COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

04/01, 12h40 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Como podemos ajudar?

Novos tempos se descortinam no Coritiba com a assunção da nova direção, a qual conquistou corações e mentes dos coritibanos como mostraram o resultado eleitoral e as pesquisas entre torcedores em geral.

Vê-se nas redes sociais que a sofrida torcida de Coritiba está esperançosa e entusiasmada, e vozes lúcidas mostram saber que não se tirará o clube do atoleiro em que se encontra em pouco tempo, talvez sejam necessários anos de um crescendo até atingir ao patamar que desejamos.

Mas o que quero tratar com os amigos leitores é como poderemos nós, torcedores comuns, ajudar ao clube nesse novo caminho.

O Coritiba não é uma pessoa jurídica, não é o estádio, não é a direção e nem o elenco. O Coritiba somos todos nós, o que se convencionou chamar de “nação”. O maior patrimônio do clube é a sua torcida. Como tal, somos todos responsáveis pelo sucesso ou insucesso do clube, e não só a direção, por melhor e mais bem intencionada que seja. Por isso todos têm que ajudar no reerguimento ou refundação do nosso amado clube.

E como podemos fazer isso?

Primeiro, temos que dar uma espécie de carência para a nova diretoria e não sair já a exigir resultados e a reclamar. Não podemos esquecer que encontraram um barco à deriva e fazendo água e não será em pouco tempo que teremos bons resultados.

Depois, e o que me parece ajuda mais efetiva e com resultados em médio prazo, é a conduta de se associar ao clube, com o que, embora não seja a fonte mais expressiva, haverá uma certeza regular de receita.

Associar-se é a retribuição ao clube pela nossa condição de torcedores. É o Coritiba presente em nossas conversas, diretas ou em redes sociais. É o Coritiba que nos permite – não permitiu nos últimos tempos, é verdade, mas voltará a permitir – alegrias. É em razão do Coritiba que acompanhamos o futebol na TV, rádio e jornais. E para quem não é associado, tudo isso gratuitamente. Não deveremos, então, retribuir algo ao nosso clube? Ou vamos continuar a usufruir da instituição Coritiba somente exigindo da direção e torcendo nos momentos bons ou reclamando nos momentos ruins?

Já tivemos 30.000 associados em 2011/2012, ou seja, temos potencial para ter um quadro social forte. É o mecanismo mais fácil, efetivo e ágil para ajudar. Há planos para todos os bolsos, é só acessar a página do clube e se informar.

Ah, dirão alguns, mas qual a vantagem em se associar agora, quando a presença no estádio está vedada até passar essa maldita pandemia? Bem, se for o caso de pensar somente no próprio bolso, então não se estará ajudando ao clube, mas sim esperando para fazer um negócio que possa dar lucro monetário.

A nova direção, em especial pela liderança do presidente Follador, é portadora de nossas esperanças e está legitimada a fazer as mudanças necessárias. O reconhecimento e o depositar de esperança de quase todo o quadro social e da torcida em geral merecem não apenas manifestações de apoio, mas a efetividade dele, e a mais eficaz a médio prazo, insisto, é se associar.

E que o presidente nos diga como poderemos ajudar mais. Tenho certeza de que a torcida se mobilizará em favor dos novos tempos no clube, justificando o conceito de que constituímos uma nação.

Debate

  • "Confesso que estou decepcionado com a primeira estratégia da nova diretoria. (Não estou dizendo que não dará certo). Apenas entendo que ao entregar o time a pessoas que não conhecem o nosso fraco plantel, em um momento que havia (HAVIA) um pequeno, e quase improvável fio de esperança, foi um erro que, em se tratando de um jogo com um rival da Z4, seria razoavelmente inteligente ainda tentar alguma coisa. E o que se viu neste jogo Coritiba e Goias, foram os mesmo equívocos anteriores quando houve trocas de tecnicos: A entrada de jogadores que comprovadamente não tem a menor condição de minimamente ajudar. Estou criticando uma decisão (infeliz) pontual. Torço, sincera e esperançosamente, que Deus ilumine esta nova diretoria. Mas acho que começou errao!!!"

    Antonio D. | 07/01, 09h23

  • "Concordo contigo... O time sofrível dos últimos anos nos deixou descrente, mas o Coritiba é maior do que as pessoas que passam por sua administração! Queremos a visibilidade dos clubes do eixo, mas esquecemos que quantitativamente a torcida deles é maior. Quando temos oportunidade de mostrar que a marca Coritiba é forte deixamos a desejar... quantos de nós são sócios? quantos consomem produto oficial do clube, assinam o pay per view ou mesmo assinaram o DAZN para assistir o paranaense?.... Sim, temos uns 30 ou 40mil torcedores ativos e já provamos várias vezes que não precisamos de uma seleção para manter estes 30mil na arquibancada, mas se a questão fosse apenas sobre público no estádio o santa cruz/pe seria uma potência. A nova diretoria não resolverá tudo no primeiro mês, talvez nem nestes 3 anos. Enquanto pensarmos que receberemos verbas milhonárias da TV e teremos grandes patrocinadores apenas porque erámos grandes no passado, continuaremos na mesma.
    Não acredito em outra opção, que não passe por sócios torcedores, administração segura e consumo de produtos associados ao coritiba."

    Décio Brasil | 05/01, 17h24

  • "Era sócio e deixei de ser depois das últimas gestões fracassadas e principalmente o desastre que foi o Samir. Com certeza voltarei a me associar o mais breve possível. No entanto, fica aqui uma sugestão para o site, fazer um acompanhamento do número atual de associados e ir atualizando semanalmente ou quinzenalmente ou então sugerir a nova diretoria deixar esta informação no site do Coritiba para verificarmos e incentivarmos a adesão de mais torcedores. Mesmo morando em Foz do Iguaçu e não frequentar o estádio acho justo a associação para ajudar o clube neste momento de necessidade e em resposta aos projetos e planos da nova diretoria encabeçada pelo Sr. Follador."

    Carlos M. | 05/01, 11h33

  • "Parabéns pela coluna, falou tudo :) :)"

    Tajuro Y. | 04/01, 21h20

  • "Falou tudo Rauen, é bem por ai ...quando a mais se associarmos mais forte seremos ...e mais motivação passaremos pra comissão tecnica, jogadores e presidência, os caras estão saindo do comum, estou gostando do começo, espero que já reflita em campo , pelo menos na vontade...podemos até cair , mais vamos cair lutando ...ou não? ??"

    Jose Carlos R. | 04/01, 20h02 | Móvel

  • Ver todos os comentários (22)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet