COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

01/03, 12h56 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Não culpem os jogadores.

Ontem, assistindo a mais uma pífia apresentação do time do Coritiba e lembrando as demais neste ano, assim como dos tantos comentários de leitores aqui e nas redes sociais, consolidei um pensamento que há muito me persegue.

Os jogadores são os menores culpados pelo mau futebol que têm mostrado.

É que são mesmo limitados e não há como exigir mais da maioria deles. É cansativo e repetitivo dizer, mas não há como tirar de atletas como, por exemplo, Tiago Lopes, Robson, Galdezani e Welissol mais do que não têm. Difícil crer que o Igor Jesus um dia deixará de ser permanente promessa que não se confirma. Esperança individual me parece que ter somente em um ou outro como no retorno do Nathan Ribeiro e a recuperação do futebol do Sabino, a confirmação do Giovani Augusto e do Kazu que ainda foram pouco testados (Yan Couto terá passagem curta). No mais, é um elenco desqualificado, com alguns poucos servindo somente para compor grupo.

Sei que alguns podem dizer que o Rafinha é uma exceção, e concordo, mas temos que lembrar que é veterano, sem condições físicas para uma extenuante temporada, e que também mais desponta pela comparação com o baixo nível dos seus parceiros.

No Direito há um instituto denominado “teoria da equivalência das condições”, que apura qual foi a causa determinante para o resultado. Não vou me estender a respeito, mas em resumo se trata de concluir sobre qual foi a causa sem a qual o resultado de dano não teria ocorrido. O presidente Samir Namur que, embora ao que eu saiba nunca tenha exercido cargo administrativo antes de assumir o Coritiba, é mestre e doutor em Direito Civil e deve conhecer melhor do que eu o instituto.

Tenho que no caso do Coritiba não é difícil a conclusão. A causa determinante dos consecutivos maus resultados do time nos últimos anos é a má gestão. Sem tantos erros na montagem da equipe, gestados pelo gerente de futebol com homologação da diretoria, certamente o Coritiba seria outro em campo se bem garimpados os atletas. Já vi alguns torcedores escusando a direção sob o argumento de que “não é o presidente que desperdiça pênalti”, “não é a direção que entrega gol ao adversário”, ”não é o dirigente que erra um gol feito”. Claro que não, de modo direto, isso ocorre nas melhores equipes. Mas não com a constância que acontece no Coritiba, de modo que a causa sem a qual isso não aconteceria com frequência está nos erros de quem escolheu o mau batedor de pênalti e os entregadores e perdedores de gol. Se alguém merece condenação pelos maus resultados, a causa sem a qual isso não ocorreria está bem mais acima dos atletas.


**********************************************************************

Ainda sobre o nosso vexame na Copa do Brasil, nos últimos dias vimos avançar times como o Afogados de Ingazeira (eu nem sabia da sua existência), Brusque e o São José de Porto Alegre, que é praticamente um time de bairro como o Trieste ou o Operário Pilarzinho. Enquanto isso, o Coritiba...

Debate

  • "O que esperar de um time montado por Pastana, todos viram o que aconteceu com o Paranada subiu pra cair e a receita que tínhamos pra reforçar o clube na Série A os pangares desse dirigente conseguiram entregar de presente para o poderoso Manaus. Lamentavelmente estaremos contando em 2021 vamos subir Coxa novamente."

    Elton | 03/03, 13h32

  • "Como eu tinha falado anteriormente, existe o sério risco do SAMIR se eleger novamente. Vejam o evento marcado para a Reeleição dele, https://www.facebook.com/events/460416597896462/ já tem 305 pessoas que vão. Quantos votos são necessários para ganhar a eleição."

    Jarbas R. | 02/03, 23h19

    • "Eu desmarco até casamento e nascimento de filho pra votar contra esse FDP"

      Sandro Silva | 03/03, 20h19 | Móvel

  • "Dr Rauen, desculpe mas a sua descoberta esta atrasada em pelo menos dois anos!!"

    Henrique J. | 02/03, 17h23

  • "Boa tarde amigos, o técnico Barroca foi demitido, estão contratando um meia, um atacante e um lateral esquerdo (todos daqueles de ir recepcioná-los no aeroporto) e venderam o TL e WM, mas (PQP), eu estava sonhando e acordei. O técnico continua enrolando e a diretoria dormindo..."

    Francisco B. | 02/03, 16h40

    • "Kkkkkkkk sacanagem, achei que era verdade!!
      Que pena"

      Marco Ferreira | 02/03, 16h54 | Móvel

    • "tb achei"

      Tiago C. | 04/03, 19h54

  • Ver todos os comentários (61)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Paranaense

Coritiba 24
FC Cascavel 23
A.Paranaense 22
Operário 20
Cianorte 18
Londrina 15
Rio Branco 14
Paraná 13
Cascavel 11
10º Toledo 10
11º PSTC 6
12º União 5

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Hedy G. 60 pts.
Alysson Delalibera 58 pts.
Valdir T. 58 pts.
Mauro S. 58 pts.
Jackson M. Jeranoski 57 pts.
Ademir Carlos p. 57 pts.
Leandro Carlos 56 pts.
Marcos Kuff 55 pts.
Ido Martini N. 55 pts.
10º Jayme G. 55 pts.
11º Ézio Ricardo 54 pts.
12º Rubens Junior 53 pts.
CARLOS CARLOS 53 pts.
14º Mariana T. 53 pts.
15º Rafael F. 52 pts.
16º T. Filus 52 pts.
17º Luiza Oliveira 51 pts.
18º MARCELO ARAUJO 50 pts.
19º Ricardo Honorio 50 pts.
20º Lauro 49 pts.
21º ERLEI R. 49 pts.
22º R. L. Zanetti 48 pts.
23º Rodrigo P. 48 pts.
24º j. miranda 48 pts.
Jorge H. 48 pts.
Valdecir R. 48 pts.
27º Andre T. 47 pts.
28º Jorge Ihon J. 47 pts.
29º Rony A. Stacoviaki S. 47 pts.
José A. Lima 47 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet