COXAnautas - Coritiba Eternamente

23/03/15, 08h00 | Bola e Cartola | Fábio Quadros

Transparência que não quer Calar

A campanha da Chapa "Coxa Maior" teve como um de seus pilares a TOTAL TRANSPARÊNCIA na administração e finanças do Clube, senão vejamos:

Consta, já na abertura, do Plano de Ação - Caderno Executivo da Chapa "Coxa Maior", no seu item nº 1, a seguinte promessa de transparência:

"1 - MENSAGEM DO PRESIDENTE:

(...)

PROPOMOS UM PROGRAMA DE AÇÕES estruturais que resgate a altivez de nossa torcida, promovendo um novo período de conquistas e realizações. Uma caminhada firme e serena em busca de vitórias, num trilhar marcado pela mais absoluta devoção ao coritiba, INTEIRAMENTE PAUTADO PELA responsabilidade, pela austeridade e pela TRANSPARÊNCIA.”
(negritamos, sublinhamos e destacamos)

A promessa de transparência é renovada na exposição dos "Valores" da Chapa "Coxa Maior", nos seguintes termos:

"3.3 VALORES:

- Espírito Vitorioso; - Respeito às tradições, torcedores, estatuto e conselhos do clube; - Gestão participativa, democrática e responsável; - Honestidade, comprometimento e TRANSPARÊNCIA; - Inovação, renovação e criatividade; - Valorização dos colaboradores e atletas; - Responsabilidade social e ambiental.”
(negritamos, sublinhamos e destacamos)

Mais que isto, no item 3.5 do Plano de Ação, ao tentar fazer um "diagnóstico" da gestão passada, a Chapa "Coxa Maior" diz o seguinte:

"Para uma melhor a avaliação de cada um dos itens apontados no Diagnóstico, se faz necessária a realização das auditorias específicas indicadas acima, para cada uma das áreas, de qualquer forma, os pontos abaixo levantados, certamente já nos dão uma visão geral dos atuais problemas do Clube, quais sejam: - Alto nível de endividamento do clube; - Salários atrasados; - Falta de planejamento; - AUSÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA e isolamento da presidência; - Falta de decisões colegiadas do G5; - Falta de critérios na contratação de atletas; - Centralização de decisões em detrimento das decisões colegiadas; - Excesso de plantel com baixa qualificação e baixo rendimento do time; - Gestão de futebol, exercida por profissional, sem qualificação e sem ligações com o clube; - Desestruturação das categorias de base; - Incompetência na gestão financeira; - Demissões em massa realizadas sem critério; - Falta de políticas consistentes para o aumento no quadro de sócios; - Funções administrativas exercidas por profissionais com desempenho pífio.” (negritamos, sublinhamos e destacamos)

Esse refresco na memória da Nação Coxa é necessária para legitimar os seguintes questionamentos, todos formulados com base no Plano de Ações do Caderno Executivo da Chapa "Coxa Maior" e em promessas eleitorais:

A)Em entrevista ao Jornal Gazeta do Povo (31.01.2015), o CEO ou diretor executivo do Coritiba, Sr. Medina, disse ao responder a pergunta "O sr. também se enquadrou no modelo de produtividade?": "Não. MINHA PROPOSTA É UM VALOR FIXO, CARO PARA A ATUAL REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Não vou esconder isso. Quero justificar cada centavo que vão me pagar. A própria diminuição pela metade do orçamento em um mês paga meu salário por três anos. Na medida que aquilo que eu ganho é justificado e recompensado com mais recursos, é um investimento inteligente que o clube fez. E não aceitei pelo salário. O que me motivou foi a possibilidade de fazer algo diferente no futebol brasileiro. Só vim por essa razão. Deixei meus compromissos de lado e tinha de ser valor que compensasse".

Pergunto: o atual Conselho Administrativo, que em sua campanha eleitoral, afirmou que eliminaria salários altos do Clube, por acaso, nos mostrou qual o valor do salário de João Paulo Medina? Apesar de afirmar que não fez contrato de produtividade, que metas de trabalho o Clube determinou a ele? Existe cláusula de multa contratual? Qual o período do contrato? Este contrato é de vínculo empregatício ou de pessoa jurídica?

B) Consta do item 4.3.1 do Plano de Ação: "Scouting (monitoramento de atletas) para contratação que deverá ser aprovada em consenso pelo comitê de futebol formado entre o vice-presidente de futebol, o CEO e o diretor de futebol – prazo 15/01/2015".

Pergunto: o scouting dos jogadores contratados foi apresentado oficialmente à Nação Coxa?

C) Consta do item 4.3.1 do Plano de Ação: "Quanto ao tamanho do elenco do Futebol Profissional: a Diretoria de Futebol do Coritiba Foot Ball Club, seja obrigada a respeitar um limite máximo para o elenco profissional do Clube – prazo 15/01/2015".

Pergunto: foi passada a informação oficial de que limite é este, especificando se há limites para jogadores de fora e jogadores da base do Clube?

D) Consta do item 4.3.1 do Plano de Ação: "Quanto ao modelo de contratos dos atletas: o Coritiba Foot Ball Club deve a partir de agora ter o seu modelo de contrato padrão para a contratação de atletas, podendo em caráter de exceção para atletas de alto nível tratar diferentemente do padrão de acordo com a decisão do colegiado (conselho administrativo) – prazo 31/01/2015”.

Pergunto: Foi fornecida a apresentação do contrato padrão e a informação de quantos jogadores foram contratados com base neste contrato e, também, quais jogadores foram contratados como exceção?

E) Consta do item 4.3.2 do Plano de Ação: "Fortalecimento e valorização das categorias de base – prazo imediato". E: "Integração das ações das categorias de base com as do profissional entendendo as diferenças de demanda e as características de cada fase do atleta – prazo imediato"

Pergunto: Tais informações sobre este fortalecimento, valorização e integração foram prestadas? Quais seus critérios?

F) Consta do item 4.3.2 do Plano de Ação: "Destinar no orçamento do clube recursos específicos para captação de atletas de base – prazo imediato".

Pergunto: Houve a prestação de informação sobre qual valor foi destinado para esta proposta?

G) Consta do item 4.4.1 do Plano de Ação: "Gestão e acompanhamento através do Planejamento Orçamentário, a ser seguido com responsabilidade e autonomia, o CEO e os respectivos diretores, não terão autonomia para trabalhar fora do orçamento, qualquer necessidade, deverá obrigatoriamente ser analisada e autorizada pelo conselho de administração – prazo 31/01/2015".

Pergunto: O valor deste orçamento foi divulgado à torcida?

Acredito que a atual Diretoria, face suas promessas eleitorais, tem o dever da informação absolutamente transparente.

Estamos no aguardo das mesmas e de outras tantas promessas (que serão, a seu tempo, questionadas), sob pena, de tudo não ter passado de mera bravata eleitoral, destituída de qualquer comprometimento para com a Torcida!

Nós não deixaremos isso acontecer!!!

S.A.V.

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fábio Quadros

O Blog

O Autor

Classificação Paranaense 2019

Grupo 2

Coritiba 6
Cascavel 6
Rio Branco 6
Cianorte 6
Paraná 3
FC Cascavel 0

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Antonio Alvaredo Filho 38 pts.
O. Yossafat 32 pts.
Edil Macedo dos Santos 32 pts.
Gilmar Francisco das Chagas 31 pts.
Luiza O. 28 pts.
Marcos J. K. 28 pts.
Vitor Guedes 25 pts.
Beatriz G. 25 pts.
José A. Lima 25 pts.
10º Marcelo Carneiro 24 pts.
11º Elizabeth G. 24 pts.
Persio F. 24 pts.
Jackson M. Jeranoski 24 pts.
14º Rodolffo F. 22 pts.
15º Sanderson 21 pts.
16º Agostinho N. 21 pts.
17º Jose R. 20 pts.
18º Tiago L. 20 pts.
J. Mario 20 pts.
Leandro R. 20 pts.
21º E. DE S. L. 19 pts.
22º Mauro S. 19 pts.
Ademir Carlos p. 19 pts.
24º G. Santos 19 pts.
25º Ido Martini N. 18 pts.
Felipe S. 18 pts.
27º Admir Rosa 18 pts.
28º LEONARDO LEONARDO 17 pts.
Fabio Faria 17 pts.
30º Jorge Luiz Lopes 17 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Sócio melhor colocado hoje:
1º J. Mario
(o melhor sócio ganhará uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet