COXAnautas - Coritiba Eternamente

05/09, 10h49 | Bastidores COXAnautas | Marcelo Carneiro

Tristeza e desesperança com o Coxa

Nessa nossa vida única e breve, andamos muitas vezes tateando, cegos, em busca de felicidade e de prazer.

Ontem completaram 6 meses do falecimento repentino do meu pai. Ele, junto com meu avô, que me fez Coxa-Branca. Ele que me ensinou a ter prazer em torcer pro Coritiba.

Já houve épocas em que o Coritiba era tudo pra mim.

Eu pagava sócio mensalmente, durante anos, sem sequer usar a minha carteirinha, pois tinha acesso com meu pai, proprietário de cadeira. Era só pra "ajudar".

Torcia, xingava, passava a semana falando dele, eu até brincava que o Coritiba era minha religião. Quando ganhava, minha semana era colorida, verde e branca. Quando perdia eu queria enfiar minha cabeça no chão e esperar o tempo passar.

Quando conheci minha atual esposa, as atenções já começaram a ser divididas, pois a paixão por ela era muito grande. Depois, então, quando conheci o criador de todas as coisas, Deus desse universo, e experimentei o amor verdadeiro que a gente não vê, as demais coisas perderam mais ainda a importância. E, com o passar dos anos, entre elas, o Coritiba.

Cheguei a "sumir" por um tempo até de comentar, de participar do site, deixei de ir em jogos... pois eu percebia como, às vezes, as coisas não faziam sentido da forma que eu, na minha ignorância, imaginava.

Mas tudo é passageiro e a vida é composta de fases. No nosso Coritiba, foi uma sequência de gestões, mandos e desmandos, mais erros que acertos, que foram afundando nosso clube. Mas cada gestão passou, foi embora, deixando suas cicatrizes.

Nesse ano, com a turma que está lá, parece que essa falta de conhecimento, especificamente no futebol, somada a uma dose de soberba e isolamento de quem poderia ajudar, o torcedor, está trazendo uma sensação coletiva na torcida de desesperança. Mais próximos da série C do que da A, parece que a frase que se diz no Cori é "o último que sair, apague as luzes". A torcida não está aguentando mais. Não tem nem força, parece, pra tentar mudar alguma coisa.

Confesso que, de um ano pra cá, o que tem me segurado a continuar torcendo e acompanhando são meus amigos Ricardo Honório e Sérgio Brandão. Com a ida do meu pai em fevereiro, com quem eu acompanhava semanalmente os resultados, esses dois caras são exemplos pra mim de dedicação e amor ao clube.

Cada um também com seus problemas pessoais, mas com uma amizade que supera essa fase terrível do Coritiba e nossos problemas. Um escrevendo um livro, outro mantendo a dedicação para que milhares de torcedores continuem bem informados pelo site.

Vamos em frente. Cada coisa com sua medida. Pois o Coritiba é maior do que cada um de nós e daqueles que hoje parecem afundar nosso clube. Mas as amizades que conquistamos são ainda maiores. E a eternidade que o Filho de Deus nos oferece de graça, se comparada com esse tempo efêmero de sofrimento que temos aqui, e infinitamente maior.

Que Deus nos abençoe. Que nosso Coritiba possa sair desse buraco, que possamos ver estádio cheio novamente, torcer e comemorar grandes vitórias. Esse é meu desejo. Mas se a teimosia prevalecer e os erros continuarem, que a gente saiba que há coisas muito maiores que precisamos abrir os olhos e nos atentar, pois em pouco mais de dois anos, estarão todos fora.

O Coritiba continuará existindo enquanto o mundo for mundo. Acredito nisso.

E mesmo depois, um dia, todo esse sofrimento se acabará e não precisaremos mais buscar prazer nas coisas passageiras. Essa verdade ninguém poderá mudar, jamais.

Enquanto isso, busquemos ser humildes, e amar as pessoas. E continuar torcendo pelo bem, mantendo o otimismo, com a ajuda daquele que é pra sempre Pai.

Debate

  • "Marcelo,

    Há muito anos não logo no site, pois, como você tão bem coloca em seu texto, a vida é cheia de fases e em cada uma delas determinados aspectos tem mais ( ou menos ) importância.

    Assim como você, fui influenciado por meu avô e meu pai...assim, como influenciei meus filhos e ( em breve ) meus netos. São essas coisas que valem viver a vida que vivemos !

    Seu belíssimo texto retrata isso com uma profundidade muito grande, pois o nosso tão amado C.F.C. é importante para todos nós, mas, nunca, fundamental.

    Parabéns, assim como ao Honório e a Sérgio pela resiliência em manter o Site, e que Deus possa iluminar o caminho de todos nós.

    Abraços,

    __________
    Marcos P."

    Marcos P. | 22/09, 13h10

  • "Simplesmente fantástico seu texto...
    Parabéns"

    Jose B. | 20/09, 23h25 | Móvel

  • "Olhando o seu texto, aliás exímio e belíssimo texto, fico imaginando quantas vezes batemos na mesma tecla de relembrar as glórias do passado.
    O que esta medíocre diretoria tem feito conosco, isto é, nos "presenteando" com um bando de jogadores medíocres, é altamente assustador.
    No choque de realidade, agora é hora, pasmem, nós temos que nos contentar em manter este time na série B. Verdadeiramente, este é o pior time da história do nosso sempre glorioso Verdão do Alto da Glória."

    Paulo R. | 16/09, 17h08

  • "Parabéns meu caro Marcelo...pelo lindo e tocante texto.
    Lembro me muito bem do seu respeitável pai,e de você e sua namorada, imagino que atual esposa, anos seguidos há 2/3 metros de distância lá nas cadeiras, e eu sempre também com meu pai e muito também com meu filho,com sol, com chuva,frio ou calor,de dia ou de noite, graças ao amor que nutridos pelo nosso glorioso de outrora CFC.
    Bons e inesquecíveis tempos!
    Meu amado pai também se foi há 6 anos, deixando uma saudade imensuravel. E eu também já cansado de nos últimos 20 anos de ver gestões incompetentes que vem nos envergonhando ano após ano, confesso que cansei de como torcedor assiduo, sócio e integrante ativo do Conselho, de permanentemente cobrar e criticar estes dirigentes incompetentes das ultimas gestoes, cansei de dar murro em ponta de faca e me afastei de vez.
    Como você também tive a felicidade de conhecer melhor, ler e entender a palavra do nosso DEUS PAI TODO PODEROSO, e dentro da minha condição e capacidade procurar prática lá e viver da melhor maneira comigo mesmo e com aqueles que me rodeiam.
    Quanto ao nosso querido CORITIBA, vivo das maravilhosas lembranças de um passado Glorioso de conquistas inesquecíveis e do prazer que tínhamos de ver e aplaudirmos belos times que nos proporcionavam aquele grito gostoso de ...E CAMPEÃO...E CAMPEÃO !!!
    De lá para cá acompanho diournamente através da TV, internet,jornais e rádios, está triste trajetória de conselho, e diretorias incompetentes que estão fazendo de tudo para nos envergonhar e brilharem o caminho de uma Portuguesa por exemplo.
    Lamentável sob todos os aspectos.
    Abraço Marcelo."

    Celso Carlos Moreira | 16/09, 10h09

  • "Parabéns pelo texto Marcelo. Nessa vida, tudo é passageiro. Por isso não vale a pena se apegar a conquistas passadas, tampouco sofrer pelas desilusões mundanas. Não fico remoendo contra a atual diretoria, não espero ser campeão brasileiro, apenas quero estar junto do meu filho no Couto Pereira e curtir o momento. Nós fazemos nossa felicidade. Não esperemos Samir e Cia para sermos felizes como coxas brancas. O meu amor pelo CFC não é medido pelas conquistas, muito menos pela colocação do clube no cenário nacional. Eu curto cada vitoria, sofro com cada derrota, mas a vida segue adiante para a próxima partida. SAV"

    Rafael C. | 07/09, 09h12 | Móvel

  • Ver todos os comentários (16)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Marcelo Carneiro

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 68
Ponte Preta 59
CSA 59
Goiás 57
Avaí 57
Londrina 55
Vila Nova 55
Atlético-GO 53
Guarani 50
10º Coritiba 49
11º Brasil de Pelotas 46
12º São Bento 46
13º Figueirense 46
14º Oeste 45
15º Criciúma 43
16º Paysandu 43
17º CRB 42
18º Sampaio Corrêa 35
19º Juventude 35
20º Boa Esporte 29

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 254 pts.
Ademir Carlos p. 246 pts.
José A. Lima 244 pts.
Cristian C. 243 pts.
Lucas G. 242 pts.
Rupson F. 238 pts.
Luiz Rodriguez 237 pts.
Sanderson 237 pts.
Aramis Vieira 235 pts.
10º Johney S. 233 pts.
11º Luiza O. 232 pts.
12º E. DE S. L. 232 pts.
13º Fernando Taschetto 231 pts.
14º O. Yossafat 230 pts.
15º Hedy G. 230 pts.
16º William Richard R. 229 pts.
17º Marcos José Kuff 229 pts.
18º André Abreu Dittrich 229 pts.
19º Claudio S. 229 pts.
20º CARLOS AUGUSTO B. 226 pts.
21º M. Castilho 226 pts.
22º Bruno H. 223 pts.
23º André R. 221 pts.
24º Ricardo T. 220 pts.
25º Leandro R. 220 pts.
26º Amilton Cesar 220 pts.
27º Walter Carvalho 218 pts.
28º Mauro S. 217 pts.
G. Santos 217 pts.
30º Jair Kluska 216 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Sócio melhor colocado hoje:
1º Leandro R.
(o melhor sócio ganhará uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet