COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

18/10, 09h57 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Recaída.

Se olharmos para os jogos do Coritiba contra o Fluminense e o São Paulo, podemos dizer que ontem, contra o Santos, o time fez uma boa partida.

Mas se virarmos o retrovisor para o jogo contra o Palmeiras, a conclusão é que o Coritiba não jogou bem ontem.

E para isso, não há como negar, concorreu novamente o teimoso e contraditório treinador Jorginho.

O time que se apresentou muito bem contra o Palmeiras só não poderia ser mantido porque o zagueiro Sabino tem impedimento contratual. No mais, deveria começar com a mesma escalação e o retorno do burocrático Mateus Sales em lugar do Galdezani, que fora muito bem em São Paulo, foi um erro.

Começando mal escalado, o time teve o azar de ter o Natanael em uma noite infeliz. Por mais que nós tenhamos boa vontade com jovens que vêm da base, parece que ele não está ainda maduro para ter lugar certo no time. Os adversários já viram isso e há alguns jogos estão forçando os ataques pelo seu setor. Sabendo disso, o treinador deveria ter instruído um dos volantes a auxiliar na marcação pelo setor, socorrendo o Natanael quando precisasse. Parece que o Mateus Sales teria recebido essa missão, mas não soube desempenhá-la. De qualquer modo, o jovem tem potencial e se bem comandado poderá ser um jogador de destaque.

Depois, tivemos novamente má atuação do Yan Sasse, que contra o Palmeiras deve ter feito o seu bom jogo do ano, gastando a quota. O Hugo Moura foi apenas regular, mas decisivo para a derrota cometendo o pênalti, igual ao que já sofrera, quando parece ter medo de que a bola bata no seu rosto e levanta o braço para se defender dela.

E mais uma vez as substituições estranhas do Jorginho. A entrada do Neilton não foi um erro, pois era necessário que o jogo mudasse para o time ser ofensivo. Mas a entrada do Nathan Fogaça foi mais uma vez um desastre, o rapaz nada joga, não deveria nem mesmo compor o banco de reservas.

E por falar em substituições, será que o Jorginho tem preconceito contra argentinos? Por isso não coloca o Sarrafiore? Ele foi emprestado pelo Internacional não por deficiência técnica, pois neste mesmo campeonato jogou algumas vezes e nas ocasiões em que esteve no time marcou gols. A razão do seu empréstimo foi o fato de o colorado ter oito estrangeiros no elenco, quando só pode usar cinco. Chegou a ser dado pelo próprio D’alessandro, como o seu sucessor no time. Este ano jogou por duas vezes e no ano passado em dezenove ocasiões, fazendo seis gols. Em resumo, tem potencial para jogar no Coritiba e precisamos vê-lo no time.

Enquanto isso, com o Cerutti também não utilizado, Jorginho insiste com o Nathan Fogaça que, assim como o Gabriel, tem as graças do treinador, conduta inexplicável do teimoso Jorginho.

O outro ponto que me chamou a atenção foi a atuação do Ricardo Oliveira. Sei que em dez minutos não dá para mostrar muito, mas não fosse o cartão amarelo que recebeu por reclamação e o seu nome nem teria sido citado pelos narradores do jogo. Temo que tenhamos feito mais uma contratação de “medalhão” que pouco entregará.

Mas as observações sobre o jogo de ontem não são totalmente negativas, embora o resultado tivemos pontos positivos. O Giovani Augusto está jogando muito, fez um golaço. O Henrique Vermudt se mostrou muito firme e consciente na zaga e penso que deve ser titular ao lado do Sabino. Na verdade, no jogo de ontem um empate seria o mais justo, pois tivemos duas excelentes chances de gol, uma na cabeçada do Rodrigo Muniz e uma bola na trave através do Giovani Augusto. E embora essa desculpa tenha valor relativo, tivemos também uma arbitragem que segurou o jogo e errou feio no último lance da partida, quando o Coritiba poderia ter feito ainda uma jogada de ataque com a bola na área. Se o Jorginho tomar um banho de humildade e deixar a teimosia de lado, o time ainda pode alcançar bons resultados, a esta altura, com a posição que estamos na tabela, terminando o primeiro turno na zona de rebaixamento, na verdade precisamos de muitos resultados bons.

Enfim, ficamos na expectativa quanto ao Coritiba repetir atuações como a do jogo contra o Palmeiras ou o temor de eu esse jogo tenha sido o que os médicos chamam de “melhora da morte”, que ocorre quando um doente desenganado repentinamente parece melhorar e família se anima, mas um ou dois dias depois vem a falecer.

Debate

  • "Normalmente estou alinhado com seu pensamento Rauen. Concordo que o segundo volante deve ser o Galdezani, mas o primeiro volante fica entre Sales ou o Moura. A questão é que, na minha visão, o time não se encaixa com dois volantes.

    O outro ponto dissonante pra mim em relação à sua opinião, a qual respeito muito, é que o R.O. precisará de tempo para entrar em ritmo de jogo, assim como foi com o Giovanni Augusto. Mas acredito que terá uma lenha pra queimar ainda nesse brasileirão. Por ora, o Rodrigo será a opção."

    Gerson Lima | 19/10, 21h11 | Móvel

  • "Uma pérola do site oficial;
    " Coritiba, fica atrás no placar contra o Santos "
    Antes era " Coritiba sofre um revés ""

    ALVARO A. | 19/10, 11h57

    • "Este é o padrão deste cancer que tomou conta do coritiba. trata a todos como idiotas."

      Mauro S. | 19/10, 17h43

  • "Duas pérolas do " Covardão ";
    1 - O Coxa perdeu por detalhes!
    Minha dúvida é: Seriam os gols do Santos ou seria ele mesmo, o detalhe.
    2 - Enfrentamos um time, com poderio econômico!
    O Santos está quebrado! a maioria dos jogadores, são da base, a exceção é
    Soteldo, que está indo embora, poderia ter ido antes do jogo.
    Sobre o Natanael, não concordo com os incendiários, que estão queimando o menino.
    É elementar no futebol, que quando se tem laterais, que apoiam bem, quando a bola é perdida, deve ter a cobertura de um dos volantes.
    É questão de treino.""

    ALVARO A. | 19/10, 10h48

  • "Como disse o jorginho na entrevista: perdemos o jogo por um detalhe.
    Complemento: um detalhe chamado jorginho."

    Mauro S. | 18/10, 20h51 | Móvel

    • "Tirou as palavras da minha boca, ou melhor " Tirou as letras do meu teclado""

      ALVARO A. | 19/10, 10h13

  • Ver todos os comentários (19)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Internacional 34
Flamengo 34
Atlético-MG 31
São Paulo 27
Santos 27
Fluminense 26
Fortaleza 24
Palmeiras 22
Atlético-GO 22
10º Corinthians 21
11º Grêmio 21
12º Sport 20
13º Bahia 19
14º Ceará 19
15º Botafogo 19
16º Vasco 18
17º A.Paranaense 16
18º Coritiba 16
19º Bragantino 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 152 pts.
Bruno O. 131 pts.
Rupson F. 129 pts.
CARLOS CARLOS 127 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 127 pts.
Eden Leão 126 pts.
Selma R. 123 pts.
Anderson85 Anderson85 122 pts.
Rafael Minoli 122 pts.
10º cleverson k. 120 pts.
11º Marcos Kuff 119 pts.
12º Valdir T. 118 pts.
13º Ricardo Honorio 118 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 116 pts.
15º Sanjiro J. 115 pts.
16º Álvaro M. 114 pts.
17º Persio F. 113 pts.
18º Giovanne Smaniotto 113 pts.
j. miranda 113 pts.
Tiago Z. 113 pts.
21º Evaldo Maciel 112 pts.
22º Johnny F. 112 pts.
23º Adriano Leal 111 pts.
24º MARCELO ARAUJO 111 pts.
25º Ailton Batista Vieira Filho 110 pts.
26º Jobson Emanoel 110 pts.
27º Adilson P. 109 pts.
28º Vitor Guedes 108 pts.
Jorge Luiz Lopes 108 pts.
30º Ezequiel B. 107 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet