COXAnautas - Coritiba Eternamente

05/05, 19h26 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Eu estarei no Couto. Sem soberba.

Amigos, talvez vocês não saibam como é torcer para o nosso Coritiba de modo fisicamente distante. Alguns que me leem, morando em outras cidades e até em outro país, e dentre os Coxanautas mais especificamente o amigo Popini, sabem bem o que é isso. Morar longe é diferente, encontramos poucos torcedores do nosso clube para partilhar comentários. Vamos ao nosso estádio poucas vezes e, como já disse aqui, ficamos sem o “cheiro” dele. Antes do advento da internet e das redes sociais, raras fotos, filmes e jornais podíamos ver. Só o rádio nos salvava (saudades da PRB2, Rádio Clube, e do Lombardi). Não somos mais coxas do que ninguém, é claro, o nosso mérito maior é estar longe e nem por isso se deixar corromper de modo a torcer para clubes da cidade de moradia. Não é só: uma vez Coritiba sempre Coritiba. O nosso grito é: Uma vez Coritiba, só Coritiba!

Já viajei 800 km de carro, de Horizontina a Curitiba, dirigindo uma Variant, sem direção hidráulica e sem ar condicionado (quem tinha naquela época?) para assistir à semifinal do campeonato brasileiro de 1979, quando jogamos contra o Vasco da Gama. Saí ao amanhecer e cheguei quase na hora do jogo, encontrando um cunhado que me esperava em frente ao estádio com ingresso.

Já me desloquei para a parte mais alta de uma cidade do interior gaúcho para poder captar no rádio a transmissão da decisão do campeonato estadual de 1978, uma das mais emocionantes da história. Quem a viveu não esquece o Manga defendendo dois pênaltis e tirando as luvas para mostrar para a torcida os dedos tortos, consequência das muitas lesões que sofreu na carreira.

Já vi o meu filho, por nervoso, vomitar em frente à TV na decisão do campeonato nacional de 1985. Ainda morava no interior e de madrugada não deixei a vizinhança dormir em razão dos tantos fogos que soltei. Sim, eu era o juiz da cidade, mas compreendam, um valor maior se levantava.

Claro que como todos já vivi momentos difíceis, como os rebaixamentos, em especial o de 2009 e as cenas deprimentes que alguns torcedores proporcionaram, mas esses momentos ficam em um cantinho pequeno da memória, tendo o meu HD mental mais espaço para os bons acontecimentos.

Pois estarei no Couto Pereira domingo, amigos! Com meu filho Alexandre e o meu neto Vítor. Embarcaremos vestindo a camisa do Coritiba e queremos voltar com ela no corpo comemorando o título de campeões. Teremos a alegria de ver o nosso estádio cheio, colorido de verde e branco, de ouvir os cantos da torcida e, melhor ainda, de comemorar gols, para no final acompanhar a festa da conquista.

Não que sejam favas contadas ou barbada. De modo algum podemos menosprezar o adversário. Soberba é com eles e “a soberba precede a ruína”, diz o provérbio. Nossa meta é o título, visado de forma racional (se é que o emocional deixará) e a ser buscado com altivez, mas sem empáfia ou presunção. Com prudência, muita prudência, mas com confiança, muita confiança.

Até domingo.

+6

Debate

  • "E campeão
    E campeão
    E campeão
    E campeão
    E campeão
    E campeão
    E campeão
    E campeão"

    Felipe C. Martinez | 07/05, 19h27 | Móvel

  • "Grande Felipe, meus respeitos e admiração. Moro um pouco mais perto mas nem sempre sendo possível ir assistir um jogo dessa verdadeira paixão Alvi Verde.
    Ao teu comentário, só posso opinar com aplausos, pena não possuir aqui aquelas figurinhas do aplauso. O que nos cabe de momento é este titulo e é ele que queremos, depois, bem depois é depois...
    Vamos aplaudir este grupo de jogadores em quem eu não acreditava e que estão me reconquistando com luta e resultado, fruto principalmente da dedicação de alguns e uma qualidade evoluindo em nosso sofrido (nos últimos tempos) meio de campo.
    Que a cautela e o respeito seja a tônica desse grupo ao entrar em campo daqui a pouco, joguem sim, com o regulamento e com a cabeça, sejam primeiro campeões e depois sim, lavem a alma... SAV"

    Valmir Faria | 07/05, 12h46

  • "Texto excelente, faz a gente reviver as tantas alegrias do passado. Que vocês tenham um excelente domingo e no seu retorno mais um título na bagagem. Sucesso e saúde!"

    Admir | 07/05, 07h45 | Móvel

  • "É domingo. É Couto. Avante, Coxa!"

    João B. | 06/05, 20h28

  • "Belo texto, esse é o "espírito". Quanto a menosprezar o adversário, concordo, deixemos essa prática com "eles". Alguns torcedores tratam o estadual como "obrigação", respeito isso, mas os jogadores não devem ver as coisas dessa forma, eles tem que levar a sério sempre qualquer competição. Feito isso, não deveremos ter surpresas, e amanhã será o dia de comemorarmos mais um estadual. Se Deus quiser."

    A. JÚnior | 06/05, 18h26

  • Ver todos os comentários (17)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O Autor

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jose R. 276 pts.
Andre T. 272 pts.
Alysson Delalibera 266 pts.
VALCIR J. C. 263 pts.
Marcelo N. 259 pts.
Wagner Cancela 259 pts.
Valdir 257 pts.
Maria N. 256 pts.
João L. 254 pts.
10º Adriano R. 252 pts.
11º Suzana F. 252 pts.
12º Daniel N. 252 pts.
13º Mauricio S. 252 pts.
14º Rosemeire V. 251 pts.
15º Diogo N. 251 pts.
16º douglas n. 251 pts.
José Paulo Macioski 251 pts.
Simone N. 251 pts.
19º Ademir Carlos p. 250 pts.
20º Amos S. 249 pts.
21º vanessa n. 245 pts.
22º Sanderson 244 pts.
23º Franciano S. 243 pts.
24º nancy m. 242 pts.
25º Ailton D. 241 pts.
26º Elizabeth G. 240 pts.
27º Mauro 240 pts.
Thiago L. 240 pts.
29º Rubens J. 240 pts.
30º Jackson M. Jeranoski 238 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias




Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet