COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

08/03, 17h56 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Um jogo inesquecível.

Há jogos de futebol que nunca esquecemos.

Os da minha geração não esquecem Brasil x 1 x 0 Inglaterra, na Copa do Mundo de 1970, tido por muitos como o melhor jogo de todos os mundiais. Gerações que se seguiram têm como inesquecível o jogo no qual o Coritiba conquistou o título de campeão brasileiro em 1985, assim como a vitória contra o São Paulo, em 1998, quando o Couto Pereira foi pequeno para tanta gente que quis assistir a partida. Mais proximamente, como se esquecer da goleada de 6 x 0 que aplicamos no Palmeiras em 2011?

Pois amigos, por paradoxal que possa parecer, o jogo de hoje contra o PSTC também deve entrar no rol dos inesquecíveis. Mas ao contrário daqueles, esse pelo baixíssimo nível de um dos piores jogos de futebol profissional que já assisti na vida. Dois times sem a menor técnica individual e coletiva, tratando a bola aos trambolhões, um deles achando um gol que talvez não merecesse pelo que não jogou. O que se viu hoje em Cornélio Procópio certamente não se vê na Vila Fany ou em Santa Quitéria.

Ah, mas a torcida do Coritiba – o Rauen incluído – é muito exigente, ou como disse certa vez o Alex, para chata basta uma vírgula. Afinal, estamos nos classificando para a segunda fase do campeonato estadual. Vencemos o jogo. Por que reclamar?

Mas isso basta? São esses os limites que queremos para o Coritiba, vencer acidentalmente um dos mais fracos times do Estado e ir bem ou razoavelmente bem no campeonato estadual? Se é assim, os que concordam podem para a leitura por aqui.

Claro que não, nosso orgulho, cuja história a cada dia fica mais distante, tem que ser resgatado logo antes que nos tornemos cada vez menores e isso só ocorrerá se tivermos um time confiável que possa fazer um papel pelo menos razoável na disputa nacional. Mas infelizmente diante do que se tem visto em campo é grande o risco de repetirmos o que ocorreu com o Paraná Clube, o Avaí e outros, que retornaram para a série A e no ano seguinte foram novamente rebaixados.

É lugar comum dizer que um jogo como o de hoje teria sido para esquecer. Penso diferente. Não podemos esquecer de tão pífio desempenho, de um time tão fraco e tão mal dirigido (em campo e fora dele). Se esquecermos, acabaremos repetindo o que ocorreu neste domingo.

A direção deve ver e rever a gravação do jogo de hoje e não o esquecer. Talvez se convença de que não montou um time e acorde ainda em tempo. Para tanto deverá também se convencer que quem escolheu a quase totalidade dos atuais atletas é incompetente para a função como mostram os resultados.

Debate

  • "Já vi um jogo ou outro do Santa Quitéria (morava ali perto)... E lembro de jogos de nível técnico até melhores que alguns destes do Coritiba. Se for isto que estamos vendo, a PORTEIRA DA SERIE B ESTÁ ABERTA... ESCANCARADA..."

    Mauricio D. | 11/03, 11h50

  • "Acabo de ler no globo.com que o gol do Welisol e apenas o segundo na carreira dele , como pode contratar um atacante que fez um único gol ( como profissional ) com então com 21 anos até então ?
    E brincadeira de mal gosto !!"

    rafael s. | 11/03, 01h49 | Móvel

  • "Ano passado eu temia subir ainda na gestão dos patetas. Parece um paradoxo, mas tinha a absoluta certeza, que na serie A seriamos mais humilhados ainda. Muitos acham que o importante era subir. Pelo contrário, se não tivermos capacidade de ao menos permanecer, estaremos assinando um certificado de pequenez que não condiz com nossa historia."

    Antonio D. P. | 09/03, 11h55

    • "Perfeito comentário Antonio, temos que saber onde é nosso lugar, viver de passado não adianta mais até porque nosso rival esta vivendo o presente.

      E tem uns trouxas que insistem em querer sofrer e ser humilhados.

      Enquanto não tiver gente competente e com dinheiro para administrar é melhor fechar o boteco e parar de passar vergonha."

      Glasemir Carmo B. L. | 09/03, 17h21

  • "Rauen essa ladainha se repete a anos e nada é feito so reclamar aqui no site e bater palma quando ganha mau e porcamente.
    Time de merdaaaaaaa, cade os caras que escreveram que eu era Poodles quando falei que iria ser uma vergonha na serie A ??? sumiram do site????? babacas
    Ficam passivos vendo um time horrível sofrer para um vice lanterna ????

    Segundona não é so o nosso lugar como é nosso destino, ai que vergonha......""

    Glasemir Carmo B. L. | 09/03, 11h33

  • Ver todos os comentários (29)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Paranaense

Coritiba 24
FC Cascavel 23
A.Paranaense 22
Operário 20
Cianorte 18
Londrina 15
Rio Branco 14
Paraná 13
Cascavel 11
10º Toledo 10
11º PSTC 6
12º União 5

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Hedy G. 60 pts.
Alysson Delalibera 58 pts.
Valdir T. 58 pts.
Mauro S. 58 pts.
Jackson M. Jeranoski 57 pts.
Ademir Carlos p. 57 pts.
Leandro Carlos 56 pts.
Marcos Kuff 55 pts.
Ido Martini N. 55 pts.
10º Jayme G. 55 pts.
11º Ézio Ricardo 54 pts.
12º Rubens Junior 53 pts.
CARLOS CARLOS 53 pts.
14º Mariana T. 53 pts.
15º Rafael F. 52 pts.
16º T. Filus 52 pts.
17º Luiza Oliveira 51 pts.
18º MARCELO ARAUJO 50 pts.
19º Ricardo Honorio 50 pts.
20º Lauro 49 pts.
21º ERLEI R. 49 pts.
22º R. L. Zanetti 48 pts.
23º Rodrigo P. 48 pts.
24º j. miranda 48 pts.
Jorge H. 48 pts.
Valdecir R. 48 pts.
27º Andre T. 47 pts.
28º Jorge Ihon J. 47 pts.
29º Rony A. Stacoviaki S. 47 pts.
José A. Lima 47 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet