COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

25/09, 10h46 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Adiamento das eleições e prorrogação de mandatos.

Todos já temos conhecimento de que os associados do Coritiba serão chamados para votar, de modo on line, em assembleia geral designada para o próximo dia 03 de outubro, quando deverão responder se concordam com o adiamento das eleições do clube para após o término do campeonato brasileiro, e em consequência com a prorrogação dos mandatos da atual diretoria.

Antes de mostrar o que penso sobre o assunto quero louvar a mesa diretora do Conselho Deliberativo do clube que, à vista de pedido formulado por alguns conselheiros no sentido de que o próprio órgão definisse o adiamento das eleições e a prorrogação dos mandatos, entendeu que o tema deveria ser analisado e decidido de modo democrático, qual seja em assembleia geral dos sócios, tal como previsto no estatuto, por se tratar de busca de reforma deste, a qual só pode ocorrer através órgão associativo maior, na linha do pensamento que já manifestei aqui.

Pois bem, sou contra tanto o adiamento do pleito como a prorrogação do mandato, e assim vou votar. Os argumentos dos que defendem a ideia até aqui não me convenceram.

Dizer que se a disputa ocorrer na data prevista pelo estatuto isso poderia ocasionar prejuízo ao clube, pois se estaria na fase final do campeonato brasileiro, é desconhecer que, com tudo o que a atual gestão mostrou, o risco de perda é maior em estando ela no comando. Se o Coritiba vier a ser novamente rebaixado (vade retro), o ônus sempre será do grupo que esteve no poder nesses três anos e não do que assumir. E se os atuais dirigentes são bem-intencionados (e não duvido que sejam, embora maus gestores), jamais iriam deixar de querer salvar o que restar da gestão, independente de que seja o vencedor do pleito. Além do mais, com a eleição no final de fevereiro ou em março é certo que a campanha eleitoral, já deflagrada (embora por enquanto com pré-candidaturas e sem apresentação de chapas), estaria no auge um mês antes das eleições, em momento que poderá ser decisivo para a classificação do time, e aí sim a cizânia se daria em momento crítico.

Não custa lembrar que outros clubes também têm eleição para o final deste ano, e não se vê notícias que que pretendam adiá-las a pretexto de “salvar” o campeonato. Assim acontecerá com Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Goiás, Internacional, Santos, São Paulo, Sport e Vasco da Gama, onde os atuais mandatos terminam em dezembro. Nas buscas que fiz não encontrei notícia de adiamento e prorrogação de mandatos desses clubes, pelo contrário, muitos têm data confirmada.

E não concordo com a opção de que que se mantida a data da eleição como atualmente prevista pelo estatuto, os novos mandatários só assumam após o final do campeonato brasileiro. Se a data das eleições for jogada para o final do campeonato, por óbvio a posse dos eleitos deverá se dar depois. Mas se a decisão da assembleia geral for pela manutenção da eleição na data estatutariamente prevista, sem dúvida a posse dos novos dirigentes deve ser também na ocasião tradicional. Parece-me ilógico e antinômico querer a eleição já em dezembro, mas a posse somente depois de três meses

O artigo 105 do nosso estatuto, em seu parágrafo primeiro, prevê que os mandatos tenham três anos de duração. Se a opção for por realizar a eleição e consequentemente a posse só no final do campeonato, ter-se-á a decisão como criadora de disposição transitória, a vigorar só agora, no que não vejo maior problema. Mas repito, se a decisão for pela eleição na data estatutariamente prevista, não terá sentido alterar a da posse e nem o encurtamento do futuro mandato.

Mas ainda é tema para debate, talvez quase tão intenso como será o da disputa eleitoral propriamente dita. Como sempre, estou aberto a ouvir argumentos contrários aos meus.

Debate

  • "Se o Samir queria o bem do Coritiba alegando que uma eleição no meio do campeonato seria prejudicial, por que ele não propôs o adiantamento da mesma para julho? Seria bem mais honroso e benéfico para a instituição."

    Daniel H. | 28/09, 13h33

  • "Voto on-line, fácil de ser roubado. O Vilson que suma junto com o Samir, roubou muito do Coritiba, se meteu com a CBF e seus bandidos, esqueceu o clube naquela época."

    Daniel C. | 28/09, 13h30 | Móvel

  • "Se for verdade a noticia que circula, que o INCOMPETENTE vai ser vice o Vilson,
    ficará comprovada a defesa do Vilson, quando se cogitou tirar o Samir.
    Tudo farinha do mesmo saco!
    Caso vença, os responsáveis pelo futebol, serão Ximenes e Pastana."

    ALVARO A. | 27/09, 14h41

  • "Sinceramente, não entendi o objetivo da artimanha de querer postergar a eleição e manter o mandato da atual Diretoria até o fim do Brasileirão. Como disse o Rauen, as explicações até agora não convenceram. Além disso, se existe unanimidade entre a torcida e os sócios é a de que Samir não tem mais condições de administrar o Clube."

    Emerson Faria | 26/09, 20h01

    • "Emerson, para nós torcedores nada faz sentido, inclusive o apoio do Vilson, para manter essa corja no comando do clube. Como dizem no meio da PF, siga o dinheiro que tudo fará sentido..."

      E. Luiz D. | 27/09, 11h29 | Móvel

    • "Simples leitura. Vilson quer voltar ao poder, para isso tem que se aliar políticamente inclusive com essa atual gestão que infelizmente ainda tem bastante influencias, principalmente tratando-se da organizada Império que os levou ao poder. Outra, hoje o Folador é um nome forte nos bastidores então Vilson quer tempo para fazer campanha e articulações. Simplesmente assim."

      Lucas R. | 27/09, 13h34 | Móvel

  • Ver todos os comentários (20)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Internacional 35
Flamengo 35
Atlético-MG 32
Fluminense 29
São Paulo 27
Santos 27
Palmeiras 25
Fortaleza 24
Grêmio 24
10º Ceará 22
11º Atlético-GO 22
12º Sport 21
13º Corinthians 21
14º Bahia 19
15º Bragantino 19
16º Botafogo 19
17º Vasco 18
18º A.Paranaense 16
19º Coritiba 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 154 pts.
Bruno O. 140 pts.
CARLOS CARLOS 136 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 136 pts.
Eden Leão 132 pts.
Rupson F. 132 pts.
Rafael Minoli 129 pts.
Anderson85 Anderson85 127 pts.
Selma R. 127 pts.
10º cleverson k. 124 pts.
11º Marcos Kuff 124 pts.
12º Ricardo Honorio 124 pts.
13º Persio F. 121 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 120 pts.
Valdir T. 120 pts.
16º Giovanne Smaniotto 119 pts.
j. miranda 119 pts.
18º Álvaro M. 119 pts.
19º Sanjiro J. 118 pts.
20º Adriano Leal 116 pts.
21º Marco Ferreira 116 pts.
22º Ezequiel B. 115 pts.
23º Tiago Z. 115 pts.
24º Evaldo Maciel 114 pts.
25º Waldir J. 113 pts.
Adilson P. 113 pts.
27º MARCELO ARAUJO 113 pts.
28º Johnny F. 112 pts.
Ailton Batista Vieira Filho 112 pts.
30º Dorvalino J. 112 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet