COXAnautas - Coritiba Eternamente

04/02, 22h56 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Feitos de bobos.

Finalmente terminou a novela Ronaldinho.

Não que a direção do Coritiba tenha tomado juízo ou se sensibilizado pelas manifestações da esmagadora maioria dos torcedores contrários à contratação do ex-jogador, mas sim porque ele não quis. (Aliás, desde quando a opinião da torcida interessa?) Depois de um namoro no qual o Coritiba era o pretendente, a dupla Assis/Ronaldinho esnobou nosso clube, deixando os membros da direção favoráveis à contratação com caras de tolos, o que foram desde o início do processo. Ou no mínimo ingênuos, atributo que também desqualifica quem comanda qualquer entidade.

Curiosa direção essa que desde que assumiu se justifica por não qualificar o time em razão do passivo financeiro – como se fosse uma novidade e não acontecesse com outros clubes – e por isso não manteve um dos melhores zagueiros que apareceram nos últimos anos, mas que parece ter outro cofre que abriria para contratar um ex-jogador.

Mas certamente logo os diretores favoráveis à irresponsabilidade absorverão o fato de terem sido feitos de bobos, tal como os torcedores temos feito há muito tempo. Estamos acostumados a absorver desilusões e continuamos amando o Coritiba, mantendo-nos associados e frequentando os jogos apesar de tudo que é feito para nos desmotivar. Dos diretores espero que pelo menos saibam usar o episódio para uma autocrítica.

A infeliz tentativa de contração do ex-jogador é apenas mais uma mostra de que a atual direção é mal sucedida e fracassada. Não há como dourar a pílula moderando as palavras, é fracasso mesmo. Sei, eles ainda têm dez meses para obter alguma conquista. Mas diante do andar das coisas alguém acredita em possível sucesso neste ano? Talvez conquistar o estadual com alguma sorte e se o rival desprezar a disputa ou um time pequeno não nos atropelar? Sempre é bom vencer a competição local, mas isso não basta e não satisfará a uma torcida que é injustamente acusada de exigente quando em verdade é paciente (até quando?) e sofredora. E por melhor que seja a eventual conquista do título estadual – invicta já sabemos que não – o fato não apagará os erros e fracassos da atual direção. Só a conquista de um título nacional ou internacional poderá nos satisfazer e equilibrar a conta da gestão. Mas aí é sonhar demais.

O balanço da gestão no que interessa, qual seja o futebol, finalidade e razão de ser do clube, até agora tem uma extensa coluna de perdas e nenhuma de lucro. Torço para que isso mude um dia, mas diante do que temos visto é extremamente difícil crer em algo melhor para tão cedo.

Só uma revolução ou refundação poderá salvar o futuro do Coritiba, mas nada indica que isso possa acontecer tão cedo em razão do que têm mostrado os homens que comandam o clube. O G5 não se entende, um dos eleitos renunciou sem explicar as razões, outros foram afastados por má conduta e o presidente está usando a tática da avestruz, fugindo dos meios de comunicação e de contestadores. Veja aqui, interessante matéria a respeito.

A esta altura, parece que temos que torcer para que o ano passe depressa, pelo menos se mantendo o clube na primeira divisão, para que logo cheguem as eleições. Não para receber mais promessas infundadas, mas para que nomes de homens capazes e que amam o Coritiba queiram e saibam reerguê-lo diminuindo a distância que mantemos atrás de tantos clubes brasileiros, inclusive o rival maior.

+6

Debate

  • "Se tinha grana pra trazer o cachaceiro do R10, usem bem este dinheiro contratando dois ou três atletas de nível para que tenhamos algo parecido com um time de futebol. Caso contrário, será um calvário aguentarmos mais um ano torcendo apenas para não cairmos. Ou será que, com a desistência do gaúcho a grana também sumiu???? Com a palavra a incompetente diretoria do cartorário. Vai pra casa cartorário !!!!"

    Carlos M. | 06/02, 12h49

  • "Sinceramente, não acredito que o R10 tenha nos esnobado, mas é aquele momento em que teve de avaliar-se e cair na real de que não tem mais um comprometimento mental com o esporte para executá-lo em alta performance.

    Lembro daquele menino que no primeiro jogo pela seleção deu chapéu em cima do argentino dentro da área e marcou o gol. Essa alegria ele não pode mais proporcionar.

    Bola pra frente. Foi melhor a diretoria ter tentado algo grande. E que não parem. Existe outros nomes que hoje poderiam se aventurar no Brasil.

    Mas voltando à nossa realidade, nosso time jogou uma boa partida ontem."

    Gerson Lima | 06/02, 10h48

  • "É, realmente, fez os torcedores de idiotas!
    Quem não sabia que esse ex jogador não viria? Só os ingênuos.
    Livramo-nos de um erro gigante. Mas, persiste o mesmo grupo lá dentro.
    E o tempo passa...
    E já estamos para trás.
    E ficaremos para trás...

    Que Deus nos ajude, porque aqui, está difícil.

    Abraço amigos Coxas!"

    Joel K. | 06/02, 08h23

  • ""Esnobar" o Coritiba? Isso se o jogador resolvesse jogar no Brasil e em um clube de menor expressão. Agora, jogar num time de masters do Barcelona, sem responsabilidade com resultados, ganhando em euros e conhecendo o mundo todo, quer coisa melhor que isso?
    Se isso é "esnobar", quem não faria o mesmo???"

    Alvyr J. | 05/02, 22h19

  • ""Homens capazes e que amam o Coritiba"? Quem seriam nobre colunista?"

    J. Mario | 05/02, 20h12

    • "Se soubéssemos estariam lá...Respondo por ele.
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 05/02, 22h18

  • Ver todos os comentários (39)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O Autor

Classificação Paranaense 2018

Grupo 1

Cascavel 0
Foz do Iguaçu 0
Maringá 0
Cianorte 0
Coritiba 0
Paraná 0

Classificação Paranaense 2018

Grupo 2

União 3
Londrina 0
Toledo 0
Prudentópolis 0
Rio Branco 0
A.Paranaense 0

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Camilla Nunes 3 pts.
José S. 3 pts.
jorge lopes 3 pts.
Claudio S. 3 pts.
Adriano S. 3 pts.
G. Santos 3 pts.
Jose R. 1 pts.
nancy m. 1 pts.
Marcos José Kuff 1 pts.
Carlos A. B. G. 1 pts.
Gerson Lima 1 pts.
Lucas G. 1 pts.
Marcelo Carneiro 1 pts.
Tiago L. 1 pts.
Luiz Renato 1 pts.
66º Alysson Delalibera 0 pts.
Edil Macedo dos Santos 0 pts.
FELIPE D. 0 pts.
T. Filus 0 pts.
Luiz Alberto Bulgarelli Girão 0 pts.
Rafael Lopes 0 pts.
Valdir 0 pts.
douglas n. 0 pts.
Jackes Pontarolo 0 pts.
Bruno H. 0 pts.
Lucas Falat 0 pts.
Hedy G. 0 pts.
Elizabeth G. 0 pts.
Thiago Manoel 0 pts.
LEONARDO LEONARDO 0 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias




Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet