COXAnautas - Coritiba Eternamente

15/05, 06h41 | Arquibancada | Sergio Brandão

Rafinha, 6 anos depois

O Coritiba só se manifesta oficialmente sobre contratações quando tudo já está acertado e assinado. A notícia sempre vem acompanhada com a foto do recém chegado já vestindo a camisa Coxa, com publicação no site do clube.

Tudo bem, afinal, a ideia é tentar ser o mais profissional possível, eliminando toda e qualquer especulação, o que geralmente acontece quando o acordo entre clube e jogador acaba não acontecendo.

Rafinha só será oficializado como nova contratação, depois de tudo acertado entre as partes. Mas apenas neste caso, porque Pastana já se antecipou, em entrevista ao globoesporte.com, falando sobre o assunto antes do fechamento do negócio? Quem sabe esteja aí, um ruído na comunicação entre departamentos, mas que diante dos muitos problemas que vive o Coritiba, pouco importa. Isso acaba sendo mesmo quase irrelevante para nós torcedores, mas que lá dentro com certeza terá cobranças, pelo menos deveria ter. Principalmente porque neste caso, quem cuida diretamente da contratação é o próprio presidente Samir Namur. Como já disse, problema deles, não nosso.

A quase certa vinda de Rafinha, me chama a atenção por um outro fato. O assunto está sendo tratado como a grande contratação do Coritiba para a temporada. E de fato é, mas quem sabe o assunto mereça um pouco de reflexão, porque se trata de um atleta “quase” veterano que teve seus melhores dias no próprio Coritiba, de 2010 a 2013, mesmo que agora ainda estivesse em franca atividade no Cruzeiro. Rafinha era o coringa de Mano Menezes, no time.

Seja como for, nem consigo lembrar quando foi que o Coritiba anunciou a sua última “grande” contratação. Quem sabe Kleber, o Gladiador? Não sei .

O certo é que Rafinha talvez não saiba, mas chega com uma responsabilidade maior do que imagina. Vai cair sobre seus ombros, sonhos para soluções de problemas que talvez não consiga resolver sozinho. Além de levar em conta que quase 6 anos já se passaram e Rafinha pode não ser mais o mesmo.

Mas ainda prefiro acreditar que o amadurecimento lhe trouxe mais experiência e está melhor ainda.

Só não esperem dele a principal característica que marcou sua passagem no Coritiba, que foi a velocidade pelos lados do campo. A velocidade de Rafinha pode não ser mais a mesma.

Mas chega mais maduro, quem sabe tenha descoberto outras valências, com outras qualidades em seu futebol.

Certeza tenho uma : no mínimo Rafinha será um diferencial nesta limitada Série B. O Coritiba ganha com este jogador, sim.

Debate

  • "Lembro que em 2010 vinhamos de uma queda dolorosa pra B e os episódios tristes do jogo da queda foram fantasmas que perseguiram o time.

    Rafinha, Gago, Eltinho, Leonardo e David vieram do Paraná e do Avaí, e caímos de pau nas contratações, como de costume. Junto com eles Bill, Donizete, Wanderlei e Marco Aurélio, Jeci... Desceram a lenha na diretoria e nos caras. E na manutenção do NF.

    Mas em campo deram a resposta.

    Que possamos ser surpreendidos por um novo tempo de glórias. Merecemos. Sofremos muito nesses últimos tempos.

    Bem vindo Rafinha."

    Gerson Lima | 16/05, 23h55 | Móvel

  • "Seja como for, foi muito boa a vinda dele pra cá. Se um patrocínio pontual do Madero cujo dono é atleticano já fez o ingresso cair pra cincao, trouxe o Rafinha, penso que um pouco mais de arrojo trazemos um meia de qualidade.
    Aí é jogar pra ser tricampeão da B.

    Não acho Sérgio que o Rafinha ficará com a responsa do protagonismo. Acho que vai dar um aumento de qualidade no próprio elenco. Os jogadores vão render mais."

    Gerson Lima | 16/05, 23h48 | Móvel

  • "Estou muito feliz com a contratação, mas ele não será o salvador da Pátria, se o time for mau escalado não adianta, na minha humilde opinião tem que tirar fora o Fabiano da lateral esquerda e recuar o Brey como ala, no meio Giovani,Rafinha e João vitor, no ataque Arancibia, Welinton Jr. e Rodrigão, na zaga Sabino e Alan Costa e na outra lateral o Salles."

    Jorge Antonio Nardin | 16/05, 16h28

  • "o torcida chata, nada esta bom, estão trazendo um jogador que conhecemos, bem acima da média tecnicamente falando, jogador que não se acha em muito time de série A, estava jogando num dos melhores times do futebol brasileiro, recheado de craques, segunda melhor campanha na primeira fase da libertadores, e ainda questionam, não sei o que querem"

    José R. | 16/05, 11h21

    • "Voz de bom senso...tem gente não torce, reclama, vai no campo pra xingar e despejar frustrações. Povo chato ducarai. Venha Rafinha...detona tudo."

      Massimo T. | 16/05, 15h36 | Móvel

    • "Pois é cara, se vc acredita que tem razão e a torcida sendo chata estamos no segundo ano pra voltar, imagine sendo vaquinha de presépio...."

      Ivan H. | 16/05, 20h21

    • "Torcida chata sim!"

      Jorge Luiz Lopes | 17/05, 06h05

  • Ver todos os comentários (50)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Botafogo-SP 16
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Brasil de Pelotas 12
12º Cuiabá 12
13º Criciúma 12
14º Oeste 12
15º Operário 10
16º Vila Nova 10
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 5
20º América-MG 5

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 86 pts.
Hedy G. 85 pts.
Leandro R. 84 pts.
Antonio Alvaredo Filho 83 pts.
Wellingtton Wellingtton 81 pts.
Leonel S. 80 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
Luis Henrique R. 78 pts.
10º Sanderson 77 pts.
Alysson Delalibera 77 pts.
12º Valdir T. 77 pts.
13º João L. 76 pts.
14º Vinicios A. 76 pts.
15º Jose R. 75 pts.
16º Aramis Vieira 75 pts.
L. Comeli 75 pts.
18º C. Nunes 74 pts.
19º Juarez Mocelin 74 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 74 pts.
21º Jobson Emanoel 73 pts.
22º Rodrigo P. 73 pts.
23º Robson R. 72 pts.
24º andre a. 72 pts.
25º Valdir 71 pts.
26º Johney S. 71 pts.
27º Andre T. 71 pts.
Julio C. R. 71 pts.
Jose Carlos R. 71 pts.
30º Daniel G. 71 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet