Logo COXAnautas

Bola de Couro
Bola de CouroFelipe Rauen

Comprem a SAF.

Vendo as notícias sobre a venda da SAF do Cruzeiro para um empresário de Belo Horizonte, e aos poucos sentindo que a nossa mudança de regime não tem frutificado e nem traz as perspectivas que esperávamos, fiz algumas ponderações.

A primeira se refere ao fato de que a SAF é um bom negócio para quem a controla, haja vista que o Ronaldo comprou a do Cruzeiro por prometidos 400 milhões de reais em dezembro de 2021 e em menos de três anos a vendeu por 600 milhões. Na verdade desembolsou 50 milhões, tendo um lucro de 550 milhões (veja aqui) Os valores se mostram menores do que os prometidos para a nossa SAF, mas isso se justifica porque o Cruzeiro não tem estádio e no nosso negócio entrou o valiosíssimo Couto Pereira.

Depois é importante saber que o adquirente, o empresário Pedro Lourenço, é torcedor e conselheiro do Cruzeiro.

Daí ocorreu-me pensar que a nossa SAF estaria em melhores mãos se pertencesse a torcedores do Coritiba.

Uma passada de olhos nos nomes que integram o Conselho Deliberativo do Coritiba, (não vou citar ninguém para não causar nenhum constrangimento), mostra que temos empresários bem-sucedidos que, se se arregimentarem e se unirem poderiam adquirir a SAF atual, dita como dos paulistas, fazendo com que o clube efetivamente cresça e que eles tenham lucro. Certamente não o fariam só por idealismo, mas conhecendo o potencial do Coritiba não tenho dúvida de que para eles seria um bom negócio. Ou alguém acredita que o Pedro Lourenço está colocando 600 milhões no Cruzeiro só por amor ao clube?

Estou tentando abrir a discussão, por enquanto de forma um tanto singela, a qual pode ser enriquecida pelos amigos leitores e confrades cronistas. Quem sabe levando a ideia para ser gestada por quem tem liderança e porte para estudar um negócio desse vulto?

Sobre o autor

Felipe Rauen
Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro".

Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Em 2009 se tornou Cônsul do Coritiba em Porto Alegre, permanecendo por vários anos. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Sobre o blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.
Ver comentários (40)
Link copiado para a área de transferência