COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

16/03, 11h11 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Doce ilusão.

Vencer ao Athletico é sempre bom, a vitória no atletiba, eu já disse aqui, é o nosso orgasmo no futebol. Sou daqueles que quer vencê-los até mesmo no futebol de botão ou no par ou ímpar. E não importa se eles não usaram o time principal, o que ficará na história e na estatística é o resultado e não a circunstância.

Mas amigos muita calma nessa hora, vamos tomar cuidado para não nos iludir. Já leio e ouço afirmações de que finalmente o time “encaixou”, que o até ontem rejeitado treinador encontrou a formação ideal e que o elenco é bom desde que se saiba tirar dele o melhor.

Não é assim e nem o clássico assim retratou.

De um lado porque o histórico do Coritiba neste ano, exceto quando da apresentação contra o União Beltrão, não foi nada animador. Duas derrotas impossíveis de compreender, empates contra adversários menores e vitórias sem expressão salvo aquela. E de outro, porque, queiramos ou não, ontem jogamos contra um time de jovens imaturos, cujo média de idade é de dezenove anos enquanto a nossa é e vinte e oito nos. E mais, embora a diferença de capacidade técnica decorrente da experiência, não podemos deixar de observar que dois gols saíram em razão de erros grosseiros da defesa adversária e que o goleiro atleticano não é lá essas coisas.

Negativismo? Não, o diabo sabe muito mais por velho do que por sabido. Não podemos ver o Coritiba de ontem sem olhar para o retrovisor para saber até onde esse time pode chegar. O passado recente não recomenda tranquilidade, menos ainda euforia. Ainda falta muito para que possamos ter um time confiável para o próximo campeonato brasileiro (a esta altura sabe-se lá quando iniciará).

Comemoremos o resultado, mais uma vitória contra eles e com goleada, é disso que a história se lembrará daqui a anos e não da circunstância do jogo. Mas sem ilusões, tendo em mente que o Coritiba que queremos para o futuro imediato não é esse.

Debate

  • "Podia suspender os campeonatos até o final do ano. Daí o Samir já cai fora."

    Alvaro | 18/03, 13h41

  • "A parada em virtude desta Epidemia vai ser muito ruim para o Coritiba. Mas, deve ser um problema generalizado de todo o Clube. Enfim, igualam-se as coisas. Vamos aguardar melhores dias..."

    Mauricio D. | 18/03, 12h30

  • "Simples: é uma vitória. Vamos adiante. Avante, Coxa!"

    João B. | 17/03, 11h20

  • "Pra mim tem que melhorar e muito ainda, mas que foi bom enfim chegar uma segunda e tirar uma casca dos poodles, ah foi, e 4 coco, nem a desculpa de aspirantes arriscaram"

    Rafael | 16/03, 23h19 | Móvel

  • "Concordo que temos de ir com calma.
    Mas desta vez não deu certo o golpe de colocar o time B e arrumar resultado.
    Batemos no bêbado e com força. Se faz tudo o que perdeu enfiava 8, que era o q deveria ter feito. Tem de enfiar sacola neste time deles todas as vezes e humilhar bem! A soberba destes caras vai levá-los pro buraco em breve. estão de dívidas até o talo e arrotando..."

    Marcus C. | 16/03, 22h36

  • Ver todos os comentários (14)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Paranaense

Coritiba 24
FC Cascavel 23
A.Paranaense 22
Operário 20
Cianorte 18
Londrina 15
Rio Branco 14
Paraná 13
Cascavel 11
10º Toledo 10
11º PSTC 6
12º União 5

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Hedy G. 60 pts.
Alysson Delalibera 58 pts.
Valdir T. 58 pts.
Mauro S. 58 pts.
Jackson M. Jeranoski 57 pts.
Ademir Carlos p. 57 pts.
Leandro Carlos 56 pts.
Marcos Kuff 55 pts.
Ido Martini N. 55 pts.
10º Jayme G. 55 pts.
11º Ézio Ricardo 54 pts.
12º Rubens Junior 53 pts.
CARLOS CARLOS 53 pts.
14º Mariana T. 53 pts.
15º Rafael F. 52 pts.
16º T. Filus 52 pts.
17º Luiza Oliveira 51 pts.
18º MARCELO ARAUJO 50 pts.
19º Ricardo Honorio 50 pts.
20º Lauro 49 pts.
21º ERLEI R. 49 pts.
22º R. L. Zanetti 48 pts.
23º Rodrigo P. 48 pts.
24º j. miranda 48 pts.
Jorge H. 48 pts.
Valdecir R. 48 pts.
27º Andre T. 47 pts.
28º Jorge Ihon J. 47 pts.
29º Rony A. Stacoviaki S. 47 pts.
José A. Lima 47 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet