COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

22/11, 08h50 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Os menores e os maiores culpados.

Mais uma derrota, desta vez vexatória.

Quem não viu o jogo de ontem, sabendo somente do placar, pode ser levado a crer que o Coritiba ofereceu alguma resistência ao Flamengo. Qual nada, levamos o que se chama de “banho de bola”, o Flamengo parecia brincar conosco. Perderam sete gols, dois deles por baterem na trave, e se fizessem metade estaríamos falando da maior goleada do campeonato.

O Coritiba se saiu tão mal, que se eu tivesse o costume de dar notas aos jogadores não saberia o que atribuir aos integrantes desse bando que se pensa time. Ontem até o Sabino estava perdido no esquema de três zagueiros, que em certos momentos parecia como se nenhum houvesse (a propósito, com que facilidade os atacantes do Flamengo cabecearam na nossa área).

Mas não vou dizer que os jogadores e o treinador são os responsáveis diretos pela vergonha que estamos passando, ao menos não são os maiores. Nós, torcedores, temos o hábito de primeiro culpar o treinador e depois os jogadores que falharam, mas, como diz a expressão popular, aqui o furo é mais embaixo.

Não amigos, o grande culpado pela situação ultrajante em que nós encontramos é o grupo que está no poder. Foi ele quem trouxe treinadores sem ou com mau currículo e foi ele que trouxe tantos jogadores desqualificados. Foi esse grupo que brincou com o clube no início da gestão pensando que com um time e um treinador iniciantes poderíamos nos dar bem no campeonato estadual. Foi esse grupo que trouxe Argel e que na série B de 2018 ficou em décimo lugar. Foi esse grupo que fez com que fôssemos desclassificados na Copa do Brasil no primeiro jogo. Foi esse grupo que contratou Gabriel, Filemon, Patrick Vieira e tantos outros que de tão má lembrança os nomes me escapam no momento em que escrevo. Foi esse grupo que deu ao rival o seu primeiro tricampeonato, derrotando-nos com o time de aspirantes.

E esse grupo quer se manter no poder, tem um apego inexplicável por ele, quando deveria estar se despedindo e se desculpando com a torcida por constituir uma das piores gestão – há quem diga que é a pior, talvez seja mesmo – da história do Coritiba. Assumiram sem projeto e se tiveram algum até hoje foi ele de fracassos e mais um se aproxima.

Mas o risco de que o mesmo grupo consiga se manter no poder existe, pois é sabido que o presidente tem a torcida organizada IAV sob sua influência e, como foi denunciado pela imprensa (veja aqui), a teria contemplado com material com valor estimado em R$ 70.000,00. Em razão da pandemia muitos sócios não poderão comparecer, mas a turma da IAV, que tanto mal já fez e faz ao clube, certamente não se omitirá para eleger o seu chefe.

Será o pior dos mundos para o Coritiba se o fracassado grupo que está no comando do clube permanecer por ainda mais três anos. O sócio comum, aquele que realmente sustenta o Coritiba, nada pedindo em troca que não bons resultados em campo, tem obrigação de comparecer nas eleições, salvo motivo imperioso, para obstar essa tentativa malsã.

Debate

  • "Prezado Rauen, favor nos esclarecer, penso que o senhor tem conhecimento do assunto. Se a diretoria eleita toma posse dia 17.12, quando ela começa a dirigir os destinos do Coritiba? No dia 18.12 o Samir já deve esvaziar suas gavetas e sumir do Couto ? Muito Obrigado"

    Carlos M. | 25/11, 17h40

    • "A partir do dia da posse o comando é da nova diretoria."

      B. Felipe Rauen | 27/11, 09h36

    • "Bom dia, agradeço o esclarecimento da dúvida, que acredito tenha sido da maioria dos torcedores do Coritiba. Assim como 99% da torcida todos ficamos felizes pois o próprio "contador" do site já corrigiu a informação, reduzindo os dias que estavam sendo contados a mais. Graças a Deus pelo menos isso como notícia boa, não teremos que aguentar esta diretoria incompetente até o dia 31.12. Claro que a Império não repetir a cagada de reeleger este bando de inúteis."

      Carlos M. | 27/11, 11h05

  • "Se Samir ou Vialle, farinha do mesmo saco se elegerem, eu deixo de torcer para O Coritiba, não tenho tendências sadomasoquistas.

    Vejam um exemplo: Temos um vereador em meu bairro, gente boa, faz politíca, sim faz, mas em 04 anos de gestão deixou um fillet nossa região. Então nessa eleição, um candidato "aqueles" que nunca ganham resolveu ser candidato no bairro também. Pagou cervejada nos botecos, colocou gasolina em veículos...

    Sabem o resultado? O vereador que trabalha não se elegeu, por menos de 100 votos, o que só atrapalha teve 400 votos e ferrou nosso bairro, lembra alguma coisa a eleição do Coritiba?

    Vialle que besteira você fez?"

    J. Fernando Szabelski | 23/11, 21h42

  • "Parabéns a todos voces que ainda tem força pra debater sobre o coxa, eu do dando um tempo, esse presidente e sua trupe de mal intencionados, técnicos amadores, um elenco pífio, e ainda por cima mal escalado e distribuido em campo, tava me dando depressão. Agora dependendo do que vejo na escalação, tipo filemon, natan silva, Matheus oliveira, sem centro avante de oficio, e com sasse, natan fogaça, ramon martinez, no banco, já sei no que vai dar, prefiro não ver meu clube de coração ser ridicularizado mais uma vez. Parabéns moçada, no momento todas minhas expectativas estão voltadas par 12/dez, dia das eleições, que a mudança venha, nós merecemos."

    Tajuro Y. | 23/11, 17h52

  • Ver todos os comentários (49)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Fluminense 35
Grêmio 34
Fortaleza 29
10º Corinthians 29
11º A.Paranaense 28
12º Bahia 28
13º Atlético-GO 28
14º Bragantino 26
15º Ceará 26
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 198 pts.
Rupson F. 185 pts.
Bruno O. 179 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 174 pts.
Anderson85 Anderson85 172 pts.
CARLOS CARLOS 166 pts.
Eden Leão 163 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 162 pts.
Selma R. 159 pts.
10º Adriano Leal 157 pts.
Marcos Kuff 157 pts.
12º Ricardo Honorio 157 pts.
13º Tiago Z. 156 pts.
14º cleverson k. 152 pts.
15º Rafael Minoli 152 pts.
16º Ezequiel B. 151 pts.
17º Andre T. 151 pts.
18º Marco Ferreira 151 pts.
19º Persio F. 150 pts.
20º Luiz R. 150 pts.
21º Valdir T. 150 pts.
22º j. miranda 148 pts.
23º Álvaro M. 147 pts.
24º Valdir 147 pts.
25º Evaldo Maciel 145 pts.
26º Jorge Lopes 145 pts.
27º Dorvalino J. 144 pts.
28º Ido M. F. 144 pts.
29º Sanjiro J. 142 pts.
30º marcos j. 142 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet