COXAnautas - Coritiba Eternamente

30/12, 16h02 | Arquibancada | Sergio Brandão

Um pacote que (não) vem do céu

Assim como Alex, que chegou de helicóptero, como grande contratação naquele ano de 2012, depois de anos, ou nunca na vida Coxa - alguém com tanto nome assim, foi recebido no Couto com tanta festa, como a que fizeram para Alex quando voltou.

Só mesmo no Coritiba aquilo seria possível. Revelar ao mundo do futebol um craque, vender para consumo interno a um preço bem acessível, para depois ganhar o mundo, fazer parte das constelações que o futebol brasileiro revelou, e só ao final dos seus dias, com a bola ainda sob controle dos pés, encerrar a carreira aqui no clube que o revelou.

Foi muito bom. Foi um marco na história do Coritiba, que na época vivia com a auto-estima em baixa. Entre as muitas façanhas de Vilson Ribeiro de Andrade, sem dúvida a vinda de Alex foi uma delas.

Aos gritos de o “capitão voltou”, o namoro não deu certo porque junto surgiram problemas sérios de relacionamento entre o Vilson com o próprio Alex.

Naquele dia da chegada de Alex, que veio do céu, embarcado num helicóptero ali no Barigui, o Couto via pela primeira vez uma grande festa de recepção, preparada para receber um ídolo. Os três anéis da entrada do estádio, se encheram das cores do clube para recepcionar o “menino de ouro”. Festa digna dos grandes clubes quando anunciam a contratação de um grande craque.

Para ser otimista, dá pra classificar que a volta de Alex ao Coritiba, foi bastante turbulenta. Não por culpa de Alex, mas as expectativas não se confirmaram.

O time dado a Alex não estava à altura do menino de ouro que aqui encerrou sua carreira ainda jogando muita bola, mas o Coritiba não. Nem dentro e nem fora de campo. Mesmo assim, Alex encerrou sua carreira por cima. Apesar de tudo, com o clube mal administrado, ainda na primeira divisão. E Alex praticamente carregou o time nas costas, enquanto conseguiu.

Vão os dedos ficam os anéis. Foi Alex e voltou Vilson que mesmo tendo um segundo mandato desastroso, hoje ressurge como salvador da pátria para alguns. Nem contra e nem a favor. Muito pelo contrário. Torço pelo Coritiba, pelo seu sucesso.

Numa clara barganha feita na famosa e recente votação que colocou água na fervura que votou o impeachment de Samir, Vilson reaparece, ainda que timidamente, mais uma vez para tentar apagar um grande incêndio.

Se repetir suas ações do primeiro mandato, teremos mais uma vez, o retorno de um time de futebol para torcer.

Logo saberemos: se Vilson inventar helicóptero para a qualidade dos atletas que Samir e Pastana insinuam, estamos roubados.

É do profissionalismo, é da visão estratégica de Vilson, que o Coritiba precisa. Sem as pompas, holofotes e a vaidade que Vilson vai ter que administrar. A dele e dos demais comandados.

Debate

  • "É um pacotaço só de saídas, esse Samir não aprende, será que vamos perder mais um ano por incompetência."

    P. Eder | 02/01, 09h00 | Móvel

  • "Não existe almoço grátis. Se o VRA apoiou o incompetente e fraco Samir é porque ele o vê como outro Cirino. Se for assumir o controle do Clube que seja como em 2010, quando manteve o Ney Franco, um bom técnico, e o Departamento de futebol sabia identificar bons jogadores ao Clube. Alguns acham 2011 um ano extraordinário; teria sido se não fosse aquela besta do MO, que nos fez perder uma Copa do Brasil dada e uma vaga na Libertadores para o CAP rebaixado. Enfim, vamos aguardar o que virá pela frente."

    Emerson Faria | 31/12, 18h34

  • "Bom Ano Novo ao CFC e a todos os torcedores coxas e integrantes aqui do site.
    Que 2019 seja bem melhor mas muito melhor pro nosso clube e pra todos nós coxas.
    SAV"

    J. Mario | 31/12, 17h13

  • "E com a queda do Coritiba no ano do seu centenário, tirou o Coxa de buraco que muitos acreditavam que não saía mais!"

    José C. | 31/12, 17h05 | Móvel

  • "Vilson Ribeiro de Andrade, foi melhor que muitos outros que passaram pelo Coritiba, pelo menos com ele tivemos esperança de títulos nacionais e participação na libertadores!"

    José C. | 31/12, 16h55 | Móvel

  • Ver todos os comentários (26)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet