COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

25/10, 09h27 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Panela e eleição.

A torcida do Coritiba certamente é a que mais tem sofrido nos últimos anos. Desde as boas campanhas de 2011 e 2012, o máximo que conseguimos foram dois títulos estaduais, mas em compensação obtivemos um rebaixamento, desclassificações sumárias na Copa do Brasil, o atraso com a manutenção na série B por mais de um ano e agora a quase certeza de que retornaremos ao segundo plano do futebol nacional.

Não temos um bom elenco e não temos técnico e tudo é coroado pelo comando (?) de uma diretoria que alguns estão a apontar como a pior da nossa História.

Ontem, contra o Ceará, vimos mais um capítulo dessa história, com destaque para o personagem Jorginho, suas idiossincrasias e sua “panelinha”, pois não bastassem as carências do elenco, não sabe – ou não quer, acho que é mais por aí – utilizar os jogadores que poderiam dar alguma qualidade e mudar o jogo, mas, ao contrário, por birra ou por causa que a minha imaginação não alcança, usa a todo o momento, mesmo que improvisadamente, os mesmos que já comprovaram não ter a menor condição para compor o time.

Enfim, mais uma tristeza, mais um passo rumo ao rebaixamento e mais dois meses sob o comando (?) de uma diretoria que prometeu muito e entrega pouco ou quase nada. Jorginho sem dúvida é incompetente, mas os que estão – ou deviam estar – acima dele o são tanto quanto.

Por isso hoje vou falar um pouco menos sobre o que vi em campo, que nada foi diferente do que temos sofridamente visto há muito tempo e para o que nossas palavras tem sido como poeira ao vento.

A disputa eleitoral no Coritiba está por acontecer, possivelmente com três chapas, duas delas já anunciadas e outra da atual administração, embora ainda não se saiba em que posição nela estará o atual presidente.

Eu tenho uma tendência de escolha, como muita gente a esta altura já deve ter, mas pretendo não usar este espaço para fazer proselitismo e pedir que votem comigo, respeitando, obviamente, os confrades que queiram se posicionar.

Mas de uma coisa vocês podem ter certeza, se realmente a atual direção entender por disputar direta ou indiretamente a eleição, é certo que jamais votarei ou recomendarei o voto para ela ou quem for por ela apoiado. Diante de um desastre consumado como está sendo a atual gestão, não seria próprio de quem se diz coritibano pretender que uma tragédia irreversível ocorra. E nem silenciar em nome de uma hiperbólica isenção.


Se a situação se apresentar mesmo para a disputa, e se a torcida organizada votar em peso na situação, tanto quanto fez para eleger as duas últimas administrações, e enquanto isso o associado médio e mais velho não comparecer, eles podem vencer.(O risco existe, salvo se o Conselho Deliberativo autorizar, tal como fez na última assembleia geral, o voto virtual, com o que os associados idosos e com doenças crônicas ou mesmo outros com medo de aglomeração poderão votar e definir um resultado mais legítimo).



Não me cobrem incoerência por querer ter isenção externa e não apoiar expressamente uma das chapas e ao mesmo tempo desapoiar enfaticamente a da situação. Sou democrata, mas tudo tem limite.

Debate

  • "Caro Felipe;
    Vendo a lista do G5 da chapa do Follador, comparando com as outras duas, nota-se uma diferença de nível, chocante!
    Quase como comparar, água ( suja ) com vinho."

    ALVARO A. | 27/10, 12h30

    • "Tem alguem que entenda de administração de clube de futebol ou que entenda do mercado da bola ?"

      Savino V. | 28/10, 11h05

  • "Precisamos nos recuperar. São muitos anos de atraso .A eleição se aproxima e é nossa única salvação. Para votar precisa analisar muito bem os nomes do G5.
    Tem que ter gente que entenda de futebol. Não dá pra ficar contratando Gerentes para buscar apenas seus interesses e de empresários amigos.
    Já tivemos muitas experiencias negativas com empresários endinheirados mas sem competência e tempo para administrar o clube e que alguns meses depois saem e deixam só o Presidente quebrando a cara. Vide Jair Cirino e Bacelar.
    Conhecimento, capacidade e experiencia são primordiais."

    Savino V. | 27/10, 11h27

  • "Caro Felipe, o CORITIBA deixou de ter "entendedores" de e do futebol!
    Não temos mais Miguel Checchia, Munir Calluf, Almir de Almeida, Domingos Moro, Estevão Damiani entre outros, que sabiam fazer e entendiam os meandros do futebol.
    Traziam jogadores consagrados: Bráulio, Wilton, Flecha, Dario, Manga, Rinaldo, Aladim, Jardel, Chicão, Kazu, etc., para se juntarem ãs nossas pratas da casa: Dirceu, Vavá, Duilio, Dida, Pachequinho, Eliseu, Adriano, Miranda, Rafinha, K9, etc. e revelações do interior: Paquito, Abatiá, Kosilek, Carvalho, Milton, Coutinho, Pescuma, etc., formando grandes elencos.
    E não tinha negociaçoes com intermediários/empresários, era direto com o Presidente do clube detentor dos passes desses jogadores do interior.
    Hoje não fazem nada disso, comem na mão dos empresários, sempre sobrando o que está sobrando no mercado (ninguém quer ou está bichado). SAV"

    Washington B. | 25/10, 18h46

  • ""OS PATETAS FRACASSADOS, tomaram uma, deve ser a única, decisão que a torcida queria/exigia;
    DEMITIRAM O JORGINHO.""

    ALVARO A. | 25/10, 18h33

  • Ver todos os comentários (14)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Grêmio 37
Fluminense 36
Fortaleza 29
10º Ceará 29
11º Corinthians 29
12º A.Paranaense 28
13º Bahia 28
14º Atlético-GO 28
15º Bragantino 27
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 199 pts.
Rupson F. 186 pts.
Bruno O. 179 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 174 pts.
Anderson85 Anderson85 173 pts.
CARLOS CARLOS 166 pts.
Eden Leão 163 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 162 pts.
Selma R. 159 pts.
10º Marcos Kuff 157 pts.
Adriano Leal 157 pts.
12º Ricardo Honorio 157 pts.
13º Tiago Z. 156 pts.
14º cleverson k. 152 pts.
15º Andre T. 152 pts.
16º Marco Ferreira 152 pts.
17º Rafael Minoli 152 pts.
18º Ezequiel B. 151 pts.
19º Persio F. 150 pts.
20º Luiz R. 150 pts.
21º Valdir T. 150 pts.
22º j. miranda 148 pts.
23º Álvaro M. 147 pts.
24º Valdir 147 pts.
25º Evaldo Maciel 146 pts.
26º Jorge Lopes 145 pts.
27º Ido M. F. 145 pts.
28º Dorvalino J. 144 pts.
29º Sanjiro J. 143 pts.
30º marcos j. 142 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet