COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

19/02, 11h19 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Um apelo ao presidente.

Costumo acompanhar as manifestações dos torcedores aqui e nas redes sociais em geral sobre o momento do Coritiba.

São apresentadas em múltiplas vertentes, algumas questionando o elenco, outras o treinador e, em expressiva maioria, queixando-se do agora escondido presidente e do funcionário Augusto “eu sou bom” Pestana, que não sabe montar um elenco minimamente confiável. Há até quem veja o Coritiba se encaminhando para o fim, comparando a sua decadência à de clubes como o Guarani-SP, Santa Cruz e a Portuguesa de Desportos, esta fechando as portas.

Não condeno os exageros e pessimismo de alguns, pois realmente o atual Coritiba nos assusta quanto ao seu futuro (seria esse o futuro que deu nome à chapa que venceu a última eleição?).

Mas ainda que o barco esteja naufragando aos poucos, ainda é possível salvá-lo, assim como os seus passageiros (nós, torcedores).

Para isso a atual direção teria que mudar radicalmente a sua forma de administrar o futebol, finalidade única do clube, já que, quando de tentativa mal sucedida de retirá-la do comando o jovem presidente disse que lutaria ate em juízo para se manter no poder, uma conciliação – a esta altura questionável – o manteve.

Primeiro, ter a humildade que não mostrou nesses mais de dois anos, e buscar socorro e aconselhamento com coritibanos históricos e experientes, até entregando de fato a administração para os mesmos. (Um parêntese. Esse conselho de se cercar de nomes experientes parece que foi entendido no sentido de contratar jogadores veteranos e rodados).

Depois, e isso me parece essencial, afastar o funcionário que nos mandou chorar na cama quando da subida – extraída a fórceps – para a série A. Está mais do que demonstrado que ele não sabe montar um elenco, apostando em nomes já desgastados e sem qualificação técnica. Com muita dificuldade conseguimos o retorno para série A, mas o mesmo aconteceu com o Paraná Clube sob a tutela do mesmo dirigente (é funcionário, mas de fato age como dirigente,) que a muito custo subiu e no ano seguinte fez uma campanha vexatória e hoje, além de amargar a segunda divisão, como consequência está com as finanças mais combalidas do que as nossas.

Anda há tempo. O campeonato estadual é significativo, mas nem de perto tanto quanto as disputas nacionais. Já saímos de uma delas de forma humilhante e não podemos correr o risco de repetir o fracasso no campeonato maior.

Como coxa-branca há mais de sessenta anos faço um apelo ao presidente, uma súplica mesmo, já que ao que parece o seu perfil é de pouco ouvir. Pelo amor de Deus, presidente, dê um murro na mesa e faça uma revolução no departamento de futebol.

Não queira passar para a história como o liquidante da dissolução do Coritiba.

Debate

  • "Felipe, já passamos da hora de acabar com esse formato de eleição para presidente imposto ao nosso COXA, pois o que conseguimos com a mudança do estatuto foi somente deliberar a escolha da presidência para a torcida IAV, composta na sua grande maioria por desajustados e sem qualquer compromisso com o clube, a não ser com a liberação de entrada aos jogos para o consumo desenfreado de álcool e entorpecentes e ainda para arrumar brigas nos arredores do estadio e nos terminais de ônibus da cidade, o que só enxovalha ainda mais o nome da instituição. Confesso que chego a sentir inveja do formato de autoritarismo imposto no nosso rival, pelo menos por lá, só uma vontade prevalece, a do DONO. Precisamos de uma vez por todas que a prioridade no COXA seja o time de futebol, não o ego dos seus conselheiros e ex-presidentes, que ao meu ver são tão ou mais culpados que esse arremedo de presidente que aí esta, pois entregaram o clube afundado em dividas e rodeados de sangue sugas conhecidos como empresários de futebol."

    Sandro Silva | 27/02, 13h52

  • "..quem seriam esses Coritibanos históricos para assumir?
    Gostaria de nomes!!!"

    Leandro Carlos | 21/02, 13h46

  • "Bacellar também era "coritibano histórico e experiente". Por outro lado, Samir é jovem e também está fazendo cagada. A solução seria algum empresário super mega power e de sucesso comprar o Clube e acabar com essa porcaria de Conselho Deliberativo, dar um fim nessa democracia fuleira (desde quando sócio tem discernimento pra votar?) e transformar o Coritiba numa empresa, com dono e gerente. Não cumpriu as metas? Rua!"

    Emerson Faria | 21/02, 09h28

  • "Seria ideal nesse momento demitir esse pastana, como o senhor comentou, ele acha que manda, porém é apenas um funcionário, chega a ser absurdo os comentários dele, onde parece existir dois lados(tocedores x pastana+diretoria), mas na verdade todos torcemos pro mesmo Coritiba.
    Esse elenco já provou que é fraco pra seria A, deveriam ter garimpado e montado um time melhor.
    Ainda tem tempo... A gente so reza para que uma luz chegue na cabeça do samir e ele realmente de um soco na mesa e mude o rumo, demitindo o pastana!"

    Mario E. J. | 21/02, 09h23

  • "A diretoria é a única que sabe a real situação da empresa Coritiba. Para este torcedor aqui, esta empresa (Coritiba) está com as finanças absurdamente combalidas. A dívida do Coritiba é bem superior que a do rival. Parece que a empresa já está praticamente sem nenhuma condição de ser administrada. E os prejuízos já são mensais e intermináveis. Não existem quaisquer sinais de melhorias nos próximos anos. A questão toda é saber quanto tempo que esta empresa resiste para existir, pois, tudo parece que pode acabar definitivamente logo ali. Lamentável."

    João B. | 21/02, 02h16

    • "Nossa esperança é que o proximo presidente traga grandes investidores que nos ajude a sanar, estancar essa divida que chega perto dos 250 milhoes.
      E com o fracasso da copa do BRasil quero ver se manter esse ano, pois sabemos que salarios atrasado, o time tende a se arrasta em campo..."

      Mario E. J. | 21/02, 09h27

  • Ver todos os comentários (58)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Paranaense

Coritiba 24
FC Cascavel 23
A.Paranaense 22
Operário 20
Cianorte 18
Londrina 15
Rio Branco 14
Paraná 13
Cascavel 11
10º Toledo 10
11º PSTC 6
12º União 5

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Hedy G. 60 pts.
Alysson Delalibera 58 pts.
Valdir T. 58 pts.
Mauro S. 58 pts.
Jackson M. Jeranoski 57 pts.
Ademir Carlos p. 57 pts.
Leandro Carlos 56 pts.
Marcos Kuff 55 pts.
Ido Martini N. 55 pts.
10º Jayme G. 55 pts.
11º Ézio Ricardo 54 pts.
12º Rubens Junior 53 pts.
CARLOS CARLOS 53 pts.
14º Mariana T. 53 pts.
15º Rafael F. 52 pts.
16º T. Filus 52 pts.
17º Luiza Oliveira 51 pts.
18º MARCELO ARAUJO 50 pts.
19º Ricardo Honorio 50 pts.
20º Lauro 49 pts.
21º ERLEI R. 49 pts.
22º R. L. Zanetti 48 pts.
23º Rodrigo P. 48 pts.
24º j. miranda 48 pts.
Jorge H. 48 pts.
Valdecir R. 48 pts.
27º Andre T. 47 pts.
28º Jorge Ihon J. 47 pts.
29º Rony A. Stacoviaki S. 47 pts.
José A. Lima 47 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet