Barulhos do Couto
Sun Tzu escreveu o famoso tratado intitulado “a arte da guerra” há mais de 2500 anos. Ofereço aqui um top 10 de dicas para o Zago, jogadores, diretores e novos membros da SAF aprenderem um pouco (basta mudar a palavra “guerra” por jogo” ou “campeonato”. Ainda farei algumas reflexões ao lado de cada dica.
1. Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perder; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio será derrotado em todas as batalhas. (Como um técnico chega num time sem saber quem são os jogadores? E como demorar tanto tempo para saber quem é seu melhor jogador, como Moreno? Zago, essa é pra você!)
2. A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante. (Se abdicar de atacar é assumir a derrota, basicamente).
3. A vitória está reservada àqueles que estão dispostos a pagar o preço. (Este é para todos – chega de melindre...)
4. Toda guerra é baseada em dissimulação. Por isso, quando capaz, finja ser incapaz; quando pronto, finja grande desespero; quando perto, finja estar longe; quando longe, faça acreditar que está próximo. (O nosso elenco é fraco e limitado, então temos que ter atitude de um time enxuto, mas sem faltar guarra, força e união)
5. Existem cinco perigos que podem afetar um general: imprudência, que leva à destruição; covardia, que leva à captura; temperamento precipitado, que pode ser provocado por insultos; senso cego de honra, que é sensível à vergonha; excesso de solicitude para com seus homens, que os expõem a preocupação e angústia. (Este serve para diretoria, comissão técnica, jogadores e sei lá mais quem).
6. O combatente inteligente olha para o efeito combinado de energia e não necessita de tantos indivíduos assim. Daí sua capacidade de escolher os homens certos e utilizar da mesma energia combinada. (Escolha os melhores pra jogar, Zago, e para de ser teimoso!!!)
7. Quando o general é fraco e sem autoridade, quando suas ordens não são claras e coesas, quando não existem regras fixas aos seus oficiais e quando as fileiras de homens são formadas de forma casual e desleixada, a consequência é a total desorganização. (Diretoria, SAF, Português e Zago???)
8. Se o seu oponente é de temperamento colérico, procure irritá-lo. Finja ser fraco, que ele vai se mostrar arrogante, e vulnerável. (Está ganhando o jogo, faz cera, irrite o adversário, mas não perca a chance de levar os pontos pra casa).
9. Seremos incapazes de transformar vantagens naturais para uso a menos que façamos uso de guias locais. (Onde está a palavra da comissão permanente?)
10. A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade. (Eu também diria “não sendo teimoso”)
E uma dica a mais, de lambuja:
11. No meio do caos há sempre uma oportunidade. (Esta é para nós, torcedores, uma hora voltaremos a ver nosso Coritiba gigante!)
SAV
PS: texto pelo site https://laparola.com.br/65-ensinamentos-de-sun-tzu-no-livro-a-arte-da-guerra
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