COXAnautas - Coritiba Eternamente

16/12/16, 22h07 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Perspectivas para 2017

Finda mais um ano durante o qual o Coritiba só teve forças para lutar contra o rebaixamento no campeonato brasileiro, salvando-se por apenas três pontos. E se essa sina nos persegue há quatro anos, nos dois últimos acrescemos outra, a perda do campeonato estadual de forma bisonha em ambas as ocasiões.

Embora todos torçamos para que 2017 seja um ano melhor para o Coritiba, confesso que tenho muito medo de que se o modo da administração do clube quanto ao futebol não vier a evoluir vamos passar mais uma temporada colecionando fracassos. Talvez ainda seja cedo para uma perspectiva, pois a temporada recém terminou, mas diante do que foi mostrado nos dois últimos anos e do elenco que até agora temos está difícil ser muito otimista.

Mantivemos o técnico, o que em princípio é bom pois ele se saiu razoavelmente no ano que finda e merece a chance de mostrar que com a continuidade o seu trabalho poderá ser positivo. Claro que para isso deverá abandonar as invenções na busca de autoafirmação.

Mas e o elenco?

Não renovamos o contrato do nosso melhor zagueiro, o Nery Bareiro, por alegadas questões salariais. É o pensar pequeno do Coritiba. Dispensou um dos três melhores jogadores do ano – ao lado do Wilson e do Kléber – quando com o afastamento de dois atletas que nada somam, João Paulo (ficou clara a melhora do time desde que saiu por lesão) e Carlinhos, por exemplo, o salário do Nery poderia ser pago. Sabemos que o Lucas Claro está indo embora, mas sua falta não será muito sentida, pois de todos os zagueiros que temos é o menos qualificado. E o que resta, além do Walisson Maia e do Juninho? Três meninos, Romércio, Geovane e Thalisson, que por enquanto são apenas apostas ou promessas. Cinco zagueiros no elenco, sendo que três recém saindo da base, é muito pouco para começar a formar uma boa defesa e um bom time.

Ainda falando sobre a defesa, temos dois alas bons, Dodô e Cezar Benitez, enquanto Emerson Conceição e Carlinhos são sem dúvida desqualificados para qualquer equipe da primeira divisão do futebol. São imprescindíveis contratações para os dois lados, sob pena de o técnico ser obrigado a improvisações.

Temos um bom goleiro, mas pouco sabemos da qualidade dos seus reservas. Um participou de parte de um jogo e foi para o departamento médico e o outro, Bruno, já mostrou que não merece a nossa confiança. Resta torcer para que os demais possam corresponder na eventualidade de falta do Wilson.

Na meia cancha perdemos o Raphael Veiga e tudo indica que perderemos o Juan (segundo diz o jornalista que sabe mais do Coritiba do que muitos dos nossos dirigentes), além do Amaral cujo empréstimo termina. Dentre os restantes, certeza de bom futebol só temos quanto ao Gonzales - mas não se pode saber quando contar com ele, pois é um jogador que se lesiona com facilidade - e o Alan Santos, este desde que jogue com seriedade. Dispensáveis, na minha ótica sem qualquer sombra de dúvida, João Paulo, Edinho, Fabio Braga, Bernardo, Ícaro e Felipe Amorim. A conferir os meninos da base Carvalho, Júlio Rusch, Kady e Yan Sasse (já teve oportunidades, mas ainda não dá para firmar convencimento). Como suficientes apenas para compor o grupo, mas não para titulares, Thiago Lopes e Ruy.

Dentre os atacantes, exceção feita ao Kléber e ao Neto Berola, alguns mostraram muita irregularidade na temporada – casos de Kazin, Iago e Leandro. Por outro lado, Vinícius, Ortega, Guilherme Parede e Evandro (parece que vai ser sempre uma promessa), poderiam ser dispensados. Aqui mais incógnitas em relação aos integrantes da base, Taylisson e Mosquito.


Enfim, amigos, por enquanto não podemos ter boas expectativas sobre o que apresentará o Coritiba em 2017. Dispensas e contratações são imprescindíveis, mas de concreto nada temos. Como a temporada recém acabou, vamos dar alguma tolerância para a diretoria mostrar que está trabalhando.

A atual administração só colecionou fracassos no futebol em seus dois primeiros anos de mandato. Certamente os dirigentes sabem e talvez sofram com isso e não irão querer transmitir os cargos para os futuros mandatários com balanço de três anos de insucesso no futebol.

Aguardemos melhores notícias.

+4

Debate

  • "Comentário na mosca, prezado coxa Alvaro A.
    Sai diretoria entre outra e a m...segue sempre sendo a mesma, entra ano sai ano.
    Que os 'caras' lá da baixada estão deitando e rolando não resta dúvida, cabe aos do Alto da Glória reverterem, mas na base só de promessa e projetos, nunca.
    SAV"

    J. Mario | 03/01/17, 18h33

  • "Caro amigo Felipe;
    Mais um final de ano, é a história se repete.
    Tem que dispensar, tem que contratar!
    Quando chega janeiro, e a pré-temporada, as decepções são as mesmas, algumas tiriças ficaram, e outras são contratadas.
    Enquanto na parte baixa da cidade, ficam contando os dólares ou euros, com a
    venda de jogadores e anunciando reforços para disputar a libertadores.
    Até quando, essa novela vai se repetir?
    Para encobrir o fracasso futebolístico, vem à tona, de novo, a construção de um novo estádio.
    Resultado: Os torcedores mais antigos, vão se afastando; e as crianças não se
    sentem atraídas, por um time que apenas luta para não cair."

    ALVARO A. | 20/12/16, 11h39

    • "É bem assim, Alvaro. Infelizmente em administração eles estão a m na nossa frente, e muito. A cada eleição uma nova esperança no Coritiba, e a cada mandato uma decepção."

      B. Felipe Rauen | 21/12/16, 09h30

  • "Dia 20, 09:23 e nada de novo ... Não é fácil ser coxa-branca!
    Em minha biblioteca tenho quase tudo que foi editado sobre o Coritiba nos últimos 30, 40 anos. Esses dias adquiri o volume "Glória de Campeão", um registro fotográfico dos times vencedores, poderia ser mais completo, mas sempre é interessante revisitar nossa história, mas aí um problema, cada vez mais vivemos só de história!"

    Carlos F. | 20/12/16, 09h25

  • "DEIXA TODOS ESSES AÍ.Pois estão querendo contratar jogadores piores que esses aí .
    Esse Jonas que pertence ao flamengo fede de ruim.Quando foi empurrado para ponte preta(Salario pago pelo Flamengo)bastou alguns jogos para também ficar encostado e não fazer parte dos planos do treinador. Passe ruim e meio violento são suas características.""

    luiz p. | 19/12/16, 23h47 | Móvel

  • Ver todos os comentários (26)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O Autor

Classificação Paranaense 2018

Grupo 1

Cascavel 0
Foz do Iguaçu 0
Maringá 0
Cianorte 0
Coritiba 0
Paraná 0

Classificação Paranaense 2018

Grupo 2

União 3
Londrina 0
Toledo 0
Prudentópolis 0
Rio Branco 0
A.Paranaense 0

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Camilla Nunes 3 pts.
José S. 3 pts.
jorge lopes 3 pts.
Claudio S. 3 pts.
Adriano S. 3 pts.
G. Santos 3 pts.
Jose R. 1 pts.
nancy m. 1 pts.
Marcos José Kuff 1 pts.
Carlos A. B. G. 1 pts.
Gerson Lima 1 pts.
Lucas G. 1 pts.
Marcelo Carneiro 1 pts.
Tiago L. 1 pts.
Luiz Renato 1 pts.
66º Alysson Delalibera 0 pts.
Edil Macedo dos Santos 0 pts.
FELIPE D. 0 pts.
T. Filus 0 pts.
Luiz Alberto Bulgarelli Girão 0 pts.
Rafael Lopes 0 pts.
Valdir 0 pts.
douglas n. 0 pts.
Jackes Pontarolo 0 pts.
Bruno H. 0 pts.
Lucas Falat 0 pts.
Hedy G. 0 pts.
Elizabeth G. 0 pts.
Thiago Manoel 0 pts.
LEONARDO LEONARDO 0 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias




Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet