COXAnautas - Coritiba Eternamente

22/01, 11h12 | Arquibancada | Sergio Brandão

Nível de exigência

Bastou uma rodada, a primeira e com goleada, para alguns torcedores voltarem a frequentar o espaço de atendimento ao sócio, no Couto Pereira, para fazer as pazes com o clube. Sinal de carência e ao mesmo tempo de amor, mas finalmente correspondido?

Mesmo quem se submete novamente a deixar sua contribuição mensal de sócio, ainda é claro que fica uma ponta de desconfiança. Mesmo que ainda prematuro, qualquer voto de confiança, do torcedor mais afoito ou menos exigente, alguns já dão sinais de acreditar que dias melhores estão por vir. Nem as referências que garantiram a vitória/goleada contra o Foz, na estreia do regional, com gol de Alan Costa e tendo Iago Dias e Kady como destaques do jogo, coisa que há alguns meses, seria notícia fora de questão.

Fracos sempre foram os nossos concorrentes no regional. Lembro bem de jogos apertados mesmo em Foz, com derrotas ou empates arrancados à fórceps. O Foz não é mais o mesmo de anos anteriores, como o Coritiba também parece não ser mais o mesmo. As circunstâncias são os adversários, a qualidade de uns e a deficiência de outros, que farão este regional de 2019.

Nossas fragilidades ou qualidades, serão conhecidas aos poucos. Com mais duas ou três rodadas será possível saber até onde este Coritiba pode chegar no regional.

Se o principal objetivo do ano é voltar à primeira divisão, já sabemos que ainda é cedo para projeções deste tamanho. Uma coisa de cada vez. Ganhando o regional, quando a Copa do Brasil já estará em andamento, com todos os nomes que ainda devem chegar, então teremos finalmente o time definitivo para a temporada de 2019.
Algo como no ano passado, quando na estreia do Paranaense, sofrendo com Prudentópolis e contra o ilustre desconhecido Parnahiba -PI na Copa do Brasil, todos já sabiam que o ano seria pior do que podia se supor, só Samir e seu G5 não sabiam disso. Aliás, Parnahiba mais moderno que o Atletico, porque descobriu o H antes do rubro-negro da baixada (só uma piadinha de mau gosto).

2019 começa com vitória larga fora de casa, embora tenha passado longe dos olhos de todos, o resultado faz sim acreditar que no mínimo pelo menos começamos um ano diferente.

É pouco? Sim, é muito pouco, mas sem dúvida é um bom começo. E se isso te leva de volta aos jogos do Coxa, pagando a sua mensalidade de sócio-torcedor, reatando sua relação com o clube, neste vai e vem, saiba que a partir desta quarta-feira (23), na primeira partida em casa, contra o Maringá, você pode acordar na quinta -feira ou decepcionado ou com novos companheiros, também aderindo à sua opção de voltar a ser sócio, no caso de mais uma vitória. A diferença será que desta vez aos olhos de todos e finalmente veremos se nossas orações estão sendo atendidas por inteiro ou pela metade.

O segredo parece estar no nível de exigência: se você quer sonhar com a volta à primeira divisão, ainda é cedo, espere mais. Se você não vê a hora de ir ao Couto, aproveite o momento e torça muito.

Debate

  • "No centro do 'alvo', G.do Carmo e Emerson Faria.
    Exceto que nossa torcida não é trouxa, de modo nenhum.
    A má administração do clube é que o problema maior e sem essa, portanto, de 'detonar' a torcida, que nada tem a ver com a draga da atual diretoria.
    Coxa daqui a pouco 3x1,"

    J. Mario | 23/01, 19h07

  • "Lamentabel essa torcida trouxa

    Por isso que o presidente fdp não está nem ai.

    foi so ganhar de uns coitados que tudo muda e a pressão diminui."

    G. do Carmo | 23/01, 18h34

  • "Vamos ver a empolgação quando vier a primeira derrota..."

    Emerson Faria | 23/01, 14h07

  • "Eu deixei o estádio, mas não de ser sócio - torcedor é torcedor principalmente na desgraça. Fosse diferente, eu, ainda adolescente, teria desistido ou até mesmo mudado de time nos anos 90 (malditos anos 90!).

    Mas não me empolguei co o resultado.
    Vamos lá:

    - Dizer que o Sávio foi bem, depois de terminar o ano com Pablo de lateral direito é desonesto até mesmo com o Sávio (não estou cornetando o Sávio. Só quero ver mais);
    - Dupla de zaga muito fraca. Com Alan Costa e Alex Alves teremos problemas sérios contra equipes mais qualificadas. Principalmente quando jogarem no contra ataque contra a gente (como será em 70% dos jogos da série B);
    - O Kady, ano passado, também fez bons jogos, mas sumiu nos momentos decisivos;

    De alento mesmo, vejo que estão cuidando do nosso meio campo com mais cuidado que o ano passado. Parece estar fechando um desenho legal com João Victor, V. Carvalho, M. Bueno, Giovanni. Ainda acho que podia chegar um nome de maior peso para este setor, como Renato Cajá, Douglas, Giovanni Augusto... Mas aí o Clube está numa m*** financeira.

    Também estou com a impressão de que está começando diferente, Sérgio. Mas, começar diferente, era o mínimo que poderíamos esperar depois da tragédia que foi o futebol do Coxa em 2018."

    Marcos Santos | 23/01, 09h04

  • "Para mim o estadual de hoje em dia vale tanto quanto a Copa SP de Jrs.

    Se revelar alguém, ótimo. Se for um fracasso, sinal que nossos problemas são ainda maiores.

    Para mim, só 3 coisas interessam esse ano:

    1) Coxa entre os 4 primeiros da segundona
    2) que o afletico se ferre em tudo que disputar, de preferência caindo para a segundona e tendo o estádio público interditado por falta de pagamento do aluguel para o governo
    3) que o Samir evapore (ou renuncie)

    Pedir demais?

    SAV"

    Emiliano B. | 22/01, 23h15 | Móvel

    • "Bem,algumas das indagações e perspectivas para essa temporada tem que ser postas em prática,afinal ficar mais um ano na Segundona para um clube centenário e da grandeza do Coritiba não é bem vinda e aceitável !!! esse Estadual tem que ser utilizado para formar uma base no time para as disputa mais importante ,o retorno à série A .....apesar das receitas terem caido a níveis estratosféricos ,não precisamos trazer jogadores com salários altos e que não tem nada a acrescentar ( vide , Alecsandro e Pablo - atacante há mais de 1000 dias sem balançar as redes ) .
      Técnico Argel , não tem a visão , carisma, para comandar o elenco , poderia ter vindo um com mais experiência nessa jornada de 2016.

      Vou acompanhar pela internet a partida de hj ( 5 da tarde no fuso horário que me encontro ) ."

      Ézio Ricardo | 23/01, 10h43

    • "só discordo entre os 4 primeiros da serie B emiliano , tem que subir campeao facilmente como o fortaleza fez , lider 99% do campeonato"

      Guilherme C. | 23/01, 22h40

  • Ver todos os comentários (19)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 35
Coritiba 33
Atlético-GO 30
Sport 30
Cuiabá 29
CRB 27
Botafogo-SP 27
Ponte Preta 27
Londrina 25
10º Operário 25
11º Paraná 25
12º Brasil de Pelotas 22
13º América-MG 21
14º Figueirense 21
15º São Bento 19
16º Vitória 19
17º Vila Nova 19
18º Oeste 19
19º Criciúma 18
20º Guarani 13

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Leandro R. 154 pts.
andre a. 149 pts.
Marcelo Carneiro 149 pts.
Leonel S. 148 pts.
Wellingtton Wellingtton 140 pts.
Ido M. F. 139 pts.
Hedy G. 138 pts.
Marcelo G. 135 pts.
Marcelo luczyszyn 135 pts.
10º Ricardo Honorio 135 pts.
11º Rodrigo P. 134 pts.
12º Juarez Mocelin 132 pts.
13º Robson R. 131 pts.
14º Gilmar Francisco das Chagas 131 pts.
15º Rupson F. 131 pts.
16º Alexandre Franco 130 pts.
17º CARLOS AUGUSTO B. 129 pts.
18º Luiz C. 127 pts.
19º Job Grassi 127 pts.
20º Admir Rosa 126 pts.
João L. 126 pts.
Julio C. R. 126 pts.
23º Rafael 126 pts.
L. G. Coltro 126 pts.
Alysson Delalibera 126 pts.
26º Rodolffo F. 125 pts.
27º Alysson Castro 125 pts.
28º Ricardo T. 125 pts.
29º Jose R. 124 pts.
F. 124 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Leandro R.
2º andre a.
3º Marcelo Carneiro
4º Leonel S.
5º Wellingtton Wellingtton

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet