COXAnautas - Coritiba Eternamente

11/04, 01h19 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Perdão, Krüger.

Quem acompanha o futebol paranaense, mais especificamente o Coritiba, não desconhece quem foi e quem é o Krüger, o Flecha Loira. Não sei se ele foi o maior jogador do Coritiba, tantos que o foram no passado e cada um pode ter a sua visão a respeito. Mas sem dúvida é, junto com o presidente Evangelino, o maior símbolo dentre os nomes que passaram pelo Coritiba.

Foi o Krüger justamente homenageado pela FPF com a atribuição do seu nome ao troféu a ser entregue ao vencedor do segundo turno do campeonato estadual.

E do Coritiba, seja pela sua grandeza histórica, como seja principalmente por estar a dever muito aos seus torcedores, esperava-se que honrasse o homenageado levando a taça para o Alto da Glória.

No dia 11 de março último, escrevi (veja aqui): “A conquista do segundo turno tem um simbolismo para nós, qual seja o nome da taça que se disputa, Dirceu Krüger, o nosso imortal Flecha Loira. Não podemos permitir que caia em mãos estranhas, menos ainda vocês sabem de quem”.

Pois bem, deixamos que o troféu ficasse com o maior rival. Por isso, em nome dos que pensam como eu, peço perdão ao Krüger por esse Coritiba que não é o que ele viveu e cuja grandeza ajudou a construir.

E, cada vez mais ferido (vejam a hora da postagem, perdi o sono), não vou nem comentar o jogo. Até jogamos com o mesmo volume e tom do adversário, embora não tenhamos sabido administrar o resultado favorável. Mas não podemos esquecer que se tratava do time alternativo deles, nem o reserva era, e nós fomos com o que de melhor (?) temos. Se o jogo tivesse sido entre os dois times principais e terminasse como terminou, eu não lamentaria tanto, afinal, teríamos enfrentado de igual para igual um time forte e que disputa torneio intercontinental.

Tenho um amigo que às vezes invejo pelo seu otimismo. Logo após o jogo mandou-me uma mensagem dizendo que talvez tenha sido bom perder para que a direção veja que não temos time para vencer a série B. Se nunca é bom perder, será que dá para acreditar que uma direção que comete sucessivos erros e nunca faz autocrítica vai reformular sua conduta em razão da derrota? Pago para ver.

Debate

  • "Caramba! sei que o assunto já passou, mas, hoje acabei vendo uma foto do Kruger olhando os phoodles levantando aquele troféu... eu nem estava lá, não poderia ter feito nada para evitar, mas fiquei com vergonha alheia... Nunca, nunca, nunca estes caras deviam ter feito ele passar por essa vergonha! que absurdo! que lástima!!!"

    Thiago D. | 18/04, 09h26

  • "Na minha opinião foi melhor perder neste momento. Torci pra ganhar, como sempre!
    Mas a vitória agora iria nos colocar num clima de oba oba pra uma final absolutamente irrelevante. Ainda teríamos o desgaste de jogos de final, com a maldita da pressão para vencer... Coisa que o rival tira quando coloca "time alternativo" pra jogar.Prefiro que tenhamos 15 dias para preparar os ânimos para o que mais importa que é a série B. Acho que o time está muito mais competitivo que no ano passado, asim como mais organizado. Com mais 3 ou 4 jogadores teremos time pra subir. Vamos em frente que é pra frente que se anda. abs"

    Marcus C. | 13/04, 18h17

  • "Krueger e Sucupira não são apenas ídolos da dupla AtleTiba. São ídolos do futebol e independente do lado valeu a homenagem justa e verdadeira."

    Admir Rosa | 13/04, 16h44 | Móvel

  • "bem...o time desse ano é melhor que o amontoado do ano passado, mas esta longe de ser competitivo e deixar de fazer a nossa camisa passar vergonha...ontem a camisa enfrentou o terceiro time do rival..pra usar essa camisa como deve ser usada, no nível que ela exige, são dois ou três jogadores e mais nada..."

    Sandro S. | 11/04, 22h55 | Móvel

  • "Fora Samir e 'companheirada'. Se mandem do Coritiba."

    J. Mario | 11/04, 19h30

  • Ver todos os comentários (54)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet