COXAnautas - Coritiba Eternamente

08/09, 19h54 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Deplorável.

A atuação do Coritiba no jogo de hoje contra o Atlético-GO foi um desastre, um fracasso sem justificativas.

Dos quatorze atletas que estiveram em campo, só sobrou com boa atuação o Sabino – que desfalcará o time no próximo jogo contra o Londrina – e talvez o Alex Muralha, sem culpa nos gols que sofreu, embora tivesse nos dado um susto quando de uma saída de bola, além do Rafinha pelo que lutou.

No mais, um time deplorável que, talvez em razão do horário do jogo, parecia não ter acordado, tamanha a pasmaceira demonstrada.

Até o Mateus Sales, que vinha sendo um fator da recuperação do time, hoje foi muito mal e fechou a sua atuação com expulsão, mais um a desfalcar o já desqualificado elenco no próximo – ou próximos – jogos.

Na lateral esquerda temos um problema sério, uma vez que se o Willian Mateus compromete, os demais integrantes do elenco para a posição já demonstraram que são piores, seja o Fabiano ou o Patrick Brey. Este último logo ao entrar teve um bom chute a gol, mas no restante do tempo esteve desligado e apático.

Na zaga, afora o Sabino, a carência é tanta que nem o treinador teve coragem de substituir o Walisson Maia por alguém da posição, improvisando o franzino Mateus Sales. É verdade que o Rafael Lima, que não é “nenhuma Brastemp” vinha se saindo bem, mas mesmo que volte urge o clube encontrar um bom zagueiro.

A meia cancha foi outro desastre. Giovani, que só me dei conta de que estava em campo lá pelos 15 minutos de jogo, continua pesado, parecendo que nunca irá entrar em forma. E o Juan Alano? Certamente é um ciclotímico, pois um dia tem atuações primorosas e faz belos gols, e no outro, como hoje, é um fracasso. Aliás, foi o seu egoísmo que gerou o primeiro gol do adversário, pois tinha ele dois companheiros para passar a bola e quis colocá-la por entre as pernas do zagueiro, perdendo-a e permitindo o contra-ataque fatal. Tiago Lopes não foi diferente, nada jogou.

Na frente, do Rodrigão pode-se dizer que não foi bem servido pela inoperante meia cancha, mas poderia ter se saído melhor. Wellissol talvez ainda possa se firmar, mas desde que aprenda a jogar para o time. Por fim, Nathan parece ser mais uma daquelas eternas promessas que aparecem no futebol e que nunca se confirmam.

Ah, e o treinador não conseguiu ficar atrás de tanta mediocridade. Substituiu um zagueiro por um ala, seja lá o que for o Patrick Brey, demorou muito para tirar o Giovani e não viu ou não soube o que fazer para mudar o jogo.

Enfim, se o Coritiba parecia ter encontrado o bom caminho a partir da vitória contra o Botafogo-SP, merecendo justos elogios, após o jogo contra o Bragantino se perdeu, de modo que nos últimos quatro conquistamos apenas dois pontos em doze disputados. Fosse a derrota de hoje um fato isolado, um acidente na campanha, eu não estaria a lamentá-la com tanta ênfase. Mas, além de completar quatro jogos sem vitória, dois deles em casa, a atuação do time foi horrível, e isso preocupa muito.

Temos que torcer para que aquele momento em que o time enfileirou dez jogos sem perder não tenha sido exceção ou acaso. Do contrário, se continuar o que vimos nas últimas partidas, mais uma vez a possibilidade de retornar à primeira divisão estará em risco. Ainda estamos em colocação razoável – ótima para quem já esteve em décimo lugar – mas com apenas dois pontos a mais do que Operário e Paraná e três em relação a Cuiabá e Ponte Preta, de modo que qualquer novo tropeço nos afastará do primeiro grupo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Há rumores de que Lucas Mendes, integrante do vitorioso time de 2010/2012, estaria por voltar. Consagrou-se na lateral esquerda, mas é na origem zagueiro, de modo que em um ou outro dos setores de que estamos carentes poderia servir bem. Aguardemos.

Debate

  • "Não dá pra entender mesmo. O horário era ruim para os 2 times... mas parece que o Atlético GO tinha muita garra e o Coxa muita apatia.
    Ou eles são muito melhores que nosso time ou tem algum problema interno... tipo preguiça."

    Edson L. | 12/09, 10h07

  • "Caro Rauen, sou um otimista, mas sábado eu cansei...
    Desci com 20 minutos comer pizza pra não entrar naqueles ataques de raiva que só geram úlceras e não resolvem nada.
    Desde o gol dava pra saber que era jogo perdido.
    Uma apatia e falta de comprometimento que dá nojo!!!
    O que esse Gordo do meio de campo ainda faz aqui????
    E como ele é titular????
    Deve ter algum charme que só o técnico conhece dos treinos e da concentração.
    Luizinho no banco e um cara que pesa 100 quilos jogando, ou melhor, deixando a equipe com 10. Ou melhor, 9, pq esse Alano fez uma besteira na largada do jogo e depois demonstrou que é um jogador de quinta categoria, pois se escondeu a ponto de em uma jogada quase no escanteio, estar parado na linha dos zagueiros do Coxa.
    Mas ainda credito o maior problema ao nosso técnico. Ele é simplesmente um "achado", uma piada!!!!
    Temos elenco pra subir, mas nas mãos dele até o Flamengo joga pra trás.
    O que é a saída de bola que eles inventaram....
    Discordo de vc só com relação ao Muralha. Ele falhou, e feio, no segundo gol. Goleiro que rebate bola pro meio da grande área, não joga nem no peladão da Tribuna.
    Forte abraço e parabéns pela coluna."

    Marcus C. | 11/09, 23h57

  • "Vamos relembrar pra essa DIRETORIA INCOMPETENTE QUE DESDE O INICIO DO ANO, desde o paranaense, teve tempo de buscar ALGUNS BONS JOGADORES PRA TENTAR SUBIR. Sem um elenco razoável, não sobe, não vai subir. Esperar o que deste elenco??? Só sofrimento até o final... Quero apoiar o Clube. Mas, está bem difícil. Quatro rodadas sem vitória é muito num campeonato relativamente fraco. Ou seja, o time está no nível do campeonato."

    Mauricio D. | 09/09, 17h19

  • "Dai o pessoal entoa o mantra: VAMOS SUBIR COXA! Claro, afinal torcedor é torcedor, quer o bem do clube. Mas pensemos: Subir pra que? Pro Samir bater no peito arrogantemente dizendo que pegou o time na B e colocou na A. E se candidatar a reeleição! E ganhar! E o pessimo Pastana continuar! E os técnicos padrão serie C continuarem! E o elenco continuar esta porcaria! E descer de novo em 2021! Subir pra que?"

    Antonio Henrique Dias | 09/09, 13h55 | Móvel

  • "Tirando fora a questão clubística e sendo bem frio:

    Acredito que apenas 2 ou 3 jogadores nossos seriam titulares no Atlético-GO.

    Isso é fato!!! (Se falar apenas no meio campo então!! Jesus do Céu!!)"

    Marcos B. | 09/09, 12h46

  • Ver todos os comentários (21)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 75
Sport 68
Coritiba 66
Atlético-GO 62
América-MG 61
Paraná 56
CRB 55
Cuiabá 52
Botafogo-SP 50
10º Operário 50
11º Ponte Preta 47
12º Vitória 45
13º Guarani 44
14º Brasil de Pelotas 44
15º Oeste 41
16º Figueirense 41
17º Londrina 39
18º São Bento 39
19º Criciúma 39
20º Vila Nova 39

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 327 pts.
andre a. 313 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 309 pts.
Rui Valente 304 pts.
Leandro R. 295 pts.
Marcelo luczyszyn 294 pts.
Waldir Laska 291 pts.
Leonel Schunig 290 pts.
Ricardo Honorio 287 pts.
10º Marcelo G. 280 pts.
11º Luiz C. 277 pts.
12º Jose R. 274 pts.
13º alessandro k. 271 pts.
14º Hedy G. 270 pts.
15º Rodrigo P. 268 pts.
16º Juarez Mocelin 267 pts.
17º Marcio Cardozo 267 pts.
18º Mauro S. 264 pts.
19º Ido M. F. 263 pts.
20º Julio C. R. 259 pts.
21º Tiago L. 259 pts.
22º Carlos N. 258 pts.
23º Vitor Guedes 258 pts.
24º Valdir T. 257 pts.
25º Alysson Delalibera 256 pts.
26º Job Grassi 256 pts.
27º João L. 255 pts.
28º Walber Gonçalves de Queiroz 254 pts.
29º Gelson Roberto M. 254 pts.
30º Robson R. 253 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Rui Valente
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet