COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

04/11, 11h09 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Expectativas.

Vivemos, torcedores do Coritiba, momentos de grandes expectativas.

De um lado a enésima ocasião em que esperamos que o time se acerte, evolua e passe a ganhar os pontos necessários para se manter na série A do campeonato brasileiro, e de outro a proximidade das eleições que poderão ditar um novo caminho para o clube, conforme for o seu resultado.

A primeira expectativa, por tudo que vimos no campeonato até agora – ou melhor, neste ano – não é das mais confortáveis.

O time não é bem constituído, temos muitos jogadores que não estão à altura de qualquer equipe de maior ou mesmo de média grandeza. Novo técnico estreará no domingo, a esta altura certamente já conhecendo o elenco, e espera-se que coloque nos seus comandados um mínimo de padrão de jogo, com também um mínimo de erros individuais.

O jogo contra o internacional pode ser tanto o da “virada”, como o aprofundar da nossa queda. O adversário vem de um resultado ruim, contra o Corinthians, e uma má apresentação contra o Atlético-GO. Está sendo muito cobrado pela torcida e pela crônica, e certamente virá com todas as forças contra nós. A dúvida é sobre se o Coritiba jogará como contra o Palmeiras ou como contra o São Paulo, e se o Internacional confirmará que não consegue vencer os times de menor expressão que não se atiram para o ataque, tal como ocorreu contra o Ceará, Bahia e Goiás.

No tocante à segunda expectativa, já temos uma chapa registrada, a União Coxa, capitaneada pelo ex-dirigente Vialle, acompanhado de alguns nomes que já transitaram na direção, e outra anunciada, a Coritiba Ideal, comandada pelo ex-jogador e gestor Renato Follador, com a parceria de conhecidos empresários. Por enquanto, embora as notícias, a situação ainda não anunciou candidatura, o que é um alento.

Essa será uma das eleições mais importantes da história do Coritiba, pode ser um divisor de águas como diz a expressão comum. Os associados não podem se eximir de votar, mas se a eleição for presencial e não virtual como foi a assembleia para decidir sobre a alteração da data, dificilmente haverá comparecimento massivo.

Vou reproduzir argumentos que apresentei para alguns amigos envolvidos na disputa eleitoral sobre a importância e necessidade de votação virtual, processo que foi bem-sucedido quando da decisão sobre o adiamento ou não das eleições.

“Parece-me que se a lei não prevê, também não veda a assembleia virtual a qualquer momento. O prazo de sete meses que ela contém é para assembleias que devessem se realizar no período conforme disposto nos estatutos de cada entidade. Ou seja, se o estatuto do Coritiba dissesse que a eleição deveria acontecer em setembro, por exemplo, os mandatos vigentes ficariam prorrogados e a data prevista para a eleição em assembleia geral estendida por até sete meses.

No caso, não se tratando de assembleia prevista para o período abarcado pela lei, deve ser aplicado o “caput” do artigo 7ª, da Lei 14.030, especialmente nesta parte em que se refere a associações (condição jurídica do Coritiba) as quais “deverão observar as restrições à realização de reuniões e de assembleias presenciais até 31 de dezembro de 2020”.

Seria o caso, então, de aplicar-se o artigo 72, XXIII, do nosso estatuto, que prevê que o CD regulamente o processo eleitoral. Lembrando ainda que o que o artigo 60 do estatuto prevê é quanto a ser o voto individual, pessoal, secreto e direto, não sendo permitido por procuração, não referindo que deva ser através de presença física nas urnas. Ou seja, o CD pode dizer que a eleição será virtual, ou até mesmo mista como aconteceu em um dos exemplos que cito adiante.

Eleições virtuais vêm acontecendo desde muito antes da pandemia, como, no exemplo mais próximo a mim, aconteceu na Associação dos Magistrados do Brasil (com 14.000 membros) e na Associação dos Juízes do RGS, independente de lei que assim autorizasse, ambas em 2017 e a última também no final do ano passado. Veja-se que o S.C. Internacional fará as próximas eleições de modo misto, quem não puder comparecer votará via internet.

E outro ponto a ponderar é a máxima e dogma jurídico quanto a ser permitido ao particular tudo o que a lei não proíbe. Em não havendo no nosso estatuto exigência expressa de que a votação seja colhida através de presença física, e não havendo lei que proíba esse procedimento, estaria ele autorizado.

Salvo melhor entendimento, acho que seria uma boa medida, até porque o momento ainda exige cuidados – e até lá também – e muitos não irão comparecer para votar por segurança (especialmente os mais velhos e os que tenham alguma doença crônica).

Debate

  • "Não tenho mais críticas para o grupo que está administrando o Coritiba. O fato é um só: esta gestão não deu certo. As dívidas aumentaram; os resultados das competições são ruins; o desânimo é geral; a torcida já não suporta os vexames sucessivos. Enfim, esta diretoria não traz qualquer esperança. O melhor, para este grupo de administradores, é o encerramento do mandato com o consequente afastamento definitivo da administração. E, no mais, torcer para os novos gestores melhorarem a realidade da empresa. A realidade de insolvência crônica tem de ser enfrentada de forma racional, e com competições adequadas durante toda a temporada. Necessário e obrigatório mudar. É a esperança que trago nesta eleição. Para os gestores atuais, espero o bom senso de aceitarem que outros encarem os desafios de realizar os novos rumos do Coritiba. Avante, Coxa!"

    João B. | 05/11, 12h24

  • "Se o Samir ( INCOMPETENTE FRACASSADO ), fosse um TURCO LEGITIMO, estaria arrancando os cabelos, e aquela barba suja, ao ver que o Ceará e o América MG,
    arrecadaram mais de 10 milhões ( até agora ) na Copa do Brasil."

    ALVARO A. | 05/11, 11h42

  • "Mudanças devem acontecer no resultado das eleições e no campo com o novo treinador. Pra não perder a rotina estamos com a guilhotina armada e presa com teia de filhote de aranha.
    O pesadelo que não dá descanso, pode despertar e começar a festa com a saída do Samir e a nossa permanência na primeira divisão.
    Não é fácil mas certamente seria a maior conquista da década e acenderia no horizonte um futuro promissor. Está na hora de virar o vento para o lado contrário, pra bem longe de nós!"

    Admir Rosa | 05/11, 10h36 | Móvel

  • ""...esperamos que o time se acerte, evolua e passe a ganhar os pontos necessários para se manter na série A do campeonato brasileiro..." Essa é a história do Coritiba toda vez que troca-se o técnico em pleno andamento da competição, coisa comum nos últimos anos. Nem dá mais pra levar a sério. Pessoalmente, acho difícil o Coritiba escapar da Segundona esse ano. Vamos ver quanto tempo dura o Sr. Rodrigo Santana."

    Emerson Faria | 05/11, 09h42

  • "O inter está em baixa? Não se preocupem o próximo jogo é com o coxa, maior ressuscitador de mortos vivos do Brasil, infelizmente. Eleições é de ficar preocupado, se for presencial, o Samir se reelege. For virtual temos uma chance de acabar com essa corja dos samirzetes dentro do clube."

    CLAUDIO B. | 05/11, 09h33 | Móvel

  • Ver todos os comentários (20)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Grêmio 37
Fluminense 36
Fortaleza 29
10º Ceará 29
11º Corinthians 29
12º A.Paranaense 28
13º Bahia 28
14º Atlético-GO 28
15º Bragantino 27
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 199 pts.
Rupson F. 186 pts.
Bruno O. 179 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 174 pts.
Anderson85 Anderson85 173 pts.
CARLOS CARLOS 166 pts.
Eden Leão 163 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 162 pts.
Selma R. 159 pts.
10º Marcos Kuff 157 pts.
Adriano Leal 157 pts.
12º Ricardo Honorio 157 pts.
13º Tiago Z. 156 pts.
14º cleverson k. 152 pts.
15º Andre T. 152 pts.
16º Marco Ferreira 152 pts.
17º Rafael Minoli 152 pts.
18º Ezequiel B. 151 pts.
19º Persio F. 150 pts.
20º Luiz R. 150 pts.
21º Valdir T. 150 pts.
22º j. miranda 148 pts.
23º Álvaro M. 147 pts.
24º Valdir 147 pts.
25º Evaldo Maciel 146 pts.
26º Jorge Lopes 145 pts.
27º Ido M. F. 145 pts.
28º Dorvalino J. 144 pts.
29º Sanjiro J. 143 pts.
30º marcos j. 142 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet