COXAnautas - Coritiba Eternamente

05/09, 22h53 | Arquibancada | Sergio Brandão

No divã do analista

Acho que estamos precisando de um analista. É que a cada novo período do Brasileiro, elegemos a próxima rodada, ou dois, três ou quatro jogos, como decisivos para nossa pretensão futura.

Há anos vivemos assim, elegendo, escolhendo datas, como se déssemos nova chance ao Coritiba, mas para provar a nós mesmos que agora a coisa vai. Geralmente e ultimamente a coisa não vai!

Fazemos isso, lá no fundo crendo em pelo menos duas situações: ou estamos nos enganando ou de fato queremos acreditar que desta vez temos motivos suficientes para acreditar no time.

Chegamos até a ver -algumas vezes - um time mais promissor, como agora. Ou não?
Estamos mais uma vez vendo futebol onde não tem?

Meu conhecimento e de muitos aqui, parecem suficientes para entender que ainda estamos com os pés no chão, mas longe de um divã de analista.

É certo que não somos tudo isso, mas depois de anos, inclusive quando ainda habitávamos a Série A, temos agora finalmente um time mais confiável, mas ainda com um grande problema que pode servir como o maior impedimento para o retorno à série A de 2020: não temos elenco. Prova disso foi a última rodada. Com muitos desfalques beiramos aquele velho e medonho futebol medíocre, responsável pelo descrédito que nos deixou assim, descrentes, desconfiados, estudando adversários e as rodadas seguintes.

O empate em casa com o Vitória e a derrota para a Ponte, trouxeram de volta a desconfiança, por isso alguns aqui elegeram uma nova fase.

Para uns serão quatro, para outros cinco rodadas que podem definir o futuro do Coritiba nesta segundona.

Estes dias, Samir “abriu” pra imprensa que finalmente vai eleger o futebol como prioridade número um. Abrindo mão das finanças do clube, a menina dos olhos desta administração, compromisso que assumiu na TV COXAnautas, na sua primeira entrevista depois de eleito. Não foi o que fez e também não sei se agora consegue cumprir a velha promessa, de levar o Coritiba de volta à elite do futebol brasileiro. Não sei se apenas querer reverter este quadro só agora, será suficiente para levar o Coritiba ao seu lugar.

Sou mais por acreditar que se subir, será muito mais porque teve mais sorte que juízo.

Porque agora, montar o elenco que deveria ter sido montado ano passado ou no começo deste ano, pode ser tarde. Será preciso sorte e competência para garimpar mão de obra por aí. É que esta competência parece não ser o forte do departamento de futebol do Coritiba. Pior, acho que corremos novo risco de inchar o elenco, sem a qualidade necessária para terminar o ano sem sustos.

Ainda assim, quero acreditar que a sorte finalmente anda rondando o Alto da Glória.

Com tropeços, novas decepções e sustos, até o final do ano, estamos muito mais para uma UTI cardiológica, do que um divã de analista.

Debate

  • "Verdade, a nossa realidade é um tenebrosa. Série A, talvez ..."

    João B. | 09/09, 12h58

  • "Subir à primeira divisão, talvez sim, talvez não. Aguardemos.Vamos adiante."

    João B. | 09/09, 12h55

  • "Acho o time bem limitado,
    Porém ainda acredito que é o melhor elenco da série B
    E tem obrigação de subir."

    Cleber M. | 08/09, 04h52 | Móvel

  • "Diogo Matheus,Walinson Maia,Wilham Matheus, Giovanni o Gordo e Thiago Lopes,O que é isso Sr Presidente, sr Pastana?Por favor todos fraquíssimos,nível série c .Acordem.
    Samir tá brincando de presidir o Coritiba, precisamos de reforços pontuais para zaga, meia e lateral urgente.
    Com esses caras em campo todo jogo será um sufoco, se não nos reforçarmos não subimos e ano que vêm podem fechar as portas."

    luiz p. | 07/09, 01h15 | Móvel

  • "Trago verdades inconvenientes:

    1 - O Coritiba 2019 somente sobe para a série A ("SE" subir) com a ajuda dos fracos adversários da competição. Está atrás do bom time (porém minusculo) Bragantino e não dá mostras que pode supera-lo em pontos. Os demais adversários todos "batem cabeça" dentro da competição e possuem elencos tão frágeis quanto o do Coxa.

    2 - Uma vez que alcançado o objetivo desta temporada. Como montar um elenco bem superior a este para aguentar jogar a série A e SE MANTER nela: Sem dinheiro em caixa? Com a imagem do clube arranhada (boleiro não vem pra cá não)? Com empresários e coisas obscuras que acontecem aqui? Com essa "super talentosa e experiente" administração Samir?

    Honestamente, hoje eu não consigo responder o que é pior: continuar na B ou subir de qualquer jeito."

    Cristian N. | 06/09, 18h46

    • "Compartilho da mesma preocupação, o nosso quadro lembra, infelizmente, o Paraná que subiu no ano retrasado e fez uma campanha historicamente ruim na série A. Aliás o diretor de futebol é o mesmo.

      Parece copiar exemplos ruins é rotina no Coritiba.

      Em todo caso, penso que será melhor subir e quem sabe pressões de fora do campo levem o Coritiba a destino diferente do Paraná."

      Ezequiel B. | 07/09, 10h43 | Móvel

  • Ver todos os comentários (30)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 75
Sport 68
Coritiba 66
Atlético-GO 62
América-MG 61
Paraná 56
CRB 55
Cuiabá 52
Botafogo-SP 50
10º Operário 50
11º Ponte Preta 47
12º Vitória 45
13º Guarani 44
14º Brasil de Pelotas 44
15º Oeste 41
16º Figueirense 41
17º Londrina 39
18º São Bento 39
19º Criciúma 39
20º Vila Nova 39

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 327 pts.
andre a. 313 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 309 pts.
Rui Valente 304 pts.
Leandro R. 295 pts.
Marcelo luczyszyn 294 pts.
Waldir Laska 291 pts.
Leonel Schunig 290 pts.
Ricardo Honorio 287 pts.
10º Marcelo G. 280 pts.
11º Luiz C. 277 pts.
12º Jose R. 274 pts.
13º alessandro k. 271 pts.
14º Hedy G. 270 pts.
15º Rodrigo P. 268 pts.
16º Juarez Mocelin 267 pts.
17º Marcio Cardozo 267 pts.
18º Mauro S. 264 pts.
19º Ido M. F. 263 pts.
20º Julio C. R. 259 pts.
21º Tiago L. 259 pts.
22º Carlos N. 258 pts.
23º Vitor Guedes 258 pts.
24º Valdir T. 257 pts.
25º Alysson Delalibera 256 pts.
26º Job Grassi 256 pts.
27º João L. 255 pts.
28º Walber Gonçalves de Queiroz 254 pts.
29º Gelson Roberto M. 254 pts.
30º Robson R. 253 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Rui Valente
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet