COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

08/10, 12h18 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Caráter.

No futebol brasileiro é comum um sentimento entre torcedores, quando um time não vai bem o primeiro culpado a ser apontado é o treinador.

E nem sempre é, quando o clube entrega ao treinador um plantel fraco, carente em algumas posições, dificilmente ele poderá ter sucesso. Alguns fazem das tripas coração e conseguem que o time, mesmo limitado individualmente, forme um conjunto que saiba jogar com a inteligência que se exige diante das suas limitações. Mas para isso precisa ser bom técnico.

Pois no Coritiba atual o elenco entregue ao treinador é tecnicamente insuficiente e carente de peças em algumas posições.

Isso absolve o Jorginho, deve estar pensando quem leu até aqui.

Não. O Jorginho consegue piorar o que é ruim, com as suas escalações estranhas e com a sua conduta durante o jogo.

Ontem, contra o Grêmio, começou jogando usando o time que tivera uma atuação pífia diante do São Paulo, mostrando que nada aprendeu com o erro, mantendo a mesma postura sem coragem e teimosa.

E agravou-se essa conduta pusilânime ao se observar que escalou o o jovem iniciante Guilherme Biro, tal como fizera no jogo anterior, como uma espécie de segundo lateral esquerdo para que o Willian Matheus avançasse, o que já não dera certo. Com poucos minutos de jogo, já perdendo por dois a zero, substituiu o menino, que justificadamente foi aos prantos.

Ah, mas ele precisava mexer no time diante do placar adverso em poucos minutos. Sim, mas naquele momento, o candidato certo era o Rodolpho Filemon, desastrado zagueiro, ou também o Martinez, perdido em campo, para cuja função poderia ser deslocado o jovem Biro, já que a sua posição natural é de volante de contenção. Com essa atitude o treinador estaria mostrando postura de quem sabe liderar.

Mas não, como enfrentar duas cobras criadas, que certamente sairiam esbravejando, quando poderia descarregar a frustração pelo seu próprio erro em um iniciante, escolhido como bode expiatório,e cuja reação não seria de reclamo e indignação? Optou por isso, mostrando que, além de não ser bom treinador, não tem o bom caráter que se espera de um líder.

A sorte do Jorginho é que os jogos estão sem público. Do contrário, as vaias da torcida contaminariam até o concreto do Couto Pereira.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ao contrário de alguns, e apesar do Jorginho, ontem vi alguma capacidade de reação no time. Há quem diga que foi porque o Grêmio se retraiu, mas acho não foi bem assim, não se retrairia se não sentisse que o adversário estava crescendo. E isso aconteceu a partir da mudança do time com a entrada de jogadores mais ofensivos, o que poderia ter acontecido desde o início. Mas ainda foi pouco para quem quer pelo menos se manter na série A.

Debate

  • "O Coxa está sendo construído em plena competição. Aos poucos, com a chegada dos novos e com os jogos, o Coritiba ganha espírito de equipe, e as vitórias surgirão. A primeira divisão pode ser salva no segundo turno. Vamos adiante. O jogo de hoje tem de ter a vitória esperada. E será pelo placar mínimo. Mas é vitória. Avante, Coxa!"

    João B. | 10/10, 11h32

  • "" Optou por isso, mostrando que, além de não ser bom treinador, não tem o bom caráter que se espera de um líder. "
    Essa sua frase, definiu perfeitamente nosso " treinero "!"

    ALVARO A. | 09/10, 11h56

    • "Sem conar ja pediu alguns jogadores,mas nao poem pra jogar"

      Waldir J. | 11/10, 18h29

  • "Perfeito Rauen Felipe . Também não consigo " engolir as incongruências do Jorginho que sempre achei medíocre como profissional e pessoa . E um fato baseia , desde muito , minha convicção . Início de carreira no América do RJ e recém adepto de uma denominação evangélica , " incentivava" os jogadores a frequentar o templo da dita e obrigava os atletas a entoarem louvores no vestiário antes do time entrar em campo . Nada contra os evangélicos sérios , tudo pela liberdade de credo . Um abraço ."

    Sedu Protagio Branco Júnior | 09/10, 10h33 | Móvel

  • "Ontem assisti Athetico x Ceará, que por muito pouco não mandou eles pra zona do rebaixamento fazer companhia pra nós.
    E o time do Ceará, padrão Coritiba e muito bem postado em campo, cada um na sua e sabendo o que fazer, sem chutão sem invencionices. Guto Ferreira é muito bom e sabe das coisas, faz o óbvio e aos poucos vai fazendo um bom trabalho.

    Já que o Jorginho não sabe dirigir uma equipe porque ele não cópia o padrão de jogo da época Zico e companhia. Ele ouvia a preleção do técnico, cópia porra!"

    Admir Rosa | 09/10, 10h27 | Móvel

  • Ver todos os comentários (15)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Internacional 35
Flamengo 35
Atlético-MG 32
Fluminense 29
São Paulo 27
Santos 27
Palmeiras 25
Fortaleza 24
Grêmio 24
10º Ceará 22
11º Atlético-GO 22
12º Sport 21
13º Corinthians 21
14º Bahia 19
15º Bragantino 19
16º Botafogo 19
17º Vasco 18
18º A.Paranaense 16
19º Coritiba 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 154 pts.
Bruno O. 140 pts.
CARLOS CARLOS 136 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 136 pts.
Eden Leão 132 pts.
Rupson F. 132 pts.
Rafael Minoli 129 pts.
Anderson85 Anderson85 127 pts.
Selma R. 127 pts.
10º cleverson k. 124 pts.
11º Marcos Kuff 124 pts.
12º Ricardo Honorio 124 pts.
13º Persio F. 121 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 120 pts.
Valdir T. 120 pts.
16º Giovanne Smaniotto 119 pts.
j. miranda 119 pts.
18º Álvaro M. 119 pts.
19º Sanjiro J. 118 pts.
20º Adriano Leal 116 pts.
21º Marco Ferreira 116 pts.
22º Ezequiel B. 115 pts.
23º Tiago Z. 115 pts.
24º Evaldo Maciel 114 pts.
25º Waldir J. 113 pts.
Adilson P. 113 pts.
27º MARCELO ARAUJO 113 pts.
28º Johnny F. 112 pts.
Ailton Batista Vieira Filho 112 pts.
30º Dorvalino J. 112 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet