COXAnautas - Coritiba Eternamente

08/05, 09h21 | Arquibancada | Sergio Brandão

O ideal é necessário

Se vai lotar de novo, não sei, como também não sei se vai vencer. Só sei que é bonito ver de novo as filas se formando em volta do Couto.

Não que eu esteja acreditando que tudo isso representa uma trégua da torcida que andava sumida de sua casa.

As partidas mais convincentes e a certeza que este time é melhor que os anteriores, é um dos motivos da volta do torcedor ao Couto, mas não mais importante que o valor do ingresso proposto. 15 reais para ver três jogos, a 5 reais cada um, tá até barato demais.

Comemoro a decisão dos dirigentes que me dá outra certeza: finalmente buscam caminhos para trazer a torcida de volta, e quem sabe fazendo disso o diferencial que um dia foi um de nossos trunfos em partidas jogadas em casa.

Precisou da morte de Krüger para entenderem o óbvio. Os mais intolerantes dirão outra obviedade: “é só montar um bom time que a torcida volta, independente do valor do ingresso”.

Neste momento quero apenas comemorar a volta da torcida ao Couto Pereira. Momento importante, onde todos estão fazendo a sua parte. E se de fato os resultados em casa forem de vitória, pronto, estará criada uma nova relação entre torcida e time. Uma aura que sem dúvida pode ser um ponto a favor e que pode determinar o futuro do Coritiba em 2019.

Uma vitória contra o Londrina em circunstância igual ou parecida como da estreia, contra a Ponte Preta, esquenta ainda mais esta relação que recomeça, mesmo ainda com algumas reservas.

Assim como na primeira rodada, em campo, o time precisa comprar esta ideia. Já mostrou que pode, mas nesta quinta-feira (9/5), precisa confirmar e fazer a mesma força a cada rodada. Precisa comprar o discurso feito nos bastidores que fizeram até aqui. Que cada rodada será uma decisão. Isso precisa ser repetido exaustivamente nas semanas de preparação para cada uma destas decisões. Precisa ser um mantra nos treinos e jogos.

Não haverá tropeço com erros que justifiquem um futebol abaixo do que este time vem apresentando. Do contrário, nem com portões abertos o Couto terá público para empurrar o Coritiba rumo à primeira divisão.

Torcida e dirigentes já fazem sua parte. Precisa o time nos convencer que agora a coisa vai.

Para que nas semanas seguintes, possamos ver novas filas se formando em volta do Couto, com grandes públicos em jogos com resultados que nos levem de volta à elite do futebol brasileiro.

Debate

  • "Muito bom seu comentário na totalidade. Fora dele Brandão, gostei demais da frase "Os intolerantes são chatos, mesmo quando tem razão". Se me permite vou usar no dia a dia.

    Aproveitando o espaço, no momento estou vendo o Zé Rafael e o Rafael Veiga titulares, jogando juntos no jogo do Palmeiras. Pra nós não serviam!"

    Admir Rosa | 08/05, 21h29 | Móvel

    • "Rafael Veiga serviu e bem, mas venderam a preço de banana, já o Zé Rafael teve poucas chances, mas teve um ano não me recordo qual que ele iria disputar posição com os demais do elenco durante o paranaense e ele preferiu ir para o Londrina, nunca demonstrou aqui vontade de jogar."

      Leandro W. F. | 09/05, 16h04

    • "O Zé Rafael teve várias chances e não deu certo, assim como o Thiago Primão, o Evandro, o Abner Real Madrid,o Rodrigo Ramos entre tantos. O time era outro bem como as necessidades da época. Com certeza hoje seria titular absoluto. Em 2012 eles brigavam por posição com Rafinha, Sérgio Manoel, Junior Urso, Tcheco, Everton Ribeiro, Lincoln, David. Não tinha como. Aliás, vejam os nossos meias de 2012. Agora é isso. Vamos com o que temos."

      Ary L. | 09/05, 16h37

    • "Lembrando ainda a passagem do Zé Rafael pelo Coritiba. 17 jogos no time principal e nenhum gol. Contra números.....existem poucos argumentos. Vou parar porque já estou ficando intolerante......"

      Ary L. | 09/05, 16h50

  • "Sou um crítico do Samir,mas a ação de baixar os ingressos para atrair a torcida novamente é muito válida. Moro em Ponta Grossa e estarei no estádio amanhã junto com familiares e amigos, é hora de acreditar que podemos subir !!"

    Amilton Cesar | 08/05, 19h48 | Móvel

  • Ver todos os comentários (36)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Botafogo-SP 16
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Brasil de Pelotas 12
12º Cuiabá 12
13º Criciúma 12
14º Oeste 12
15º Operário 10
16º Vila Nova 10
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 5
20º América-MG 5

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 86 pts.
Hedy G. 85 pts.
Leandro R. 84 pts.
Antonio Alvaredo Filho 83 pts.
Wellingtton Wellingtton 81 pts.
Leonel S. 80 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
Luis Henrique R. 78 pts.
10º Sanderson 77 pts.
Alysson Delalibera 77 pts.
12º Valdir T. 77 pts.
13º João L. 76 pts.
14º Vinicios A. 76 pts.
15º Jose R. 75 pts.
16º Aramis Vieira 75 pts.
L. Comeli 75 pts.
18º C. Nunes 74 pts.
19º Juarez Mocelin 74 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 74 pts.
21º Jobson Emanoel 73 pts.
22º Rodrigo P. 73 pts.
23º Robson R. 72 pts.
24º andre a. 72 pts.
25º Valdir 71 pts.
26º Johney S. 71 pts.
27º Andre T. 71 pts.
Julio C. R. 71 pts.
Jose Carlos R. 71 pts.
30º Daniel G. 71 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet