COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

27/11, 10h28 | Arquibancada | Sergio Brandão

Nem Vialle, Samir e Follador

Não saberia dizer exatamente, porque não tenho os números, como também acho desnecessária tanta precisão, porque o que importa mesmo é só uma comparação.

Para o Coritiba escapar da segundona, precisa fazer uma campanha semelhante a do Fluminense, em 2009 que chegou a ter 99% de chance de rebaixamento.

A diferença entre os dois, está na qualidade dos times, como também no comando do elenco.

Enquanto em 2009 o Fluminense se fechava num pacto comandado por Fred e Cuca, em 2020 o Coritiba é um time desmotivado com o atrapalhado Rodrigo Santana, que consegue anular o principal jogador do elenco, como se jogasse contra o próprio patrimônio, numa partida que deveria ter sido de vida ou morte.

Pobre Coritiba, que nem a sua fiel e apaixonada torcida que - “nunca abandona” - já jogou os bets e não acredita mais em recuperação.

Mais um ano atrapalhado de uma administração que se arrasta num amadorismo de dar dó, distante do profissionalismo que virou o futebol no mundo todo.

Perdemos o tempo da virada e ficamos para trás.

Ou ficamos pagando dívidas, honrando o nome do clube e mais alguns anos refundamos, quem sabe, uma grande instituição financeira.

Temos a escolha de manter o clube nesta pegada de anos irresponsáveis ou nos juntamos aos demais clubes que brigam por títulos e com suas torcidas de autoestima elevada, como um clube de futebol normal, de altos e baixos.

Perdemos no campo, perdemos o prazer pelo futebol. Nos tiraram o prazer que o futebol sempre deu aos seus apreciadores.

Não haverá milagre para tirar o Coritiba deste buraco. Nem Follador, nem Vialle e nem Samir - que se apresenta como o único capaz de conhecer o clube como ninguém.

O Coritiba precisa ser maior que a vaidade de grupos que se propõe a administrá-lo. Projetos pessoais que não tenham os pés no chão e que visem mais a autopromoção, não servem.

O Coritiba precisa de alguém que entenda o futebol como um grande negócio, mas com a torcida como seu principal cliente.

Como fazer? Não sei. Quem sabe a resposta esteja nos clubes de sucesso. Pra isso, será necessário muito mais do que se dedicar 24 horas, talvez dar a vida na busca desta ideia.

Debate

  • "Pobre Portugueis!!!!"

    alcione l. | 01/12, 15h11 | Móvel

  • "Sergio eu tb não vejo em nenhum dos candidatos a solução de todos os nossos problemas, na minha opinião devemos nos concentrar no futebol, recuperarmos nosso espaço entre os grandes e isto não é tarefa fácil, desde a base até o profissional, passando pelo extra campo, tudo requer muito conhecimento e por isto apoio o Vialle e seu G5, que nesta área mostra-se mais capacitado."

    Fábio S. | 30/11, 12h52

  • "“ Perdemos no campo, perdemos o prazer pelo futebol. Nos tiraram o prazer que o futebol sempre deu aos seus apreciadores. ”
    Sem mais....
    🇳🇬SAV🇳🇬"

    Roberto L. F. Pereira | 29/11, 19h12 | Móvel

  • "O Coritiba tem que tomar uma decisão na vida, divida todos os clubes tem, porque ficar nessa de que não pode gastar pra fazer um bom time, vai ficar penando até quando, não zera as dividas e nunca tem um time competitivo, o Folador provável futuro presidente, que se diz administrador que resolva como será o Coritiba do futuro."

    E. Zavadzki | 29/11, 12h09

  • "O Vuaden demonstrou ontem um dos significados de amor e ódio. Aqui contra o Corinthians ele marcou, com o apelo do Var, o penal contra nós que não foi!
    Ontem o goleiro do São Paulo nocauteou o zagueiro do Bahia ele do marcou na maior cara de pau só escanteio. O VAR chamou porque foi sério e segundo o juíz comentarista do Premiere foi agressão e seria expulsão direta. É só rever o lance e tirar conclusões. O zagueiro perdeu muito sangue e o Paizão Vuaden manteve apenas escanteio. Este juizinho sem vergonha e arrogante é um mal caráter, ao vivo!"

    Admir Rosa | 29/11, 11h29 | Móvel

    • "“MAL” caráter..... essa é boa!!! Kkkkk"

      alcione l. | 01/12, 15h10 | Móvel

  • Ver todos os comentários (33)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro

São Paulo 57
Internacional 56
Atlético-MG 53
Grêmio 50
Flamengo 49
Palmeiras 48
Fluminense 46
Santos 45
Corinthians 42
10º A.Paranaense 39
11º Ceará 39
12º Bragantino 38
13º Atlético-GO 36
14º Sport 32
15º Vasco 32
16º Fortaleza 32
17º Bahia 29
18º Goiás 26
19º Coritiba 25
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet