COXAnautas - Coritiba Eternamente

27/12, 09h07 | Arquibancada | Sergio Brandão

Mal começo

Estes dias estive com Ricardo Honório e Marcelo Carneiro. A ideia era gravar um programa para a Tv COXAnautas, mas não rolou. A conversa ficou marcada pela pérola do Marcelo, quando se referiu à camisa branca, lançada neste final de ano, que segundo consta já se esgotou na Coxa Store.

Como era unânime o desagrado pelo modelo da camisa, na conversa, Marcelo justificou dizendo que entendia o recado dos dirigentes privilegiando o branco que marca o ano do clube que também terminou em branco, sem título, sem nada para comemorar. Um ano que passou em branco na história do clube. Sem dúvida a camisa é na verdade a cara do que foi o Coritiba em 2018 e que tem tudo para ser repetido em 2019.

Já passou da hora do Coritiba apresentar reforços. Mas até aqui, os caminhos são iguais aos do começo de 2018, quando Samir dizia que a prioridade número um seria subir. Não só não subiu, como foi um desastre.

Classificaria até como surpreendente para quem em campanha eleitoral pregou soluções para todos os problemas. Zerar finanças, enxugar a máquina, além de olhar com mais carinho o trabalho feito na base, mas empobreceu o departamento de futebol profissional. E sobre isso ele não nos avisou. Anunciou usar promessas do ano anterior, quando o time de Sandro Forner chegou à decisão do Brasileiro, quase levando o título de campeão contra o Cruzeiro. E isso de fato aconteceu: dos 50 atletas que jogaram em 2018, mais de 20 vieram da base. É verdade que das promessas, apenas Guilherme Parede vingou e sozinho quase nada pode fazer pelo time principal.

2019 promete ser tão igual a 2018 que corre nos bastidores que justamente Guilherme Parede pode deixar o Coritiba. O atacante se soma a uma enorme lista de dispensas de muita gente que não vai deixar nenhuma saudade, mas o pecado de agora é o silêncio absoluto quanto ao grupo que pretendem formar para a temporada de 2019 e na minha opinião um grande erro se Parede for mesmo negociado. Nada é oficial e ninguém se manifesta em nome do departamento de futebol sobre reforços, contratações ou sobre o caso específico de Parede. Nem sobre as contratações mais emergenciais, nas reposições ou nas posições onde o Coritiba anda carente há muito tempo. Por isso, a nossa cobrança, já que o ano começa na semana que vem e a primeira competição no dia 20 de janeiro, a abertura do regional para o alviverde.

Gostaria de acreditar que nos próximos dias Samir e Pastana anunciem um pacote de novos contratados. Eu disse pacote, não falei em soluções que gostaríamos de ver vestindo a gloriosa verde e branca e nem de um ou dois contratados. Com a demora do anúncio de pelo um ou outro atleta, precisa mesmo vir uma turma e que deveria chegar vestindo a camisa de titular.

Estes dias cheguei a pensar que já deveriam estar bem adiantadas algumas negociações com o Internacional de Porto Alegre, numa barganha que podia estar sendo feita na troca pelo atacante Guilherme Parede, já que entre os clubes interessados no atacante Coxa, o Inter apareceu bastante forte.

Não me agrada ver Parede fora do Coritiba ano que vem, mas acho que não deve ficar por aqui. Pode até começar a temporada, mas não acredito que resista à pressão dos grandes, alguns carentes de atacantes com a qualidade que o artilheiro Coxa certamente terá em condições melhores, se sair para um time com companheiros de melhor qualidade. Sim, para o atleta será um grande negócio sair do Coritiba, para o clube não. A não ser que tragam um companheiro a altura para não deixar o menino mais uma vez como salvador da pátria como foi este ano.

Enfim, este silêncio todo, justamente quando o mercado está se movimentando, é um mal começo. Não só pela falta de informação, dando a impressão de desinteresse, como pelo respeito que o torcedor merece.

Samir começou e terminou muito mal o ano de 2018.

Debate

  • "Gente, que desânimo com esse clube! Não há mais nada a comentar aqui que já não tenha sido dito e ignorado pelos dirigentes. É, realmente, o fim do Coritiba. Aguardemos o pacotão do Pastrana. 😖😖😖"

    Carlos Henrique | 28/12, 17h50 | Móvel

  • "Um ano melhor aos verdadeiros heróis do Coritiba, seus torcedores. Com o devido respeito a todos os comentários aqui apresentados, acho que a polêmica sobre o suposto editorial são situações superadas sendo ele fruto de uma opinião democrática e dentro de toda a legalidade. Segue o jogo. Acho que hoje o Coxanautas é nosso único canal de contato com o Coritiba, e de modo republicano nos permite colocar e comentar todas as opiniões sobre os mais diversos assuntos.Nunca aqui fui censurado. Fui sim criticado e indagado por situações que coloquei. Que se mantenha assim. Afinal, queremos a mesma coisa: dias melhores ao Coritiba."

    Ary L. | 28/12, 12h24

  • "E vem mais balaio com carga máxima de produtos. Sou apenas torcedor. Vamos lá. Finalmente, agradeço à equipe do coxanautas pela dedicação durante toda esta temporada."

    João B. | 28/12, 10h12

  • "O coritiba esta morto. Vou seguir minha vida, à distância, esperando, cético, que um dia ressuscite, como lázaro de betania."

    Guilherme b. | 28/12, 07h43

  • "O desânimo com o Coritiba é tanto que até ia passando em branco:

    OBRIGADO EQUIPE COXANAUTAS PAOR MAIS ESTE ANO DE TRABALHO. Que 2019 nos traga algum tema positivo do Coxa pra debatermos aqui. Parabéns mais uma vez pelas colunas e editoriai, estamos na audiência!"

    Ezequiel B. | 28/12, 01h31 | Móvel

  • Ver todos os comentários (45)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet