COXAnautas - Coritiba Eternamente

27/05, 11h37 | Arquibancada | Sergio Brandão

Retorno do fundamento

A arte das tabelinhas! Fundamento do tempo quando fui apresentado a uma bola de futebol. Não havia outro caminho para se chegar à frente, a não ser com tabelinhas ou dribles.

Com certo exagero, é claro, mas com muita verdade, meu amigo Tusquinha, Ayrton Batista Jr, diz que esta arte preciosa do futebol, está de volta ao Coritiba com Rafinha.

É verdade. O primeiro gol de Rodrigão diz isso, no famoso um dois que fizeram, Rafinha e Rodrigão.

Uma troca de passe, com um gol usando um fun-da-men-to do futebol, também nos mostra o tamanho de nossa carência.

Cena comum por aí, neste mundo do futebol, jogado quando vemos alguma qualidade, mas que no Coritiba, só agora festejamos, tamanha a nossa carência neste período de vacas magras. Já tivemos esta qualidade que foi um diferencial nosso, mas há muito tempo passando longe do Alto da Glória.

Rafinha já mostrou que será este diferencial nesta Série B. Só por isso já terá valido a volta deste baixinho no ataque do Coritiba. Nas tabelinhas com Rodrigão ou com qualquer outro companheiro, seja lá com quem for, entre tabelinhas ou dribles, que leve o Coxa de volta à primeira divisão. Que seja com Rafinha e seus parceiros, o nosso caminho para sair de onde estamos estagnamos já há muito tempo.

Que Rafinha faça de Rodrigão o principal artilheiro de segundona. Mas acima de tudo nos devolva um pouco desta qualidade perdida no tempo.

É apenas o começo, a volta de um jogador que, a cada dia faz aumentar a expectativa em torno da sua volta , tamanha a carência do clube com o futebol de alguma qualidade.

Nem que seja assim mesmo, apenas com um mísero jogador com alguma qualidade. Rafinha é um diferencial. Não porque é um jogador excepcional, mas apenas porque domina os fundamentos, coisa que no Coritiba tentam e não acham ou não sabem procurar.

Sim, a volta de Rafinha pode também mostrar a distância que nos separa do mínimo aceitável.

Aproveito para mais uma vez lembrar que Rafinha não fará sozinho o serviço. Não pode ter sob sua responsabilidade toda a carga de levar o Coritiba de volta à primeira divisão.

Um Rafinha só não faz verão!

Debate

  • "Boa Clayton, não conheço muito bem as características de cada um pra saber se podemos jogar num 3 5 2, mas é uma boa escalação. O W Maia joga fácil nesse time."

    Mauricio M. | 28/05, 19h59 | Móvel

  • "Boa Sérgio. Só gostaria de fazer um comentário sobre a nossa grande imprensa. Quando o Coritiba começa a ganhar, começam a pipocar notícias para mudar o foco: Estádio balança que balança, pauta de reuniào do Conselho que vaza: Coritiba só tem dinheiro até setembro e assim por diante...qual o interesse?"

    Anderson Duarte S. | 28/05, 15h41 | Móvel

    • "O interesse é prejudicar o Coxa e colocar cada vez mais na mídia os poodlhes ..só isso ..."

      Jose Carlos R. | 29/05, 19h15

    • "Gazetinha dos poodles, Napoleão Almeida (uol), Monique Vilela (banda b), ou o Abrilino Gomes (transamerica)? Nunca foge desses aí (antigamente era só o Mafuz, mas se multiplicam que nem barata)..."

      Samir Michel | 29/05, 21h16

  • "Minha escalação para o Coritiba seria com três zagueiros, liberando nossos laterais:

    Wilson, Alan C, Sabino e Walisson M, Diogo M e Patrick B, João V, Salles e Luizinho (até chegar um vdd 10), Rafinha e Rodrigão."

    Clayton C. | 28/05, 12h02

    • "Bem isso , ...melhor que escalar o gordinho Giovanni e jogarmos com um a menos ."

      Jose Carlos R. | 29/05, 19h16

  • Ver todos os comentários (25)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet