COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

04/12, 01h24 | Bola de Couro | Felipe Rauen

O regresso.

Escrevo atrasado, pois estive envolvido com o falecimento de um familiar, o que me ocasionou viagem inesperada.

Mesmo assim, consegui um espaço para assistir ao jogo contra o Vitória, após o qual, com sobras em razão dos resultados paralelos, alcançamos a tão esperada classificação para a série A do campeonato brasileiro do ano que vem.

É hora de louvar a equipe, especialmente pela demonstração de garra na reta final, com o que supriu algumas deficiências técnicas.

Mas louvor especial merece o técnico Jorginho, que soube trabalhar com o material humano de que dispunha. Muitas vezes ficamos angustiados com o time sob o seu comando em razão do modo pragmático de jogar, com o time atuando mais defensivamente, mas ao fim e ao cabo se viu que isso era necessário diante das limitações do elenco, tanto que terminamos o campeonato com o expressivo número de treze jogos consecutivos sem derrota.

E o Jorginho também teve o mérito de saber comandar o grupo, o que se viu no episódio em que resultou afastado o Rodrigão por indisciplina, assim como no último jogo quando se mostrou necessária a substituição do Giovani que, talvez entusiasmado por ter sido o herói do jogo contra o Bragantino, pouco estava produzindo e o técnico não vacilou em retirá-lo.

E ele foi muito feliz nas substituições no último jogo. Com o Mateus Sales no lugar do Giovani a meia cancha se reestruturou e a entrada do Wanderley foi decisiva para o resultado. Alguém poderá dizer que neste último caso a substituição não dependeu da vontade do treinador, pois o Igor Jesus sentiu uma lesão, mas foram os desígnios do futebol e sabemos que nada é por acaso nesta vida e que a sorte no mais das vezes premia os capazes.

Parabéns ao nosso clube, em especial parabéns à nossa maravilhosa torcida que compareceu em massa aos jogos e em muitas ocasiões carregou o time pela sua vibração.

Dedico cumprimentos à direção, ainda que entenda que o sucesso veio apesar dela, mas vá lá, pela dedicação e esforço, ainda que com múltiplos erros desde o ano passado, parabéns também a quem administra o clube. Espero que saibam fazer uma autocrítica para não repetir os tantos erros que vimos nesses dois anos. O retorno à primeira divisão não significa a concessão de uma certidão de bons antecedentes aos dirigentes, que têm muito o que mostrar se querem fazer o Coritiba grande de novo.

Debate

  • "Chamou atenção a lisura dos clubes nas última rodadas, com destaque especial pra última. Mesmo com inúmeras propostas e suposições sobre posturas de alguns clubes com suas malas brancas e de todas as cores, os clubes foram pra lá de honestos. Destaques positivo para os 4 rebaixados que foram vitoriosos e decisivos na última rodada.

    Nós, bastante preocupados com as declarações infelizes do presidente corrupto assumido do Vitória, o tal Paulo Carneiro, fomos lá e mostramos que o bem é, e sempre será, soberano!

    Bonito de ver, times do meio da tabela mesmo com tudo já consumado, jogando como se fossem finais.

    Mesmo com derrota a vaga seria nossa porque a honestidade e o caráter estiveram presentes com sua força insuperável.

    Parabéns a todos os clubes que demonstraram respeito pela sua instituição, pelas outras equipes e pelo esporte!"

    Admir Rosa | 07/12, 07h36 | Móvel

    • "Admir, tenho engasgado nosso rebaixamento, quando o Cruzeiro entregou o jogo para o São Caetano e fomos rebaixados. O presidente deles era o tal do zé perella que havia discutido em reuniões com o Gionedis. Hoje ele é o diretor de futebol do Cruzeiro, então chegou a vez deles. Aqui se faz aqui se paga. SAV"

      CLAUDIO B. | 07/12, 10h11 | Móvel

  • "Parabéns pela coluna Rauen..Sempre muito bem ponderado!"

    Neiton J. | 06/12, 14h33

  • "Vamos se associar coxasbrancas de sofá. O time precisa de vcs!!!"

    Neiton J. | 06/12, 14h32

  • "Um dos maiores erro do Coxa neste ano foi insistir em jogadores sem capacidade técnica e que nem precisa dizer quem é. Só vou dar uma dica: jogador de base."

    Irineu R. | 06/12, 09h42 | Móvel

    • "A primeira entrevista do Samir me animou ele falou em buscar vaga da libertadores em 2020. Passou uma semana, já mudou, brochou o planejamento é para "beliscar" a Sul Americana. A Vaga da Sul Americana é mais ou menos um premio para quen não caiu para série B Para quem fica do nono ao décimo sexto."

      Celso T. | 06/12, 20h30

  • Ver todos os comentários (38)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet