Bola de Couro
Há pouco menos de vinte anos um sobrinho, André Rauen, sabendo da minha paixão pelo Coritiba, me falou sobre o Coxanautas. Acessei e imediatamente acolhi em meu coração e mente o trabalho daqueles pioneiros que iniciaram o que hoje é palco de maior expressão da torcida coritibana e certamente um dos maiores do Brasil dentre todas as torcidas.
Pois lá se vai um quartel de século, com o Coxanautas vivendo mudanças que o tempo impõe e alterações no seu quadro de comunicadores, como ocorre com qualquer veículo, mas sempre crescendo e mantendo sucesso. Todos, desde os primeiros até os atuais integrantes do corpo editorial e técnico são e foram um tijolo na construção desse sucesso. Alguns mais do que outros e citar nomes sempre leva ao risco de esquecimentos, mas não há como deixar de lembrar das participações dos Malhadas Filho e Neto, do Percy Goralewski (que me ensinou a postar colunas), do Popini (do qual fui parceiro em um blog que ele mantinha), do Tony Salum, do Cláudio Réus, do Leopoldo Gonçalves, do Sebastian Tabajara e do Luiz Carlos Betenheuser (que mesmo antes de eu ser colunista me distinguiu publicando textos meus). Certamente esqueci alguns, mas a todos que já não estão conosco, pelos caminhos diferentes que tomaram, homenageio hoje nas pessoas do Marcelo Carneiro, o competente administrador e gestor do site, e do Ricardo Honório, qualificado editor e conhecedor invejável das chamadas quatro linhas do futebol, assim como o Sérgio Brandão e a nova geração de colunistas que enriquece o sítio.
E o meu respeito àqueles sem os quais nada existiria, os leitores que nos prestigiam com audiência e com comentários valiosos e que fazem pensar. Aqui fica mais difícil ainda citar nomes sem esquecer de alguém, tantos são os que participam ativamente dos comentários. Para não cometer injustiça da omissão, fico na homenagem póstuma ao Júlio Cesar da Silva Jr, o famoso “jcesar”, que alguns chamavam de “urtigão” e que nos deixou há poucos anos. Era um sistemático defensor do Coritiba nestas páginas, na alegria e na dor, sempre autêntico no seu amor pelo clube, não importando se agradava ou não a quem o lesse.
O Coxanautas é um site respeitadíssimo perante a torcida e a crônica esportiva paranaense, haja vista as tantas citações que já mereceu em órgãos de imprensa, assim como o expressivo número de leitores, dentre os quais figuras ilustres do Coritiba como é o caso de dirigentes e ex-dirigentes que são nossos fiéis leitores. Certamente é o de maior alcance e prestígio no futebol paranaense e chega a influenciar decisões. É um orgulho imensurável ser um dos seus integrantes.
Parabéns, Coxanautas. Vida longa.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)