COXAnautas - Coritiba Eternamente

29/01, 08h22 | Arquibancada | Sergio Brandão

Ironia e mágoa

Diz Augusto Mafuz, em sua coluna na Tribuna, que o atletiba de amanhã será disputado entre a ironia e a mágoa. O primeiro depois da conquista da sulamericana. De um lado nós, a mágoa, do outro eles, a ironia.

Mesmo que muitos ainda relutem com isso, a situação, se não é nestes termos, se aproxima muito disso.

Ganhar um atletiba assim, já não tem tanta graça como nos velhos tempos, quando o clássico era esperado com uma semana de antecedência. Mas atletiba é atletiba. “Quem tá vivo peleia” e se não é assim, uma Brastemp para eles, para nós pode significar muito. Pelo menos neste começo de temporada.

O Coritiba vai para o clássico com um time ainda em fase de montagem, testes estão sendo feitos, mas é a base do que pretende terminar o ano, com pretensões de voltar à primeira divisão e andar bem na Copa do Brasil. Para eles, além de jogar em casa, vencer o clássico é apenas uma afirmação para quem começou mal e agora busca um melhor caminho no regional.

Ou seja, um atletiba pobre, se ainda é possível lembrar dos tempos da quase igualdade ou da supremacia Coxa, voltando ainda mais no tempo.

Aliás, acho que o clássico sobrevive muito por conta daquele período onde abrimos esta dianteira, numa matemática que coloca o Coritiba como o maior vencedor na história dos atletibas. Eu sei, isso agora não importa mais. Nossos problemas são maiores que isso. Porque agora temos a mágoa contra a ironia deles, e isso irrita.

Irrita ainda mais quando a gente lembra do último regional, vencido por eles com folga, com o Coritiba entrando na decisão como sparring de terceira categoria.

Com o nível de exigência da torcida Coxa, depois dos 90 minutos deste atletiba, é possível prever algumas reações, independente do resultado, porque estamos mesmo ficando bem previsíveis: se vencer, a maioria dirá que batemos no terceiro time deles e que isso nada diz. Se perder, perdemos para o terceiro time deles, o que mais uma vez será uma vergonha. Se vencer com uma vitória convincente, certamente elegerão alguns responsáveis, como elegeram Iago e Kady como o diferencial na goleada contra o Foz... e o mundo do faz de conta volta a reinar entre torcida e departamento de futebol.

Uma vitória em qualquer atletiba é sempre bem-vinda. Agora, neste clássico de amanhã não só daria um alento, como daria parâmetros para o trabalho a seguir. De qualquer forma, é bom levar em conta isso tudo e muito mais, para não arrumar novas mágoas lá na frente.

O santo é de barro e o andor nada confiável. Vá devagar na condução dos seus sentimentos quanto a este clássico. Nem superestime, mas também não subestime, porque a partida ainda tem a aura de um clássico, embora agora sejamos a mágoa e eles a ironia.

Debate

  • "Chupha Mafhus...kkkk."

    Jose Carlos R. | 31/01, 12h19 | Móvel

  • "Sérgio,

    Mais uma vez a mágoa venceu a ironia...

    Isso foi uma ironia, kkkkk

    Chupa Phoodles!

    SAV"

    Emiliano B. | 31/01, 00h14 | Móvel

  • "Sergio, um conselho: pare de ler mafuz e se envenenar. Abraco."

    Guilherme b. | 30/01, 21h56 | Móvel

    • "Bem destacado. Acho que o Sérgio tá com Mafuzisse demais..."

      Marcus C. | 30/01, 23h58

  • "" Com o nível de exigência da torcida Coxa, depois dos 90 minutos deste atletiba, é possível prever algumas reações"

    EDssa frase é uma piada de mau gosto, o nivel de exigencias da frouxa torcida é zero, uns gatinhos pingados chiando maqui no site, esperando a serie C chegar para falar um pouco mais grosso, mas achar que vai ser campeão mundial se ganhar de 4 x 0 do coitado do foz.

    Basta ver ainda a quantidade de torcedores que vão ao estadio verr esses perebas.

    Independente do que o Vilson RA fez no final do ano toda torcida com um pouquinho de cabeça ou sentimento, sem exceção não devia ir ao estadio enquanto o Samir não deixar o comando."

    G. do Carmo | 30/01, 17h43

  • Ver todos os comentários (51)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 42
Atlético-GO 38
Sport 38
Botafogo-SP 35
Operário 35
Coritiba 34
CRB 33
Paraná 33
Cuiabá 32
10º Ponte Preta 31
11º América-MG 29
12º Londrina 28
13º Brasil de Pelotas 28
14º Oeste 26
15º Vitória 24
16º Vila Nova 24
17º São Bento 23
18º Criciúma 23
19º Guarani 22
20º Figueirense 22

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

andre a. 180 pts.
Rupson F. 178 pts.
Leandro R. 174 pts.
Wellingtton Wellingtton 173 pts.
Leonel S. 171 pts.
Marcelo Carneiro 171 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 166 pts.
Marcelo luczyszyn 165 pts.
Rui Valente 165 pts.
10º Ricardo Honorio 162 pts.
11º Julio C. R. 161 pts.
12º Ido M. F. 161 pts.
13º Hedy G. 160 pts.
14º Juarez Mocelin 158 pts.
15º Marcelo G. 157 pts.
16º Alysson Delalibera 157 pts.
Rodrigo P. 157 pts.
18º Jose R. 156 pts.
19º Job Grassi 155 pts.
20º L. Comeli 155 pts.
21º Valdir T. 154 pts.
22º Robson R. 153 pts.
Admir Rosa 153 pts.
24º Gilmar Francisco das Chagas 153 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 152 pts.
26º Aramis Vieira 150 pts.
27º L. G. Coltro 150 pts.
28º Vitor Guedes 150 pts.
29º Walber Gonçalves de Queiroz 149 pts.
30º Mauro S. 148 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º andre a.
2º Rupson F.
3º Leandro R.
4º Wellingtton Wellingtton
5º Leonel S.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet