COXAnautas - Coritiba Eternamente

16/04/18, 10h53 | Arquibancada | Sergio Brandão

Mas só o treinador?

Sem a abertura que sempre teve, pelo menos dentro das últimas administrações do Coritiba, a imprensa especula nomes para substituir Sandro no comando do Coxa. Sem sequer uma informação coerente e caminho de algo concreto, mesmo assim, pelo menos cinco nomes são colocados como prováveis treinadores.

Nenhum deles confirma ter sido procurado. Reproduzir aqui cada um destes nomes, seria alimentar o que abomino nesta nossa imprensa: a especulação que apenas alimenta a desinformação e tumultua o ambiente já bastante tumultuado, caso do Coritiba. Aliás, nem sei se há mesmo esta movimentação em torno de um novo nome, dentro do comando do Coritiba. Não sei se de fato Namur e seu grupo planejam trazer alguém. Ainda penso que vão esperar por algum milagre nas mãos de Tcheco, coisa que desta vez não acredito que seja possível.

Mas antes de tudo, trazer qualquer um destes treinadores disponíveis no mercado, representa muito mais que contratar um novo técnico. Isso vai significar mudanças radicais em todo o planejamento feito por Samir, desde que assumiu.

Sandro era uma das peças importantes deste planejamento. Seu perfil, seu temperamento, sua forma de trabalhar, até sua subserviência condizia com o momento proposto.

Qualquer um destes nomes, propostos pela imprensa, que seja o futuro treinador Coxa, significa também trazer com ele uma nova filosofia de trabalho e quem sabe alguns atletas que certamente farão parte do mesmo pacote. Ou vocês acham que alguém com algum nome no mercado vai querer pegar este time montado por Sandro, Samir e Augusto? Sabe que a vida sua será curta e o trabalho interrompido, mais cedo ou mais tarde.

Este Coritiba já deixou de ser um time ruim para ganhar a classificação de medíocre e com esta mediocridade não há futebol. Foi assim que se comportou no sábado, contra o Sampaio Corrêa. Foi humilhante ver a instituição que virou piada nos meios de comunicação. “Um time de futebol que não joga futebol” – foi o que ouvi. Preciso concordar com a maioria e me inserir num grupo que se manifesta a cada rodada: nos meus mais de 50 anos acompanhando o clube, ainda não tinha visto algo tão ruim no Alto da Gloria.

O amadorismo que tomou conta, compromete tanto o futuro que mesmo que se traga um bom nome para o comando técnico, mesmo que Samir ceda na sua teimosia, e finalmente monte um time com alguma qualidade, isso não acontecerá de um dia para outro. O tempo de 4 meses que se perdeu com Sandro e uma ideia que não vingou, precisa de um novo tempo de maturação. Não existe milagre no futebol. Resultado, mas com planejamento profissional.

Se tiver um pouco de sorte, quem sabe a gente consiga alguma coisa. O departamento de futebol do Coritiba precisa ser reinventado. Apaga tudo e começa de novo. Só assim para reconquistar a confiança que se perde a cada semana.

Debate

  • "O técnico não servia.....

    O diretor Augusto não serve.....

    O UNIFIC não serve.....

    Mas o presidente e o G5 servem???

    Onde está a coerência???

    São ELES os responsáveis pelo comando......ou não???"

    Nilton M. | 16/04/18, 23h03 | Móvel

  • "O tal ´planejamento` era muito ruim e não resistiu quatro meses. A diretoria deveria contratar um novo gestor de futebol, cargo que exige experiência e conhecimento do mercado. No mais, como foi confirmada a contratação do Eduardo Baptista, só resta desejar-lhe muito sucesso e que tenha plena autonomia para indicar reforços de qualidade."

    Tadeu A. | 16/04/18, 21h43

  • "Técnico já temos.
    Eduardo Baptista.
    Li que ele é adepto do mesmo esquema retranqueiro de Forner, o lazarento 4-1-4-1.
    TOMARA que ele tenha mudado, ou venha a mudar esse conceito tático aqui, pois são os mesmos jogadores que não "se encaixaram" com o esquema.
    Não adianta mudar apenas o nome, tem que mudar o perfil a ser utilizado em campo.
    Mas "mudando da água para o vinho"...
    E Augusto Oliveira e a cacalhada da Unific?
    Vão sair quando?
    Ou será que a amizade fala mais alto do que a razão do cargo?
    Inegavelmente, a tiriçada que veio, tem o dedo podre do diretor de futebol e da ineficiente turma da Unific.
    Aguardemos..."

    Roberto L. F. Pereira | 16/04/18, 21h25 | Móvel

  • "Coxanautas, que tal uma matéria investigando a situação do Kleber? O motivo de ele estar sem jogar há meses já descobrimos - e pasmém tivemos que saber por outro clube! Fluminense alega que o Gladiador está com artrose nos dois joelhos! Isso é mais uma vergonha pro nosso clube. Como ninguém descobriu isso aqui no Coxa? Vamos deixar passar mais essa???"

    Alexandre Cruz | 16/04/18, 21h00 | Móvel

  • "Sergio,
    Será simples, se o time jogar como nunca terça e sairmos com uma vitória ou empate (que seria um ótimo resultado), os jogadores derrubaram o técnico, como muitos fazem e não é segredo para quem vive no mundo do futebol....aí vejo uma luz no fim do túnel com o Eduardo Baptista. Se o time continuar na mesma toada que foi contra o Sampaio Corrêa temos que deixar o Eduardo Baptista trabalhar umas 5 a 6 rodadas para ver se dá algum fruto, porque se colocarmos muita pressão, ele também não vai aguentar e aí não teremos mais tempo hábil para uma reação...já foi perdido o 1 trimestre devido amadorismo da diretoria....não podemos perder mais tempo....Grande Abraço..."

    Luiz Bueno Franco | 16/04/18, 16h35

  • Ver todos os comentários (38)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Botafogo-SP 17
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Operário 13
12º Brasil de Pelotas 12
13º Cuiabá 12
14º Criciúma 12
15º Oeste 12
16º Vila Nova 11
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 6
20º América-MG 6

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 87 pts.
Hedy G. 86 pts.
Leandro R. 85 pts.
Antonio Alvaredo Filho 84 pts.
Wellingtton Wellingtton 82 pts.
Leonel S. 81 pts.
João L. 80 pts.
Vinicios A. 79 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
11º Luis Henrique R. 79 pts.
12º Sanderson 78 pts.
Alysson Delalibera 78 pts.
14º Valdir T. 78 pts.
15º Robson R. 77 pts.
16º andre a. 77 pts.
17º Jose R. 76 pts.
18º L. Comeli 76 pts.
Aramis Vieira 76 pts.
20º C. Nunes 75 pts.
21º Juarez Mocelin 75 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 75 pts.
23º Jobson Emanoel 74 pts.
24º Rodrigo P. 74 pts.
25º Arno Ombrellino 73 pts.
26º Valdir 72 pts.
27º Johney S. 72 pts.
28º Andre T. 72 pts.
Julio C. R. 72 pts.
Jose Carlos R. 72 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet