COXAnautas - Coritiba Eternamente

11/02, 15h32 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Erros e acertos.

Ontem, em comparação com jogos anteriores, o Coritiba se saiu melhor. Muito mais pela atuação individual de alguns – em que pesem falhas de outros – do que por mostrar o que se denomina de padrão de jogo.

O lateral Sávio está confirmando a expectativa e, não fosse o time do Operário tão violento ao ponto de afastá-lo do jogo, certamente teria se destacado mais. O outro ala, Fabiano, mostrou um pouco mais do que nos jogos anteriores, mas ainda tem que crescer muito para ser confiável quando das competições nacionais. A dupla de zaga, que vinha se destacando, desta vez não foi a mesma, mostrando-se mal posicionada quando do segundo gol do Operário, sendo ponto positivo a marcação do gol pelo Sabino e as boas arrancadas que deu de modo ofensivo.

Na frente, Rodrigão foi bem, mas como estamos muito curtidos por fracassos no Coritiba, vamos aguardar que confirme ser o que mostrou ontem (antes diminuindo um pouco a barriga). Saiu-se razoavelmente o Iago, mas dele não se pode exigir mais e nem confiar para se manter no time se quisermos crescimento. Bem também o Giovani, do qual se pode esperar mais tão logo entre definitivamente em forma.

Mas ainda temos carências. João Vítor e Vítor Carvalho, especialmente este, não estão à altura do que exigimos. No primeiro gol do Operário, marcado por um volante, nenhum dos dois estava nem sequer próximo, deixando o adversário sem marcação. Se os zagueiros marcavam os atacantes, cabia àqueles marcar o volante que avançara. Nathan até agora ainda está na categoria de promessa, e espero que não seja um novo Alexandre Fávaro (lembram?), uma permanente expectativa que nunca se concretizou.

Por fim, na análise do elenco uma palavrinha sobre o Wilson. É um bom goleiro, já nos salvou inúmeras vezes, mas falhou ontem no segundo gol e na bola que perdeu e que só não resultou em gol por termos sido salvos pela trave. O modo como foi na bola quando do segundo gol lembrou muito o segundo gol da Chapecoense que nos derrubou para a segunda divisão (jogo, aliás, em que falhou também no primeiro gol). Tem crédito, mas tem que estar mais atento. Ah, e que não adquira o costume de dar parte de lesado cada vez que falha...

Enfim, é o que temos até agora. Ontem me pareceu a melhor apresentação do time neste ano, ressalvadas as falhas apontadas, mas estamos somente frente ao campeonato estadual. Se tivéssemos um técnico de verdade, talvez as perspectivas fossem melhores. Quinta-feira começa a Copa do Brasil e poderemos avaliar melhor o time, em que pese o adversário não ser nada expressivo. Aguardemos.

Debate

  • "Meu caro Rauen!
    Sempre comento pq gosto das colunas, mesmo quando não concordo.
    Concordo com quase toda a análise, exceção ao comentário de que a zaga falhou no segundo gol.
    Quem falhou foi só o seu Wilson.
    E sobre esse goleiro tenho a dizer que já deu pra ele por aqui.
    Explico: Caímos pra segunda divisão pelo saldo de gols (1 único gol). Talvez aquele frango ridículo que ele levou do Cazares - do meio do campo... Ou os dois que ele tomou em Chapecó, sendo o primeiro uma coisa bizarra, num erro de cruzamento aos 45 min do primeiro tempo quando ganhávamos por 1x0.
    Tudo bem até aí, embora tenham sido determinantes para a queda, naquele ano eram exceções. Ano passado, quando tivemos um alento de retomada, fomos a Florianópolis pra buscar 3 pontos e ficar 1 ponto do G4. O que fez nosso goleiro? Falhou nos dois gols do Figueirense... E no jogo seguinte, falha contra o CRB (gol do meio da rua num chute fraco) e depois do gol uma contusão mal explicada...
    Contra o Maringá o nobre goleiro quis dar um drible e .... E neste domingo, por duas vezes, saiu com medo de dividir e ... O segundo gol é inaceitável de um goleiro que ganha o que ganha o seu Wilson... Fato é que se ele algum dia teve crédito, o crédito acabou... Especialmente porque ele é useiro e vezeiro em sair apontando o dedo pras falhas dos demais companheiros, mas quando faz uma c.... como a de domingo sai dando "Migué" de que machucou o dedo etc. Pra mim pode mandar embora e trazer um atacante de primeira linha com o salário dele.
    PARABÉNS pela coluna, pq ninguém fala mal deste cara e ele só tem feito bobagem..."

    Marcus C. | 12/02, 22h54

    • "Wilson pegou dois pênaltis na vitória contra o Sport meu caro. Só aí foram três pontos diretos dele."

      Gilliatt T. | 13/02, 10h36 | Móvel

    • "Caímos porque seu Alec, foi bater um penalti contra o Santos e entregou pro Vanderlei a bola."

      Dorvalino J. | 13/02, 10h42

    • "Marcus C., tenho o mesmo pensamento seu. Goleiro é o último recurso, função de confiança. Um bom time não pode ter goleiro que eventualmente faz milagres mas que rotineiramente falha.

      O Operário foi campeão da C em grande parte pela atuação do goleiro, que na "hora h", resolveu a parada. Nosso ídolo, por sua vez, na "hora h", entrega a rapadura, como você bem lembrou quanto àquele jogo fatídico em Chapecó.

      Acho que já deu pra ele. Teria que pensar no clube e procurar outro goleiro."

      Vilson W. | 13/02, 12h03

    • "na hora H esse goleiro entrega a rapadura!! Já foi mandado embora de outros clubes por esse motivo...."

      Marcus C. | 14/02, 01h05

  • Ver todos os comentários (27)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Botafogo-SP 16
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Brasil de Pelotas 12
12º Cuiabá 12
13º Criciúma 12
14º Oeste 12
15º Operário 10
16º Vila Nova 10
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 5
20º América-MG 5

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 86 pts.
Hedy G. 85 pts.
Leandro R. 84 pts.
Antonio Alvaredo Filho 83 pts.
Wellingtton Wellingtton 81 pts.
Leonel S. 80 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
Luis Henrique R. 78 pts.
10º Sanderson 77 pts.
Alysson Delalibera 77 pts.
12º Valdir T. 77 pts.
13º João L. 76 pts.
14º Vinicios A. 76 pts.
15º Jose R. 75 pts.
16º Aramis Vieira 75 pts.
L. Comeli 75 pts.
18º C. Nunes 74 pts.
19º Juarez Mocelin 74 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 74 pts.
21º Jobson Emanoel 73 pts.
22º Rodrigo P. 73 pts.
23º Robson R. 72 pts.
24º andre a. 72 pts.
25º Valdir 71 pts.
26º Johney S. 71 pts.
27º Andre T. 71 pts.
Julio C. R. 71 pts.
Jose Carlos R. 71 pts.
30º Daniel G. 71 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet