COXAnautas - Coritiba Eternamente

15/02, 09h39 | Arquibancada | Sergio Brandão

Piada pronta

Torcer para o Coritiba não basta apenas gostar de futebol. É preciso estômago e paciência. Ser Coxa é antes de tudo saber que, pelo menos nos últimos anos, e assim será nos seguintes, que se trata de algo muito diferente do que uma simples relação clube/torcedor.

Tem sido e ontem mais uma vez ficou claro que esta relação volta a ser turbulenta, como tem sido diante de fatalidades como nesta absurda estreia na Copa do Brasil em Minas. Como casamento em vias de acabar.

Sair da Copa do Brasil nestas condições é de " pegar o boné" e não voltar mais.

As relações ficam tão estremecidas e falta coragem para todos: de escrever sobre mais um fracasso e de ler sobre um novo fracasso.

Faz tempo que não lemos e nem escrevemos coisas boas por aqui. E isso cansa. Mais, muito mais, causa desistências, desinteresses...

O que era apenas futebol, passa a ser frustração, lembra algo ruim e como tudo já anda difícil na vida de todos, é natural o afastamento, restando apenas os torcedores incondicionais, os que estão com o Coritiba acima de tudo e de qualquer coisa. E mesmo assim, surgem novos afastamentos porque mesmo neste pequeno grupo, aparecem os que gostam do embate, provocando mais rupturas e novos afastamentos. Até que um dia restará apenas uma história para ser contada.

História que também está indo embora: com Jairo, Evangelino, Tião Abatia, Celio Maciel, Tobi, Zé Roberto e tantos outros.

No vestiário a conversa é a mesma. O discurso motivacional, "porque no domingo temos decisão", como tenta passar o treinador, mas já sabendo que seja qual for o resultado, pouco importa. Porque vencer é obrigação, como deveria ter sido ontem e se perder para o Cascavel, também não fará muita diferença porque já estamos mesmo acostumados com tudo isso.

Por isso a constatação que a relação com o Coritiba é outra coisa, muito mais que apenas torcida por um clube de futebol.

Nem os adversários zoam mais com a gente. Perdeu a graça, é comum ver o Coritiba se dar mal.

Viramos piada pronta, mas que já está perdendo a graça.

Debate

  • "O lateral-direito Rodrigo Ramos não pertence mais ao Coritiba. O clube rescindiu o contrato com o jogador de 23 anos, na última quinta-feira, segundo registro no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O vínculo do atleta ia até maio de 2020.
    E o Kadi, até quando?"

    Admir Rosa | 16/02, 08h12 | Móvel

  • "Vi a publicação do Luiz e fui atrás da notícia. Argentina foi...

    O Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club anuncia, na noite desta sexta-feira (15), que Argel Fucks não é mais o técnico da equipe alviverde. Quem também deixa o clube é o auxiliar técnico Glebson de Lira (Galeguinho).

    Para a partida do próximo domingo (17), diante do Cascavel pela fase semifinal da Taça Barcímio Sicupira, a comissão técnica permanente do Coritiba terá a responsabilidade de conduzir a equipe.

    Argel Fucks deixa o comando técnico do Verdão com aproveitamento de 48,1%, com seis vitórias, oito empates e quatro derrotas. O último jogo do treinador no comando da equipe foi na última quinta-feira, contra a URT, na derrota por 3 a 2 que eliminou o Coxa da Copa do Brasil."

    Admir Rosa | 16/02, 05h12 | Móvel

    • "A melhor noticia seria que a diretoria TODA tinha caido. Só o Argel não vai resolver nada, talvez ganhe o 1o turno do estadual.

      Não adianta, o fracasso esta no DNA do Samir"

      Luis Szlanda | 16/02, 08h11

  • "Realmente, esta derrota para o poderoso URT, dói de mais. O nível do Coritiba está realmente abaixo ... abaixo da segunda divisão."

    João B. | 16/02, 01h01

  • "Não sei mais o que é pior meu caro Sérgio.... O time, o técnico, a diretoria....
    Mas que vc tem razão sobre estar esgotando o limite com relação ao coxa, não tenho dúvida.
    Até tenho tentado animar com a contratação x ou y, mas o fato é que o Coritiba não ganha fora de ninguém faz muitos e muitos anos. E de uns tempos pra cá passou a ser mulher de malandro e apanhar em casa também...
    Quanta omissão deste Conselho do Clube, deixando uma diretoria destas........"

    Marcus C. | 15/02, 23h28

  • Ver todos os comentários (45)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet