COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

13/09, 09h29 | Bola de Couro | Felipe Rauen

O atletiba e a prorrogação do mandato.

Que coisa horrível assistir ao atletiba de ontem. Jogo de um nível técnico indigno talvez até da série B. E nesse contexto o Coritiba conseguiu ser o “mais pior”, jogando a mais decepcionante partida do ano.

Jogadores cuja insuficiência técnica é por todos conhecida muitas vezes podem compensar esse qualificativo com muita superação. Mas nem isso se viu. Desinteresse e malemolência foi o que mais se observou por parte desse desqualificado plantel. Incontáveis o número de vezes em que a disputa da bola passava pelo que se chama de “dividida” e os nossos perdiam a disputa.

Ninguém foi bem, um ou outro foi “menos pior” (Natanael e Sabino). Galdezani parecendo ter medo da bola, quer dela se livrar e “não está nem aí” para o jogo. Willian Matheus, que vinha sendo destaque, foi um desastre. A meia cancha, que tinha se saído bem em Goiás, nada produziu. No ataque – que ataque? – Sassá praticamente perdido, Robson um pouco mais lutador, mas sem dúvida abaixo das necessidades do time e o Igor Jesus, a eterna promessa que não se firma, conseguiu acompanhar a rotina do time de ter um jogador expulso em quase todos os jogos.

Não sei mais o que dizer, e logo vou pular para a parte do texto em que justificarei o título da coluna. Antes, quero registrar que a tarefa do Jorginho é muito árdua. Com o time perdido em campo ele olhou para o banco e o que viu? Yan Sasse e Luiz Henrique! Não deve ser fácil.

Bem, mas vamos ao tema do título do texto.

Alegadamente em razão da pandemia, alguns próceres coritibanos estão se movimentando no sentido de autorizar a prorrogação do mandato da atual fracassada gestão até o final do campeonato, o que se dará somente no mês de fevereiro de 2021. Sustentam, em síntese, que uma modificação da direção em meio à disputa poderá ser danosa ao clube. Logo em seguida apareceram outros pretendendo que a eleição, estatutariamente prevista para a primeira quinzena de dezembro, seja também adiada.

O único candidato até agora anunciado efetivamente, o Renato Follador, disse concordar com a prorrogação do mandato, mas não com o adiamento da eleição.

Pois eu, depois de refletir, e talvez influenciado pelo humilhante revés de ontem, admito, vou me posicionar contra, apontado dois fatores que em outra ocasião posso estender.

Primeiro, o prejuízo da assunção de outro grupo em meio ao campeonato inexiste. É possível, pelo contrário, que outra visão assumindo ainda consiga salvar algo. Usando a filosofia do palhaço/político Tiririca, pior do que está não fica. Não vejo sentido nisso. Será que os pré-candidatos estão aceitando a proposta pois não querem assumir encontrando o clube em vias de ser rebaixado e pouco podendo fazer e os seus nomes ficando registrados como os que fracassaram?

Depois, não vejo razão para, se a decisão for pela prorrogação do mandato, a eleição ser adiada. Em que a eleição e o seu resultado poderiam atingir o mandato prorrogado? Parece-me que só positivamente, pois se os atuais dirigentes souberem se portar como estadistas, desde o resultado poderão começar uma transição pacífica e transparente, deixando os eleitos cientes de todos os aspectos da administração.

Aliás, mas isso vou deixar para outro texto, já estou me estendendo demais, se é possível encontrar na Lei nº 14.030/20 supedâneo para a prorrogação dos mandatos, não há no diploma legal qualquer norma que permita reformar o estatuto – para o efeito de adiar as eleições ou qualquer outro – sem que seja através de assembleia geral com a convocação de todos os associados, mesmo que com participação virtual conforme agora legalmente autorizado.

Ah, e esse relógio do site que parece não andar...

Debate

  • "Bom dia Rauen. Que palhaçada é essa desse grupo que propõe adiar as eleições e prorrogar o mandato deste fraco presidente Samir. Eleições pra esse ano, ou, se possivel pra já!"

    Francisco B. | 16/09, 12h09

  • "Tem vez de adiar tem e que antecipar,pois quando antes saírem esses perdedores melhor seria para o clube,.essa turma que tá aí são perdedores natos além de não terem competência..."

    Jonas D. | 15/09, 11h44 | Móvel

    • "Quis dizer ( Em e quanto)"

      Jonas D. | 15/09, 11h46 | Móvel

  • "Prorrogar o mandato do Sumir até Fevereiro/2021?
    A não prorrogação poderá ser danosa aos interesses do CORITIBA?
    O que poderá ser mais danoso do que a continuidade da presença desse pseudo-presidente no comando do clube?
    Por favor, antecipem as eleicóes e a saída desse incompetente do Alto da Glória e que os novos dirigentes assumam imediatamente, para tentar salvar pelo menos o ano de 2020, permanecendo na série A. SAV"

    Washington B. | 14/09, 19h26

  • "Um time de futebol que entra sem raça jogando contra o principal rival merece ser sumariamente rebaixado. Eu não consigo entender o tipo de preleção que é realizado no Coxa. Em qualquer outro esporte e em qualquer outra circunstancia o time entraria comendo a grama, metendo porrada e ganhando na raça!!! É só no Coxa que um bando de pangaré entra marchando em campo como se estivessem com a vida ganha.... Inadimissivel isso. É o retrato do seu presidente."

    Alex | 14/09, 15h52

  • Ver todos os comentários (41)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Internacional 35
Flamengo 35
Atlético-MG 32
Fluminense 29
São Paulo 27
Santos 27
Palmeiras 25
Fortaleza 24
Grêmio 24
10º Ceará 22
11º Atlético-GO 22
12º Sport 21
13º Corinthians 21
14º Bahia 19
15º Bragantino 19
16º Botafogo 19
17º Vasco 18
18º A.Paranaense 16
19º Coritiba 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 154 pts.
Bruno O. 140 pts.
CARLOS CARLOS 136 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 136 pts.
Eden Leão 132 pts.
Rupson F. 132 pts.
Rafael Minoli 129 pts.
Anderson85 Anderson85 127 pts.
Selma R. 127 pts.
10º cleverson k. 124 pts.
11º Marcos Kuff 124 pts.
12º Ricardo Honorio 124 pts.
13º Persio F. 121 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 120 pts.
Valdir T. 120 pts.
16º Giovanne Smaniotto 119 pts.
j. miranda 119 pts.
18º Álvaro M. 119 pts.
19º Sanjiro J. 118 pts.
20º Adriano Leal 116 pts.
21º Marco Ferreira 116 pts.
22º Ezequiel B. 115 pts.
23º Tiago Z. 115 pts.
24º Evaldo Maciel 114 pts.
25º Waldir J. 113 pts.
Adilson P. 113 pts.
27º MARCELO ARAUJO 113 pts.
28º Johnny F. 112 pts.
Ailton Batista Vieira Filho 112 pts.
30º Dorvalino J. 112 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet