COXAnautas - Coritiba Eternamente

08/11, 21h25 | Bola de Couro | Felipe Rauen

O que nos espera em 2019?

Noticia-se que no dia 12 próximo haverá reunião do Conselho Deliberativo do Coritiba, ocasião em que o Conselho Administrativo apresentará o orçamento para 2019. E certamente, espera-se, conselheiros independentes farão rigorosas cobranças.

Orçamento, sabemos, é o custo estimado de um empreendimento ou empresa, apurado do cotejo entre receita e despesa.

Pois estou muito curioso para saber como será o orçamento que a direção apresentará. Será uma peça de ficção, na qual receitas serão superestimadas e despesas subestimadas?

Ou será realista, considerando as inúmeras dificuldades que o Coritiba terá no próximo ano, em especial a queda drástica da maior receita, a da TV, este o item mais importante para mostrar que as receitas serão pífias?

Aliado a isso, estamos tendo diminuição no quadro social, que se em 2011 chegou a 30.000, nas últimas eleições pouco passou dos 6.000, e não sei em que números está e estará.

Não bastasse, se o Coritiba se mantiver com um time desqualificado como o que se apresentou no campeonato deste ano, a cada dia a presença de público será menor, às vezes talvez nem pagando o custo de abrir o estádio.

E mais, nossos produtos provavelmente não devem estar vendendo bem, pois o torcedor vincula muito as compras ao sucesso do time. A decisão de fugir das marcas tradicionais dos uniformes talvez possa ser boa medida, não sei, ainda é cedo para avaliar. Mas sem bons resultados em campo, difícil ver o torcedor comprando produtos do clube,

Gostem ou não os gestores do Coritiba, que assumiram parecendo que descobriram a pólvora e prometiam o paraíso, sem sucesso no futebol não há como ter uma administração equilibrada. E as dificuldades financeiras, em que pese sabidamente venham de muitas gestões, sem dúvida foram agravadas pelo fracasso deste ano, item no qual não dá para usar a surrada alegação de que o caos foi herdado.

Li hoje notícia na qual o presidente Samir procurou dar explicações sobre o fracasso do clube neste primeiro ano de gestão. A que mais me impressionou foi a de que ao serem eleitos o planejamento teria sido feito em cima da hora, iniciando-o com atraso, a partir do dia 17 de dezembro, oito dias depois da eleição. Mas como assim? As chapas foram inscritas no início de novembro, certamente montadas com muita antecedência. E foram para a disputa sem um planejamento? E o presidente Samir era o presidente do Conselho Deliberativo, com todos os meios para bem conhecer o clube (sem contar que outro integrante da chapa era o presidente do Conselho Fiscal, outro ainda vice-presidente da mesa do CD). E o plano de metas apresentado ainda em novembro (veja aqui), onde se vê que as promessas de campanha estão passando longe da realidade, não desmente aquela afirmação? Ou aquele plano era apenas para o eleitor ver?

Bem, como tudo indica que não haverá intervenção branca no clube e nem que a direção fracassada vai se afastar, a nós resta torcer para que desta vez acertem. Nosso sucesso depende do sucesso da direção. Mas por tudo o que vimos parece muito difícil, temos que ver para crer. Quero acreditar, mas é difícil.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Para não dizer que não falei sobre o clube dentro do campo, considero um grande erro a talvez manutenção do Argel no comando do time. É um treinador com muito mais fracassos do que os poucos sucessos em campeonatos estaduais, e que de início impressiona os desatentos pelo seu estilo de aparente motivador, em que pese o discurso não dure muito como já vimos.

Debate

  • "As poucas notícias que tem surgido e a fala do Samir mostram que nem sequer aprenderam alguma coisa com este ano desastroso."

    Carlos Becker | 10/11, 00h17

  • "Um passarinho me contou, que parece que 2 ( dois ) dos Patetas, podem vir a renunciar. O ideal seria que todos os 5 ( cinco )mostrassem humildade e amor ao Coxa, renunciando."

    ALVARO A. | 09/11, 18h45

    • "Estão que nem quando era com o Bacelar ..estão pulando do barco ."

      Jose Carlos R. | 10/11, 00h28

  • "2019/2020 ao meu ver futuros incertos com esse tal de Samir e companhia.
    Nada sinaliza o contrário. Pobre Coritiba, depois do fracasso, só basta a essa diretoria de m... mudar a cor do uniforme do clube para a do PT comunista."

    J. Mario | 09/11, 17h01

  • "Só serei sócio novamente quando este imbecil sair da presidência. Enquanto não sair não vai mais ver a cor do meu suado dinheiro."

    Rafael R. | 09/11, 16h54

  • Ver todos os comentários (48)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet