COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

13/01, 16h46 | Arquibancada | Sergio Brandão

Já é hora de mostrar algum resultado

No Coritiba o período de entressafra parece fora de época. O que vivemos geralmente neste período do ano, agora, com a pandemia, chegamos em janeiro ainda com o brasileiro em andamento, mas para nós sem atrativo algum, a não ser que a esperada recuperação (que não vem), nos dê uma vitória ou outra. Nem que seja para algumas alegrias, para não perder de vez o gosto pelo futebol. Mas o que temos tido é mais alimento para desacreditar cada vez mais na montagem deste grupo que nasceu fracassado.

Termina o Brasileiro e dele pulamos quase que imediatamente para o regional que, para o Coritiba serve para uma volta a uma realidade ligeiramente dolorida e muito conhecida. O campeonato Paranaense pode ser visto como um analgésico suave para uma enxaqueca daquelas poderosas, o ano que teremos, caso a Série B se confirme, por exemplo.

Mas Coxa que é Coxa, ainda deve dar o ar de sua graça. Agora e depois. Mesmo que a cada ano o desprestigiado Campeonato Paranaense não mereça o respeito que já teve. Mas que tem servido como um esboço do que teremos para o restante da temporada. Pelo menos é assim que tem sido nos últimos anos. Porque os vexames no regional sempre indicaram tropeços adiante, na Copa do Brasil, por exemplo. Um divisor de águas é o que espera a torcida a partir de agora.

Com o fim de uma administração e o começo de outra, será mais uma vez o regional que vai nos dizer como será a próxima temporada, agora com Follador e seu grupo de trabalho.

Por falar nisso, já é hora de algum sinal de bastidores da atual administração, além dos anúncios de montagem da equipe técnica, que deve ser a quem cabe de fato a reformulação tão esperada.

E o que se espera é mudança total, sem melindres e nem meio termo. A mudança que se espera é radical, como foi o discurso de Follador no período de campanha.

Em menos de uma semana, do final do Brasileiro para o início do Paranaense, o Coritiba "Ideal" (para o torcedor) - já deve mostrar a sua nova roupa. É o que dará a cara ao time do Coritiba em campo para o restante do ano.

Já bastante intolerante com pedidos de paciência, a torcida certamente não vai mais suportar novos tropeços no Regional e nem na largada da Copa do Brasil.

Convenhamos, são duas competições vitais para a sobrevida do clube. A Copa do Brasil pela questão financeira e o Paranaense porque é onde será possível testar o início de trabalho da nova administração.

Debate

  • "Brandão está assim como nós muito chateado, o Coritiba está naufragando, temos de dar tempo a Diretoria e ao Brandão, que assim como nós quer ver um Coritiba gigante novamente.

    SAV"

    J. Fernando Szabelski | 16/01, 19h37

  • "Não sou advogado do Brandão, como COXA demonstra estar agoniado para ver outro elenco, caras novas, gente motivada enfim outro CORITIBA, vibrante, competitivo, vitorioso, pelo menos eu estou, não aguento mais ver meu time desse Jeito! Somos todos COXAS, SAV."

    Gerson Oliveira | 15/01, 19h01 | Móvel

  • "Para este torcedor, a Copa Brasil pode fortalecer o Coritiba. Para tanto, é organizar e executar. É apostar certo, e contar com a eficiência. Avante, Coxa!"

    João B. | 15/01, 12h23

  • "Sergio
    Com todo o respeito, o contexto da sua coluna, ao meu ver não foi adequado, porém ficar "batendo boca" em resposta aos comentários contraditórios por você, é um erro maior.
    Você esta fazendo o inverso do que aprendi no mercado corporativo. Não retruque qualquer matéria jornalista, mesmo que a reportagem seja injusta ou fake. Retrucar uma crítica jornalística é o mesmo que mexer com merda. Quanto mais mexe, mais fede. O que um jornalista mais quer é replique, para esticar o assunto.
    Só lembrando:
    A diretoria anterior, recebeu o time na série B, com receita de série A. Entregou a clube na série B, sem receita de série A e sem sequer contrato com TV. Com o Vírus circulando e a situação financeira da Globo a negociação com a TV para série B 2021, será muito mais difícil e menos rentável.
    A diretoria anterior tinha verbas com Esporte Interativo negociado pela antecessora e entregou o clube sem essa verba.
    A diretoria anterior entregou para a nova diretoria, "zero" de elenco.
    A diretoria nova diretoria, diferente de todas as anteriores recebeu o time, se é que assim possa ser classificado e terá que aturar por pelo menos 60 dias, até terminar a série A, antes de poder fazer qualquer reformulação.
    A nova diretoria está assumindo o clube com não mais que 8.000 sócios pagantes. Me parece que é a única receita que herdou, embora muito baixa.
    A nova diretoria, não terá a renda dos jogos, fato que a anterior tinha quando assumiu.
    A diretoria anterior, recebeu o clube em condições mais favoráveis para receitas publicitárias, que a atual. Hoje o clube não tem credibilidade.
    Se formos analisar ponto a ponto, a diretoria anterior conseguiu destruir o clube em todos os sentidos e por incrível, ainda tem os que defendam.
    A nova diretoria terá que reconstruir o clube do nada. E ainda tem gente cobrando imediatismo e outros sem conhecimento técnico, querendo substitui-los nas decisões, dando palpites sobre contratações e dispensas.
    A Propósito; Não conheço pessoalmente membros da nova diretoria, não tenho razão nenhuma para defendê-los. Porém na minha vida sempre que possível, procuro manter bom senso e coerência.
    Vou aguardar 120 dias após o encerramento da série A. Após constatar erros, serei o primeiro a criticar. O que eu espero é que essa diretoria acerte mais do que erre."

    Celso T. | 15/01, 12h03

    • "Celso T. Muito bem pontuado. Na minha opinião, o melhor e mais completo comentário feito aqui no site. É duro acreditar que alguém ainda defenda a diretoria anterior. Pra frente, Coritiba!"

      Paulo P. | 15/01, 13h07

    • "Muito bom, é exatamente isso. A gestão anterior fez um desmonte institucional do Coritiba, um desmonte financeiro, tecnico e moral, que poderá levar anos para se recuperar."

      Joao Illenseer | 16/01, 13h42 | Móvel

    • "É exatamente isso.."

      Sandro S. | 16/01, 17h02 | Móvel

  • Ver todos os comentários (78)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro

São Paulo 57
Internacional 56
Atlético-MG 53
Grêmio 50
Flamengo 49
Palmeiras 48
Fluminense 46
Santos 45
Corinthians 42
10º A.Paranaense 39
11º Ceará 39
12º Bragantino 38
13º Atlético-GO 36
14º Sport 32
15º Vasco 32
16º Fortaleza 32
17º Bahia 29
18º Goiás 26
19º Coritiba 25
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet