COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

25/06, 09h57 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Lembranças IV

Em 1947, ano em que nasci e quando por algum meses vivi com meus pais na casa dos meus avós Otávio e Julieta Rauen, na rua Maria Clara, a cem metros do então Belfort Duarte, o Coritiba foi campeão nas quatro modalidades que eram disputadas naquela época, profissional, aspirante, amador e juvenil.

Era comum os jogos das demais categorias serem disputados em preliminares do jogo principal, e assim continuou a acontecer por muitos anos.

O time base tinha Nivaldo, Fedato e Renê; Tonico, Cartola e Lanzoni; Baby, Merlin, César Frizzo, Gouveia e Paulinho.

Na próxima coluna vou voltar a tratar do que acontece - ou não acontece - no tempo presente do Coritiba.

Debate

  • "Muito bom ler sobre essas lembranças. Que a história nos inspire e conforte nesses momentos. Estamos carentes do sucesso.

    Parabéns Rauen."

    Gerson Lima | 27/06, 11h21

  • "Grande recordação de tempos que não voltam mais. Eu vim para Curitiba em 1948, ainda criança e logo aprendi a amar nosso COXA.Como o Senhor pode notar, sou um pouco menos jovem que o Senhor. Eu ia no Belfort Duarte, quando não havia muros. Apenas cercas com tábuas grandes e arquibancadas de madeira. Desse jogadores constantes na foto, eu vi jogar o Nivaldo, o Fedato, o Tonico, o Lanzoninho e todo o ataque. É verdade que vi poucos jogos, com esses atletas já veteranos. Repasse aos nossos diretores atuais, para que eles aprendam algo ao nosso Coritiba e a sua historia.
    Um abraço"

    Arno Ombrellino | 26/06, 11h50

  • "Hoje Samir conseguiu misturar varias categorias numa só: profissional, juvenil e amadora!"

    andre a. | 25/06, 11h01 | Móvel

    • "Só vejo amadora, da diretoria ao time principal, com exceção de Wilson, Rafinha e, pelo menos por enquanto, Rodrigão"

      Rafael | 27/06, 08h24 | Móvel

  • Ver todos os comentários (4)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Paranaense

FC Cascavel 16
Coritiba 14
A.Paranaense 13
Operário 13
Londrina 13
Rio Branco 12
Cianorte 9
Paraná 9
Cascavel 7
10º União 5
11º Toledo 4
12º PSTC 1

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 42 pts.
Jackson M. Jeranoski 40 pts.
Ido Martini N. 40 pts.
CARLOS CARLOS 39 pts.
Leandro Carlos 39 pts.
Valdir T. 38 pts.
Hedy G. 38 pts.
Luiza Oliveira 37 pts.
Mauro S. 37 pts.
10º Jayme G. 37 pts.
11º Jorge H. 36 pts.
12º Ricardo Honorio 36 pts.
13º Rafael F. 35 pts.
14º Ézio Ricardo 35 pts.
15º Emerson T. 34 pts.
16º j. miranda 34 pts.
17º Ademir Carlos p. 34 pts.
18º Rubens Junior 33 pts.
ERLEI R. 33 pts.
Jose R. 33 pts.
Luiz Bueno Franco 33 pts.
22º Rony A. Stacoviaki S. 33 pts.
23º José A. Lima 32 pts.
Thiago M. 32 pts.
Jorge Luiz Lopes 32 pts.
26º Vera M. 31 pts.
27º Mariana T. 31 pts.
28º T. Filus 31 pts.
29º v. j. cruchelski 31 pts.
30º Luis Henrique 30 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet