COXAnautas - Coritiba Eternamente

10/08, 10h44 | Arquibancada | Sergio Brandão

Quem explica isso?

Que time é este que diante de uma das maiores crises vividas pelo clube, ainda consegue reunir multidões em torno de seu nome?

Que time é este que tem uma torcida que canta como num mantra, em rituais, parecendo querer juntar forças para espantar maus espíritos?

Que clube de futebol é este que quanto mais decepciona no que deveria ser a sua principal vocação, apaixona ainda mais a sua fiel torcida, que ultimamente volta a se reunir em torno de uma nova causa.

Motivada por estratégias de marketing, como nas recentes promoções de ingresso, mas que por qualquer outra razão se reúne em grande número, em festas que emicionam, mesmo onde a bola não rola. Basta ter a marca Coritiba, para uma nova festa começar.

Alguém já disse por aqui – imagina se tivesse um time minimamente razoável para torcer? E parece que pelo menos anda fazendo força para isso. Basta engrenar numa modesta série de empates e vitórias para trazer sua torcida de volta.

Foi assim, em 2009, em situação ainda mais difícil, vindo de um trauma que jamais será esquecido. Onde muitos acreditaram que naquela história chegava ao fim do poço.

Naquela dor, talvez tenha ficado a grande lição: que o Coritiba é maior que tudo, tendo sua torcida como maior patrimônio nesta sua centenária história. Não há presidente, má administração, surfistas e oportunistas que acabem com este amor. O clube sempre estará acima de tudo e de todos.

Em resposta ao seu descontentamento, como protesto, se manifesta contra seus administradores dentro e fora do estádio. Nas redes sociais e nos meios disponíveis, mas até aqui vem contando uma história de amor jamais vista no futebol do Paraná. Eu pelo menos nunca vi nada igual.

De parabéns o departamento de marketing por ter percebido este momento, com as promoções de ingresso que tem feito. Um dos poucos acertos nestes anos de dias negros vividos no departamento de futebol. Não temos o time que queremos, mas temos uma torcida que anda fazendo a diferença, abraçando o time. Muitas vezes não tendo a resposta que merecia, mas nem assim se afasta da causa maior que é a instituição Coritiba.

Parece não importar mais o local. No Couto, em shoppings, fazemos festa. Onde houver Coritiba, lá estaremos para gritar o seu nome.

Debate

  • "Só tem que colocar na cabeça dos jogadores e comissão técnica, ,que o Coritiba é gigante ...então independente de jogar em casa ou fora , tem a obrigação de buscar os 3 pontos . Quando um técnico fala que buscar um empate contra o poderoso Operário, é um resultado bom ,,eu como torcedor do Coritiba não posso aceitar e nunca vou aceitar . Quem comanda , tem que colocar na cabeça e atitudes nos jogadores de um time campeão, se vai perder ou vai ganhar são outros quinhentos . O Bragantino meteu 4 no Operário que sofremos pra empatar , então temos que tomar atitudes de time grande tbem fora de casa , e pra já."

    Jose Carlos R. | 13/08, 18h19 | Móvel

  • "Acho que essa iniciativa foi o único gol que Samir fez até hj,essa ele tá de parabéns.
    Mas em relação ao jogo de hj assisti ao Jogo do Brasil de Pelotas contra o Oeste,acharam o gol pois o zagueiro do Oeste deu um Mustela putorius furos inacreditavel,time bem fraco o deles.Acho que ganhamos fácil. 
    Porém o que me preocupa é o nosso futuro,pois se tivermos lesões ou suspensões não teremos banco para repor,nossas opções são péssimas , na meia cancha por exemplo sequer temos um camisa 10,para zaga sequer temos um bom zagueiro pelo lado direito.Patrick Brey que era opção para lateral e meia vai ficar um bom tempo fora,hoje vamos depender do Rolha de poço do Giovanni, pois é o que temos para meia,pois Luiz Henrique é bem fraco como jogador.
    Temos que pensar um pouco mais na frente e um pouco mais alto,pois ter opções de reposição como Romércio, Thalinson Kelvin,Alex Alves,Fabiano,Sávio, Victor Carvalho ,Luiz Henrique, Welisson, Iago Dias,Matheus Bueno,Lucas Tocantins,Nathan fica bem difícil, pois vai existir contusões, suspensões.
    Precisamos de pelo menos 2 reforços. ACORDA PASTANA,ACORDA SAMIR.""

    luiz p. | 13/08, 11h14 | Móvel

    • "Reforços esqueça. !!!..só se aparecer um empresário pra desovar alguém por aqui ."

      Jose Carlos R. | 13/08, 17h56 | Móvel

  • "Samir e seus patetas tiveram muitas bolas foras em sua gestão, mas a iniciativa de lotar o estádio foi um golaço"

    Tiago C. | 13/08, 04h14 | Móvel

  • "Nós torcedores fazemos essa Instituição chamada Coritiba. A eleição acabou, aliás , teremos outra daqui um ano e 5 meses, aí é momento de avaliar e corrigir os rumos do Clube (não deixar que o ego traia o futuro deste grande Clube). No momento, continuemos fazendo nossa parte, apoiando o Clube , independente de Diretoria (ela vai passar), a Instituição vai ficar. Não há mal que dure para sempre, avante Coxa, Nós torcedores te Amamos e o carregaremos junto com nossos briosos atletas a conquista. A continuar nesta toada de paixão e entrega, 2020 será muito melhor."

    Davi M. | 12/08, 10h39

  • Ver todos os comentários (28)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 35
Coritiba 33
Atlético-GO 30
Sport 29
Botafogo-SP 27
CRB 26
Ponte Preta 26
Cuiabá 26
Londrina 25
10º Operário 24
11º Paraná 24
12º Brasil de Pelotas 22
13º Figueirense 20
14º Vitória 18
15º Vila Nova 18
16º América-MG 18
17º Oeste 18
18º Criciúma 17
19º São Bento 16
20º Guarani 13

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Leandro R. 148 pts.
andre a. 147 pts.
Marcelo Carneiro 145 pts.
Leonel S. 137 pts.
Hedy G. 137 pts.
Ido M. F. 137 pts.
Marcelo luczyszyn 135 pts.
Marcelo G. 134 pts.
Ricardo Honorio 133 pts.
10º Wellingtton Wellingtton 131 pts.
11º Rodrigo P. 131 pts.
12º Juarez Mocelin 130 pts.
13º Robson R. 128 pts.
14º Rupson F. 128 pts.
15º CARLOS AUGUSTO B. 127 pts.
16º Julio C. R. 124 pts.
17º Alysson Delalibera 124 pts.
18º Gilmar Francisco das Chagas 124 pts.
19º Sanderson 123 pts.
L. G. Coltro 123 pts.
21º Jose R. 122 pts.
Luiz C. 122 pts.
23º Job Grassi 122 pts.
L. Comeli 122 pts.
25º Luis Henrique 121 pts.
26º Valdir T. 121 pts.
Tiago L. 121 pts.
28º Alexandre Franco 120 pts.
João L. 120 pts.
30º F. 120 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Leandro R.
2º andre a.
3º Marcelo Carneiro
4º Leonel S.
5º Hedy G.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet