COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

16/12, 12h17 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Ética?

Tão logo o Conselho Deliberativo do Coritiba decidiu pela realização da eleição de modo virtual, no próximo dia 29, o presidente Samir anunciou que se afastaria do cargo por razões éticas, para que não houvesse dúvidas sobre o seu proceder em relação ao pleito, já que é candidato, o que seria digno de elogios. Foi uma das raras manifestações coerentes do presidente, pois, com efeito, se é candidato deveria se desincompatibilizar.

Mas a intenção não durou muito – a ética teve prazo de validade - pois no dia seguinte o presidente anunciou que, atendendo a apelo dos colegas de direção, não se afastaria do cargo.

Em outro momento afirmou o mesmo mandatário que as chances de serem ajuizadas ações visando desconstituir a decisão do Conselho Deliberativo eram de 100% e que duas estavam prontas. Não seria ele o proponente, mas terceiros.

Aqui aparece um problema ético e processual grave.

Embora as ações venham a visar a decisão do Conselho Deliberativo, este não tem personalidade jurídica para estar em juízo, mas sim o clube, o Coritiba F.C. contra o qual as lides devem ser direcionadas.

Haverá então citação do Coritiba para contestar as ações, e será feita na pessoa de quem? Do próprio presidente, que é quem estatutariamente representa o clube em juízo.

Ora, se as ações e o sucesso delas são do interesse do presidente, como entender que seja ele o citado e caiba a ele constituir advogado para defender o clube? Estaria contestando pedido cuja procedência quer? Com que intensidade? E como instruiria o advogado do clube a agir? Tudo indica que teremos no processo a figura da colusão, que é quando as partes querem o mesmo resultado e para isso usam do processo como artifício.

Mais um imbróglio no já tumultuado processo eleitoral.

Penso que a chapa que aceitou a eleição on line – ou mais precisamente um dos seus membros, já que ela também não tem personalidade jurídica - deve ficar atenta e procurar intervir no processo como assistente, figura processual utilizada por terceiro que tem interesse em que a demanda seja decidida em favor de uma das partes, no caso o clube e a decisão do Conselho Deliberativo, evitando assim a possível colusão.

Como se vê, a ética, que é a conduta do ser humano de acordo com os seus valores morais, é o que não está presente no episódio.

Debate

  • "Samir parece uma praga que foi solta contra o Coritiba.
    Deixou o Coxa sangrando até a eleição e pretende tumultuar dentro e fora do comando do clube.

    É um grande mal que se apoderou do nosso glorioso e que fará de tudo para destruí-lo."

    Carlos Maia J. | 18/12, 02h29

  • "Muito bem colocado Rauen como sempre. A chapa Coritiba do Futuro deixa um legado de vergonha e insensatez total ao Clube."

    Edson R. Oliveira | 17/12, 17h51

  • "E até quando vamos ouvir, inclusive aqui no site, que o Samir é bem intencionado? Se o cara estuda formas, ainda que por terceiros, de impugnar as eleições, o que ele menos tá pensando é no Coritiba!

    Admiro muito o Honório, mas neste tocante ele está errado."

    Rafael F. | 17/12, 17h23

  • "Samir é incompetente, fraco, omisso, irresponsável, crasso, pífio, mau caráter, mau intencionado e sem vergonha!

    Samir, por favor, SUMA!! de uma vez e não apareça mais nem pra torcer!"

    Erodes B. | 17/12, 15h53

  • "No Rio de Janeiro, quem irá dar o parecer sobre a eleição no Vasco será o Tribunal de Justiça.

    Samir, que se diz ético chega a ser considerado bem intencionado por alguns, dá sinais de que pretende levar o pleito do Coritiba à esfera judicial contando, inclusive com o recesso do judiciário para poder permanecer no comando do clube.

    Agora me digam. Como pode ser considerado bem intencionado um cidadão que pretende acionar o próprio clube para tentar tirar proveito próprio?

    Samir é uma grande mancha na história do Coritiba que está levando o clube ao seu fim."

    João J. | 17/12, 11h33

  • Ver todos os comentários (18)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet