COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

16/09/18, 22h03 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Sob desconfiança.

Depois de usar três treinadores – treinadores apenas, não técnicos, conceito que é diferente - em oito meses, o Coritiba anunciou neste domingo a contratação do ex-jogador e treinador Argel Fucks para comandar o time, retornando o Tcheco para a função de auxiliar.

O Argel tem um bom currículo como jogador, mas não como treinador. Em dez anos nessa condição, atuou em vinte e dois clubes (vinte e três considerando as duas vezes intercaladas no Figueirense), dentre os quais apenas um dentre os tidos como grandes, o Internacional, onde obteve título estadual, mas concorreu decisivamente para o rebaixamento do colorado em 2016. Uma média de mais de dois clubes por ano. Em 2011 foi treinador de quatro times e em 2012 e 2013 de três em cada ano, estatística que mostra muita instabilidade. Em todas essas passagens obteve apenas três títulos estaduais (além do Internacional, Figueirense e Vitória). Tem fama de voluntarioso e mercurial, já tendo se envolvido em polêmicas e até uma briga em jogo Vitória x Bahia.

Certamente não é o melhor nome para comandar o Coritiba, mas talvez seja o que se conseguiu.

Pode ser que dê certo para nos livrar do rebaixamento da série C, uma vez que em sua carreira de treinador, mais como motivador e por sacudir o vestiário – talvez a razão da sua contratação - normalmente inicia bem nos clubes. Mas acho muito difícil, diante do quadro que encontrará, que possa ajudar o Coritiba a obter o acesso para a série A. Não acredito que, com toda a motivação que possa levar aos jogadores, poderá fazer com que atletas tecnicamente desqualificados possam vir a jogar bem. Empenho, sim, penso que conseguirá enquanto o seu discurso de motivador não se exaurir, mas sabemos todos que se raça é importante e decisiva em muitos jogos, sem futebol não chega se longe. E se ele não é técnico propriamente dito, mas somente um treinador motivador, muito difícil pensar em algo melhor neste ano.

Argel chega sob desconfiança da torcida – li inúmeros comentários aqui e em redes sociais neste sentido – e minha também, mas temos que torcer para que tenha sucesso, pois torcemos antes de tudo para a instituição Coritiba, tenha o clube a direção, treinador e atleta que tem. Vamos torcer e talvez orar, é o que nos resta para tentar salvar este péssimo ano da nossa história.

Espero que tenha sido contratado somente até o final do ano. Não é treinador para um clube que aspire mais do que apenas se manter na série B.

Boa sorte ao Argel e ao Coritiba, mas que vai ser difícil, vai.

Debate

  • "É um técnico para manter o clube na série B mesmo.
    Nunca ganhou nada importante e foi demitido muitas e muitas vezes por falta de resultados.
    Vai conseguir algo grande no Coritiba com este elenco???"

    Edson L. | 19/09/18, 17h20

  • "O único diferencial que percebo é que só tínhamos Yorkshire no comando e agora trouxeram um Pitbull. O que já é uma baita vantagem. Linha dura e motivador pode garantir a vaga na B pro ano que vem. Sonhar com A é pra quem tem time e nós não temos! Penso que chegaremos perto de uma vaga e teremos muito do que lamentar. Os pontos jogados no lixo pra Sampaio Correia, CSA, Oeste e Londrina, por exemplo, serão assuntos por um longo tempo de lamentações."

    Admir Rosa | 18/09/18, 05h34 | Móvel

    • "É, e com poodles na direção..."

      Henrique J. | 19/09/18, 18h09

    • "Que tirada essa do Pitbil. Excelente Admir.

      Agora nos resta pouca coisa. Um fio de esperança que pode romper já nesse sábado. E esperar que a aproximação do Vilson e de outros Coxas possa render frutos ao Coxa, excelência e humildade ao Samir.

      O paraná já está pensando em 2019. Se não ganhar amanhã o Coxa deve fazer o mesmo."

      Gerson Lima | 28/09/18, 17h49

  • "Boa tarde.
    Obviamente por uma questão geográfica, seu conhecimento a respeito deste técnico é bem melhor que a nossa, pois me parece que ele permanecia residindo em Porto Alegre. Acredito que teria sido melhor contratá-lo como zagueiro. Mesmo veterano, seria infinitamente melhor que aqueles que jogam hoje no Coxa. Falamos de nosso ataque horrível, mais não podemos esquecer da pior zaga de todos os tempos de nossa história.Me parece que aí, se inicia nossos problemas. Todo grande time se inicia com um bom goleiro, e depois evolui da zaga para a frente.
    Alias, quando a base não serve, mandem para outro time, como este Thalysson Kelvin, pura invenção. Precisa urgente de experiência, e de um novo nome. Thatá ou Keké. Nunca pensei que teria saudades do Walysson Maia."

    Ary L. | 17/09/18, 16h39

  • Ver todos os comentários (34)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Paranaense

FC Cascavel 16
Coritiba 14
A.Paranaense 13
Operário 13
Londrina 13
Rio Branco 12
Cianorte 9
Paraná 9
Cascavel 7
10º União 5
11º Toledo 4
12º PSTC 1

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 42 pts.
Jackson M. Jeranoski 40 pts.
Ido Martini N. 40 pts.
CARLOS CARLOS 39 pts.
Leandro Carlos 39 pts.
Valdir T. 38 pts.
Hedy G. 38 pts.
Luiza Oliveira 37 pts.
Mauro S. 37 pts.
10º Jayme G. 37 pts.
11º Jorge H. 36 pts.
12º Ricardo Honorio 36 pts.
13º Rafael F. 35 pts.
14º Ézio Ricardo 35 pts.
15º Emerson T. 34 pts.
16º j. miranda 34 pts.
17º Ademir Carlos p. 34 pts.
18º Rubens Junior 33 pts.
ERLEI R. 33 pts.
Jose R. 33 pts.
Luiz Bueno Franco 33 pts.
22º Rony A. Stacoviaki S. 33 pts.
23º José A. Lima 32 pts.
Thiago M. 32 pts.
Jorge Luiz Lopes 32 pts.
26º Vera M. 31 pts.
27º Mariana T. 31 pts.
28º T. Filus 31 pts.
29º v. j. cruchelski 31 pts.
30º Luis Henrique 30 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet