir Carlos p. 103 pts.
Johney S. 103 pts.
JORGE H. 102 pts.
10º William Richard R. 101 pts.
11º Marlon Marlon 100 pts.
12º L. Freitas 99 pts.
13º Edison S. C. 99 pts.
14º André Abreu Dittrich 99 pts.
15º Ricardo L. 98 pts.
16º Antonio Alvaredo Filho 98 pts.
17º Jackson M. Jeranoski 98 pts.
M. Castilho 98 pts.
19º Claudio S. 97 pts.
20º Rodrigo Oliveira 96 pts.
21º Johnny Johnny 95 pts.
22º j. miranda 95 pts.
23º Aramis Vieira 95 pts.
Ricardo Honorio 95 pts.
v. j. cruchelski 95 pts.
26º Roberto L. F. Pereira 95 pts.
27º Rui Valente 95 pts.
28º Clairton Cleto 94 pts.
Hedy G. 94 pts.
30º Alysson Delalibera 94 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

TV COXAnautas

3 Pontos pra conta!

Coritiba segue na série B, entrando mais uma vez no G4.

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet