COXAnautas - Coritiba Eternamente

20/08, 14h54 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Paciência.

A melhora do Coritiba nos últimos jogos é fato marcante, quase a dispensar comentários.

Tenho que alguns fatores estão concorrendo para a boa campanha. A entrada do Mateus Sales e o acerto na colocação do Juan Alano como volante/armador/atacante, a melhora da zaga após a entrada do Rafael Lima, ajudada pela cobertura que o primeiro dá, muito melhor do que tentava fazer o Vítor Carvalho, e a estrela e efetividade do Alex Muralha, que ainda não conheceu derrota.

Ontem o Coritiba não fez uma apresentação primorosa, mas soube ser eficiente. Além dos que referi antes, se destacou o Willian Mateus, que não vinha fazendo boas partidas, mas participou bem do jogo e foi fundamental na feitura do primeiro gol.

Mas quero chamar a atenção dos amigos para o título da coluna, que me parece é a virtude bem adequada ao atual momento do Coritiba.

O time está sendo paciente, não fica acelerado ou desesperado com o andar do jogo, ainda que não tenha feito gols. Mantém a cabeça fria e vai jogando até que o lance decisivo ocorra e possa definir a partida.

Assim foi contra São Bento, Vila Nova – o segundo gol – Operário, Botafogo-SP (o gol do desempate), Figueirense, Brasil e ontem.

Talvez seja cedo para afirmar que a equipe encontrou a sua maturidade, afinal em futebol um time nunca está pronto, sempre tem que se reinventar, mas paciência é virtude de times que sabem do seu potencial e têm consciência de que correria e ansiedade dificilmente trazem bons resultados. Relembro o comportamento no jogo contra o Botafogo-SP, quando a equipe teve um ”apagão” na primeira etapa e deixou o adversário empatar, mas no segundo tempo soube ficar imune à pressão da torcida e vencer.

Enfim, bons horizontes se descortinam na busca pelo retorno à primeira divisão, para dela nunca mais sair, gosto sempre de enfatizar.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Registro louvor ao grupo Guerra, especialmente através do grande coxa-branca Ricardo Guerra, que, sabendo das dificuldades financeiras que o Coritiba enfrenta, socorreu o clube através de patrocínio, aliviando momentaneamente o caixa da instituição.

Debate

  • "ACREDITO QUE COM ESSE ELENCO O CORITIBA PODE SUBIR PARA SÉRIE A...O PROBLEMA É O ELENCO PRA SE MANTER...rs"

    Nauan | 23/08, 00h12

  • "Boa notícia, caso a transparência apareça, resta saber por quanto foi vendido e qual é a nossa parcela. O Sasse era de um diretor que certo dia escondeu ele no vestiário do Inter. Alguém lembra? Na divisão deve sobrar um trocado pra nós. Bom negócio!"

    Admir Rosa | 22/08, 10h22 | Móvel

  • "Hoje ví no site do vasco que o Yan Sasse foi vendido pro futebol turco. Coxa não divulgou nada, até porque ele tava emprestado ao vasco. Se for verdade deve entrar uma graninha."

    SIDNEI P. | 21/08, 22h35 | Móvel

    • "Boa notícia, caso a transparência apareça, resta saber por quanto foi vendido e qual é a nossa parcela. O Sasse era de um diretor que certo dia escondeu ele no vestiário do Inter. Alguém lembra? Na divisão deve sobrar um trocado pra nós. Bom negócio!"

      Admir Rosa | 22/08, 06h09 | Móvel

  • "" O time está sendo paciente, não fica acelerado ou desesperado com o andar do jogo, ainda que não tenha feito gols. Mantém a cabeça fria e vai jogando até que o lance decisivo ocorra e possa definir a partida."

    Isso é o que a maioria percebeu, um time de futebol, diferente do amontado que era, sem vontade nenhuma e completamente descontrolado em campo, muitos altos e baixos."

    Roberto A. | 21/08, 17h18

  • Ver todos os comentários (22)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 42
Atlético-GO 38
Sport 38
Botafogo-SP 35
Operário 35
Coritiba 34
CRB 33
Paraná 33
Cuiabá 32
10º Ponte Preta 31
11º América-MG 29
12º Londrina 28
13º Brasil de Pelotas 28
14º Oeste 26
15º Vitória 24
16º Vila Nova 24
17º São Bento 23
18º Criciúma 23
19º Guarani 22
20º Figueirense 22

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

andre a. 180 pts.
Rupson F. 178 pts.
Leandro R. 174 pts.
Wellingtton Wellingtton 173 pts.
Leonel S. 171 pts.
Marcelo Carneiro 171 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 166 pts.
Marcelo luczyszyn 165 pts.
Rui Valente 165 pts.
10º Ricardo Honorio 162 pts.
11º Julio C. R. 161 pts.
12º Ido M. F. 161 pts.
13º Hedy G. 160 pts.
14º Juarez Mocelin 158 pts.
15º Marcelo G. 157 pts.
16º Alysson Delalibera 157 pts.
Rodrigo P. 157 pts.
18º Jose R. 156 pts.
19º Job Grassi 155 pts.
20º L. Comeli 155 pts.
21º Valdir T. 154 pts.
22º Robson R. 153 pts.
Admir Rosa 153 pts.
24º Gilmar Francisco das Chagas 153 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 152 pts.
26º Aramis Vieira 150 pts.
27º L. G. Coltro 150 pts.
28º Vitor Guedes 150 pts.
29º Walber Gonçalves de Queiroz 149 pts.
30º Mauro S. 148 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º andre a.
2º Rupson F.
3º Leandro R.
4º Wellingtton Wellingtton
5º Leonel S.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet