COXAnautas - Coritiba Eternamente

10/10, 17h50 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Aniversário. Comemorar?

Dia 12 próximo comemoraremos mais um aniversário, o 109º da nossa gloriosa história, infelizmente nos últimos tempos tisnada por fracassos a partir das conquistas de 2011/2012. Escrevo adiantado, pois a partir de amanhã estarei em viagem e sem oportunidade de postar.

Costumo dizer que para mim o dia 12 de outubro é feriado em razão do nosso aniversário e não pelas outras comemorações.

Aniversários são datas para cumprimentos e alegrias, com desejos de muitos anos de sucesso. Sem dúvida vamos nos abraçar no dia 12 próximo, mas lamentavelmente sem a alegria que desfrutamos em tantos outros aniversários, uma vez que, em que pesem os dois resultados positivos dos últimos jogos, ainda estamos sob forte risco de apenas nos mantermos na segunda divisão por mais um ano, com consequências desastrosas para 2019. Isso sem contar os numerosos erros na atual administração do Coritiba que não permitem vislumbrar um bom horizonte em tempo próximo.

Sei, muitos poderão dizer que eu deveria ser otimista, afinal as duas últimas vitórias foram fundamentais, ainda que obtidas na conta do chá. Mas amigos, o Coritiba deste ano, proclamado por muitos como o pior da história, e com alguma dose de razão, não nos permite ser otimista.

Claro, para quem considera como conquista tão somente a manutenção na segunda divisão, talvez seja um feito. Mas para quem conhece e viveu a história do Coritiba, jamais. Mas tudo bem, embora o quadro com que nos defrontamos não permita otimismo, nem por isso vamos deixar de torcer para que um milagre aconteça e consigamos voltar à primeira divisão. Improvável, mas ainda não impossível.

Parabéns ao meu clube pela sua história e seu passado glorioso, cada vez mais remoto, parabéns aos torcedores pela bravura e fidelidade na alegria e na dor. Parabéns coxa-branca, meu irmão. Aguardemos dias melhores.

Debate

  • "Parabéns COXA, clube que amo! As pessoas vêm e vão, a Instituição permanece. SAV"

    Anderson N. | 12/10, 23h59 | Móvel

  • "Para quem viveu épocas especiais e gloriosa pode afirmar que este passado já foi e a gloria já não nos pertence.

    Infelizmente o amor vira ódio quando há menosprezo de uma das partes.

    Quem viveu nas épocas já comparamos no clube com Bangu São Caetano, Guarani etc

    Parabens por que ???"

    G. do Carmo | 12/10, 23h19

  • "O coxabranca q não comemora o 12 de outubro não é coxabranca. O amor não tem q ser incondicional, ele é incondicional, senão não é amor, é vaidade. Parabéns ao Coritiba Foot Ball Club, eu te amo onde e como vc estiver. SAV"

    Rafael C. | 12/10, 13h08 | Móvel

  • "Comemorando 109 anos com a pior diretoria da história! Parabéns Coritiba!"

    andre a. | 12/10, 12h32 | Móvel

  • "Com Certeza Rauen. Vamos e teremos outros "dias" diferentes destes de 2017, 2018... O Coritiba tem a possibilidade de seguir outro caminho. Só que precisamos de PESSOAS QUALIFICADAS PARA MUDAR O RUMO... Abraço"

    Mauricio D. | 11/10, 15h44

  • Ver todos os comentários (18)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet