COXAnautas - Coritiba Eternamente

05/01, 10h53 | Arquibancada | Sergio Brandão

Lateral dos sonhos

Entre as muitas consequências de uma administração errada, amadora, sem estratégia, no Coritiba a gente pode entender melhor, e como um bom exemplo, nestas primeiras especulações sobre o nome de Rafinha, lateral direito, ex- Coritiba, hoje no Bayern de Munique, com sua possível volta ao futebol brasileiro.

Desde que saiu daqui, em 2005, via Schalk 04, Rafinha sempre falou que se um dia tivesse que voltar, gostaria de terminar sua carreira onde começou, no Coritiba, clube que o jogador se declara como torcedor. História muito parecida com a que aconteceu com Alex , guardadas a qualidade, projeção conquistada na Europa, como também a posição em campo.

Sim, o lateral-direito Rafinha anuncia que pode estar perto de retornar ao futebol brasileiro, se não agora, pelo menos a partir de junho, quando termina seu contrato com o Bayern.

Hoje com 33 anos, o jogador já desperta interesse de alguns clubes grandes, como o Flamengo que já iniciou os primeiros contatos. Esta semana, o vice de futebol flamenguista, Marcos Braz, esteve reunido com representantes do lateral em São Paulo. Rafinha também é sondado por outros clubes, inclusive da própria Alemanha, do futebol asiático e também do Brasil.

Onde entra o Coritiba nesta história? Há alguns anos, o jogador chegou a afirmar, em entrevista a um canal de tv, que gostaria de voltar a jogar pelo Coritiba. Só que o momento financeiro do clube e o fato de estar disputando a Segunda Divisão, deixam a vinda de Rafinha como um sonho impossível. Se um dia Rafinha vier, será de outra forma e seguramente com outra filosofia administrativa.

Uma visão que os atuais dirigentes Coxa não conseguem ter. Não conseguem adotar o óbvio, com a máxima que dinheiro chama dinheiro. E que hoje o futebol Coxa não é um escritório de contabilidade, mas precisa ser de uma administração moderna, com visão estratégica, pensando no futebol como um grande negócio.

Rafinha e tantos outros atletas de qualidade, seriam neste momento, a segurança de dias melhores no futebol. com arquibancada cheia, mais sócios, atraindo patrocinadores, valorizando a marca do clube com consequência no marketing direta nas finanças do clube. Mas não Samir pegou um clube decadente e o afunda cada vez mais.

Debate

  • "Penso que toda as trapalhadas e decadência dos últimos 15 anos não está na vinda de ex-idolos. Pra mim tudo fica por conta da administração arcaica instalada no Coritiba.

    Um clube entupido de jogadores presos aos inúmeros empresários, não tem a mínima chance de evolução. A mentalidade é arcaica e antiga. O pensamento é de sobrevivência e de milagres. Tudo sempre fica para o próximo ano.

    Assim, nem Alex e Rafinha deveriam vir e muito menos responsabilizados por eventuais fracassos. Ambos são bem sucedidos dentro e fora do campo. Enquanto o clube sobrevive de migalhas eles não tem problemas e também não serão mais soluções.

    Temos crise administrativa de gestão bem relevante. Nossa estrada é está que vemos, bem sinuosa e sempre perigosa. Pescar peixe morto não é saudável! A solução vem da base. É a partir dos pilares que se constrói solidez e define o tamanho que você quer projetar.

    Desejo a todos aqui, que possamos ter acima de tudo, um 2019 repleto de saúde, paz e sucesso. Extensivo à todos nossos familiares a aqueles que nos respeitam."

    Admir Rosa | 06/01, 08h17 | Móvel

  • "Se eu não estou engando o amor do Alex era R$600,00.00 por mês então de quanto seria o amor do Rafinha? Isso por que quando o Alex voltou o Coritiba estava em um outra condição não só financeira mas como na série A. Então!!!
    Se eu não me engano o Flamengo estaria interessado por ele, talvez se tivéssemos, conseguido o acesso seria até possível."

    Thyrso Ben Hur | 06/01, 00h34

  • "Edson, com todo respeito, nosso Coritiba foi conduzido pro fundo do buraco.
    Quais os responsáveis por conta disso? Eis a questão que colunista algum ou qualquer um de nós, meros torcedores, enfrentam."

    J. Mario | 05/01, 18h17

  • "Rafinha não vem.. é fácil ter amor mas é difícil Fazer parte de um clube que não ganha nada, não tem nada de patrimônio..

    Seria a mesma coisa que sair do alto escalão pra jogar a suburbana..

    Coritiba virou um Botafogo: todo sabe que existe, mas não entendem o porque!"

    E. Oliveira | 05/01, 18h10 | Móvel

  • "Tá na hora de torcedores verem a administração de um clube de modo profissional. Apesar do Clube hoje se encontrar em dificuldade financeira, não foi somente o Alex que faliu o Coritiba, depois de Evangelino não houve outro Presidente que pensasse em títulos e aumentar o maior patrimônio de um clube: o seu torcedor! (Talvez o Dr Vilson, mas faltou algo..., mas tambem tenho restrições na sua administração) Tenho inveja de não termos um Petraglia em nossa Direção mesmo com seu ar prepotente. Mas como empreendedor é um exemplo que devemos observar. Há anos falta gestão empresarial em nosso Amado Coritiba! Chega de amadorismo: TORCEDOR DE PRESIDENTE DE CARTORÁRIO ETC. Precisamos de um Dirigente que encare o futebol com profissionalismo."

    David B. | 05/01, 18h00 | Móvel

    • "Perfeito, David B. Seu comentário merece nota dez e meio com louvor.
      Defendo a mesma tese.

      Fora Samir infantil que infelizmente vão continuar no clube em 2019,por conta do apoio em assembléia de alguns conselheiros e do tal de VRA."

      J. Mario | 05/01, 18h10

  • Ver todos os comentários (17)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet