COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

05/03, 17h45 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Rasputin.

Rasputin foi um monge místico russo que cativou a simpatia do Czar Nicolau II e da Czarina Alexandra, e que passou a ter grande influência no governo, de modo a ser considerado por muitos como o governante de fato, um primeiro ministro sem cargo, um comandante de exército sem oficialato. Por alguns era tido como visionário, mas pela maioria era visto como um charlatão.

Sob a sua influência os Czares não consideravam os anseios do povo, que o detestava, pois sofria vendo que o país empobrecia e não tinha conquistas. Durante esse período histórico levou o imperador a tomar decisões erradas e deu-se o episódio denominado “Domingo Sangrento”, quando o povo se reuniu para apresentar reivindicações ao Czar mas foi massacrado pelas forças militares, fato que foi o estopim para a revolta popular que resultou na revolução bolchevique de 1917, quando caiu o império russo.

Esses fatos aqui resumidos, que embora com outros enfoques repetem os que levaram à Revolução Francesa de 1789, mostram que a desconsideração dos reis e imperadores pelos anseios do povo um dia pode levar à queda de impérios e reinados, ainda mais se agirem aqueles influenciados por alguma eminência parda improdutiva ou incompetente.

Elas, as ditas eminências pardas, às vezes podem ser produtivas, quando competentes e submetidas ao líder, mas no mais das vezes não, pois têm o conforto de não responder diretamente pelos seus atos. Quando eventualmente são bem sucedidas, procuram colher os louros, proclamando como são bons. No mais, deixam o ônus dos fracassos para o governante para o qual trabalham e as más consequências para o povo.

Debate

  • "Usemos o caso do CFC , o Pastana usa esse seus ¨pseudo-poderes ¨ em cima de uma mente fraca e facilmente manipulável como é o caso desse Samir , onde Pastana realiza suas ações e podem ter certeza não são sequer verificadas se surtiram ou venham a dar resultado em algum benéficio ao clube !!

    E como Dr.Raulen bem salientou ,quando a bomba estourar ( possível que a boma relógio já tenha sido acionada ) ele estará a KM de distância da explosão e irá se posicionar como uma vítima que tenha tentado resgatar os envolvidos nesse caos ."

    Ézio Ricardo | 06/03, 09h50

  • "excelente coluna, falou tudo"

    José R. | 06/03, 08h36

  • "Conheci lá na fantástica são petesburgo o palacio onde rasputin foi morto, bem ao lado da igreja do sangue derramado, construída onde foi morto o czar alexandre II."

    Guilherme b. | 06/03, 06h54 | Móvel

  • "Rasputin se autoproclamou homem santo, o salvador. Bem como nossa realidade. SAV"

    CLAUDIO B. | 05/03, 22h53 | Móvel

  • "Belo texto!

    Nem precisa explicar. Parabéns!!!!"

    Ezequiel B. | 05/03, 21h10 | Móvel

  • Ver todos os comentários (9)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Paranaense

Coritiba 24
FC Cascavel 23
A.Paranaense 22
Operário 20
Cianorte 18
Londrina 15
Rio Branco 14
Paraná 13
Cascavel 11
10º Toledo 10
11º PSTC 6
12º União 5

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Hedy G. 60 pts.
Alysson Delalibera 58 pts.
Valdir T. 58 pts.
Mauro S. 58 pts.
Jackson M. Jeranoski 57 pts.
Ademir Carlos p. 57 pts.
Leandro Carlos 56 pts.
Marcos Kuff 55 pts.
Ido Martini N. 55 pts.
10º Jayme G. 55 pts.
11º Ézio Ricardo 54 pts.
12º Rubens Junior 53 pts.
CARLOS CARLOS 53 pts.
14º Mariana T. 53 pts.
15º Rafael F. 52 pts.
16º T. Filus 52 pts.
17º Luiza Oliveira 51 pts.
18º MARCELO ARAUJO 50 pts.
19º Ricardo Honorio 50 pts.
20º Lauro 49 pts.
21º ERLEI R. 49 pts.
22º R. L. Zanetti 48 pts.
23º Rodrigo P. 48 pts.
24º j. miranda 48 pts.
Jorge H. 48 pts.
Valdecir R. 48 pts.
27º Andre T. 47 pts.
28º Jorge Ihon J. 47 pts.
29º Rony A. Stacoviaki S. 47 pts.
José A. Lima 47 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet